Jogos de luta

20/11/2012 14h20 - Atualizado em 20/11/2012 14h20

Game UFC 3 é alvo de processo por tatuagem de lutador

Felipe Vinha
por
Para o TechTudo

A produtora THQ está sendo processada por utilização indevida de uma marca no jogo UFC Undisputed 3. Mas a “marca” não é de alguma fabricante de produtos famosa, uma indústria gigante do entretenimento ou algo assim. O autor do processo é um tatuador, que teve uma de suas artes reproduzida no jogo sem a devida autorização.

Tatuagem de lutador foi usada sem autorização em UFC 3 (Foto: Reprodução)Tatuagem de lutador foi usada sem autorização em UFC 3 (Foto: Reprodução)

O tatuador em questão é o norte-americano Chris Escobedo, dono do estúdio Elite Tattoo, que realizou uma tatuagem no lutador Carlos Condit, peso meio-médio no UFC. A arte foi recriada no lutador dentro do jogo, justamente para que seu modelo 3D fique bem parecido com a vida real, mas o problema é que Chris não foi consultado sobre isso.

“Eu não teria concordado em recriar minha tatuagem nas mãos de um animador”, disse o artista, em nota oficial. Segundo Chris Escobedo, ele esperaria ao menos receber um comunicado da THQ, pedindo permissão para o uso da tatuagem no lutador, o que iria valorizar seu trabalho.

De acordo com o site Polygon, um caso similar ocorreu no filme “Se Beber Não Case 2”, quando um dos personagens centrais utilizou a famosa tatuagem do lutador Mike Tyson no rosto. Como a arte foi reproduzida sem autorização de seu autor, um processo também ocorreu na época do lançamento do longa-metragem, mas logo foi resolvido com um acordo.

O caso de UFC Undisputed 3 ainda não está resolvido e pode fazer até mesmo com que o jogo saia de circulação do comércio. O game foi lançado em fevereiro deste ano, para PS3 e Xbox 360.

Via VG247

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Vinicius Robles
    2012-11-21T21:11:00

    Ele tatuou o selo de copyright também? Se não tem copyright ele não tem direitos sobre a imagem.

  • Edson Paschoal
    2012-11-21T15:03:44

    Se eu paguei pela tatoo ela é minha....kkkkkk não do tatuador...fala sério...

  • Mauro Junior
    2012-11-21T12:43:56

    entao se eu fazer uma tatoo e tirar 1 foto...postar na rede social..ela fikar famosa...o tatuador vai me processar pq eu nao pedia autorizacao dele pra postar a foto com a tatoo na internet...eh cada uma viu!!!

  • João Malta
    2012-11-21T11:25:19

    Não sabia que tatuagem tinha patente, mas ta explicado o porque dele entrar, já que um tatuador entrou contra o filme e teve acordo, esse também quer uma grana. Fora que pelo que vejo é uma foto de um animal.

  • Adilson Martins
    2012-11-21T09:49:46

    Esse cara vai agradecer a vida inteira de ter colocado essa tatuagem! Essa vai sair bem paga! Ou será que ele esta tão ofendido que tá até entrando em depressão! Que dó!

  • Eduardo Freitas
    2012-11-21T09:44:37

    Como tem gente querendo ganhar dinheiro fácil nesse mundo!!!

  • Agnaldo Junior
    2012-11-21T06:59:56

    Uma tatuagem não deveria ser passível de direito autoral, a não ser que o reclamante fosse o tatuado. Não o tatuador que ao ser pago vendeu seu direito sobre a imagem.

  • Renato Silvva
    2012-11-20T17:22:42

    Esse cara quer arrancar dinheiro e não sabe como!

  • Eric Oliveira
    2012-11-20T16:56:20

    a partir do momento que ele fez a tatuagem no cara, ela é a da pessoa e a pessoa pode fazer o que quiser ocm a tatoo.. td mundo quer ganhar dindin fácil

  • Daniel Rodrigo
    2012-11-20T16:22:54

    Como a reportagem mesmo apurou o tatuador esta querendo se promover. So espera um comunicado da produtora solicitando autorizacao o que iria valorizar o seu trabalho. Absurdo total. Ate pq o lutador COMPROU a tatoo. É o mesmo que querer ganhar dinheiro toda vez q o lutador agora for ser fotografado sem camisa ou simplesmente entrar no octagon para lutar e a tatoo aparecer na tv. Tem q pagar pelos direitos de transmissao da obra de arte do cara.. kkkkkk

  • Wanderson Barbosa
    2012-11-20T14:49:46

    ta querendo ganhar dinheiro facil e aparecer ... para de graça né

  • Kenny Silva
    2012-11-20T16:31:17  

    Depois que inventaram essa lei pífia de direitos autorais é isso que acontece. Abuso!

    recentes

    populares

    • Kenny Silva
      2012-11-20T16:31:17  

      Essa "Lei pífia", a que você se refere existe no Código Civil brasileiro desde 1916...

    recentes

    populares

    • Kenny Silva
      2012-11-20T16:31:17  

      Ou seja.... faz muito tempo.

  • Augusto Vieira
    2012-11-20T15:16:07  

    O Cara esta de Brincadeira. pergunta para ele se tem nota fiscal a tatoo. O cara fez um desenho. e cobrou muito com certeza. Quem poderia cobrar é cara que tem a tatoo no corpo. O tatuador vende serviços e não produtos.

    recentes

    populares

    • Augusto Vieira
      2012-11-20T15:16:07  

      Quem mereçe receber direitos é o lutar, esse pagou pela tatoo.

  • Rodrigo Oliveira
    2012-11-21T08:32:41  

    tatuador, DEUS vai te processar por essa foto no seu RG com 2 olhos... Ele que fez

    recentes

    populares

    • Rodrigo Oliveira
      2012-11-21T08:32:41  

      eu até ia manda o tatuador pra pqp... mas a tua resposta foi mitica!!!

    recentes

    populares

    • Rodrigo Oliveira
      2012-11-21T08:32:41  

      Boa mesmo!

  • João Paixão
    2012-11-22T13:05:37  

    Se eu fosse o Condit mandava o tatuador para PQP.. Ele pagou a tattoo então é dele.! Se o lutador tirar foto sem camisa para uma revista e a tatuagem aparecer, ele vai ter que pagar direito de imagem para o tatuador também? Esse tatuador quer aparecer, isso sim.. Além da tattoo ser horrível.. uahuahuauh!

    recentes

    populares

    • João Paixão
      2012-11-22T13:05:37  

      Queria ver se fosse vc no lugar do cara.. se vc nao entende do assunto nao fala besteira ..., e a grana q ele vai ganhar vc nao junta em 10 anos nem se parar de gastar com pinga e traveco.

    recentes

    populares

    • João Paixão
      2012-11-22T13:05:37  

      Concordo com o João Paixão.

  • Antonio Duarte
    2012-11-21T14:45:53  

    AH Esse lutador ai é fraquinho mesmo! Tira logo ele do jogo e resolve tudo. KKKKKK

    recentes

    populares

    • Antonio Duarte