Impressora

15/11/2012 14h00 - Atualizado em 15/11/2012 14h00

Impressão tridimensional de carro é usada em novo filme de James Bond

Aline Jesus
por
Para o TechTudo

Os amantes de carros provavelmente ficaram assustados nas cenas de perseguição do filme "007: Operação Skyfall". Afinal, um Aston Martin clássico acaba explodindo em uma das sequências de ação. Mas graças à tecnologia dos estúdios cinematográficos atuais, nenhum veículo de verdade sofreu com as consequências das aventuras de James Bond. Foi utilizada uma impressão 3D do automóvel para a gravação.

Já seguiu o @TechTudo_oficial no Instagram?

  •  
Miniatura do carro de James Bond foi feita com impressão 3D (Foto: Reprodução)Miniatura do carro de James Bond foi feita com impressão 3D (Foto: Reprodução/Gizmodo)

A equipe de efeitos especiais do filme entrou em contato com uma empresa especialista no ramo, a Voxeljet, e traçou a logística necessária para a impressão. Utilizando a impressora 3D bem maior do que as tradicionais, a VX4000 com capacidade de 8m³, eles criaram três modelos em escala 1:3 do Aston Martin original, o DB 5, de 1960, famoso por ter sido utilizado no início da série do agente secreto britânico há 50 anos.

As miniaturas foram montadas baseando-se em 18 componentes individuais do carro. Assim, foi possível dar mais realismo às funcionalidades do Aston Martin na tela. Com esta tecnologia, o modelo ficou mais parecido com o original do que se fosse criado à base somente de conteúdo computadorizado. Depois de prontos, os modelos foram para Londres, onde receberam o acabamento para ficarem iguais ao DB5.

Um dos modelos acabou sendo explodido nas cenas do filme, enquanto outro foi leiloado por US$ 100 mil (R$ 200 mil) em um evento organizado pela Voxeljet. O belo Aston Martin original, por sua vez, segue sem arranhão e fazendo parte da incrível história de uma das sagas mais bem sucedidas da história do cinema mundial.

Tem alguma dúvida de tecnologia? Entre no Fórum do TechTudo!

Via Gizmodo

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares