13/11/2012 07h30 - Atualizado em 13/11/2012 07h30

Gerador movido a urina produz 6 horas de energia por litro do resíduo

João Kurtz
por
Para o TechTudo

Quatro nigerianas com idade entre 14 e 15 anos criaram uma máquina capaz de transformar urina em eletricidade. A invenção foi demonstrada em Lagos, na Nigéria, durante a Maker Faire Africa. O processo se aproveita da ureia, o principal componente da urina depois da água, e é capaz de transformar um litro do resíduo em seis horas de energia.

IMG_4499-550x412Gerador movido a urina separa o hidrogênio do resíduo (Foto: Reprodução/Maker Faire Africa)

O sistema funciona ao se colocar urina em uma célula eletrolítica que separa o hidrogênio e o coloca em um filtro de água para purificação. Em seguida, o gás segue para um cilindro, que o puxa para um compartimento com bórax líquido, onde a umidade é removida. O hidrogênio purificado é então enviado ao gerador.

O processo, entretanto, despertou o ceticismo da comunidade científica. O site da Maker Faire Africa não diz quanto de eletricidade é produzido e uma das questões levantadas é que a célula eletrolítica também necessita de eletricidade para funcionar, então tudo o que é produzido pelo gerador poderia ser usado apenas para mantê-lo funcionando.

A eletrólise da uréia também não é novidade. Uma de suas criadoras, a engenheira química Gerardine G. Botte, da Universidade de Ohio, em entrevista à NBC News analisou o gerador e concluiu que ele funciona melhor como forma de melhorar a eficiência dos processos de purificação de águas residuais, diminuindo a necessidade de energia externa. “Esta é uma maneira única e elegante de tratar restos de urina, que permite que você também gere eletricidade”, explica.

A Maker Faire Africa é uma feira que acontece uma vez por ano. Ela tem como proposta divulgar os trabalhos dos inventores africanos.

Tem alguma dúvida de tecnologia? Entre no Fórum do TechTudo!

Via Engadget

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Renato Cordeiro
    2012-11-13T15:47:29  

    Se eu mijar no tanque do meu carro num sabadão de calor, com certeza ele anda de boa....kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    recentes

    populares

    • Renato Cordeiro
      2012-11-13T15:47:29  

      Que besteira, perdeu a oportunidade de ficar calado!

    recentes

    populares

    • Renato Cordeiro
      2012-11-13T15:47:29  

      O Daniel Lesse é um idiota q não tem conhecimento do que fala. Leia o último parágrafo paspalho. Serve para o outro bobão também. E tem mais, não quero parecer intelectual apenas tenho conhecimento do que falo.

  • Marcio Caldeira
    2013-02-07T19:07:52

    Tudo é motivo, para as pessoas se promoverem, interessante.

  • Vinicius Alberoni
    2013-02-07T19:03:42  

    A vontade de dar notícia é tão grande que besteiras são espalhadas aos 4 campos como se fossem grandes descobertas. Com certeza a energia gasta prá separar o Hidrogênio e maior do que a gerada. Se na eletrólise da agua pura gasta-se mais energia do que a gerada com o H2 imagine o xixi que é uma "agua" impureza. Se fosse fácil assim produzir EE a partir do H2 estaríamos cheios de automóveis movidos a H2 que gera agua (H2O) como resíduo.

    recentes

    populares

    • Vinicius Alberoni
      2013-02-07T19:03:42  

      Engraçado como as pessoas são preguiçosas para ler e ágeis para criticar, talvez se o senhor Vinicius Alberoni tivesse LIDO TODA MATÉRIA, não teria feito esse comentário que não acrescentou nada.

    recentes

    populares

    • Vinicius Alberoni
      2013-02-07T19:03:42  

      O Vinicius Alberoni quis parecer ser intelectual, más na verdade é um preguiçoso que nem Lê e interpreta um texto certo... No texto já ta falando que a energia gerada, é apenas suficiente para mante-la funcionando.. .Más a preguiça é tantaaaaaaaaaaaaaaaaaaa