29/11/2012 09h21 - Atualizado em 29/11/2012 09h21

Japão projeta trem que pode chegar a 500 km/h

João Kurtz
por
Para o TechTudo

A companhia ferroviaria japonesa JR Tokai apresentou na última quinta-feira (22) o protótipo de um novo trem baseado em maglev (levitação magnética). Batizado de Series Lo, o veículo pode atingir uma velocidade de até 500 km/h e transportará cerca de 840 passageiros.

Trem-bala deve operar a uma velocidade de 500 km/hr em 2027 (Foto: Reprodução)Trem-bala deve operar a uma velocidade de 500 km/hr em 2027 (Foto: Reprodução/ The Japan Times)

O trem-bala possui um nariz simplificado para reduzir o impacto do vento. Ele será composto por 14 carros, incluindo o do maquinista. Destes, 12 possuem capacidade para 68 pessoas e o último, para 24. A expectativa é de que o veículo seja ativado em 2027, quando irá atuar na linha Chuo Shinkansen, uma das mais utilizadas do país.

O Series Lo fará a rota entre Tokyo e Nagoya, cuja distância é de cerca de 352 km. O trem atual  tem velocidade de 270 km/h e faz este percurso em 1h30 min, enquanto o novo deve levar cerca de 45min.  Em 2045, a companhia espera expandir o serviço para Osaka.

A técnica de maglev consiste em fazer o trem flutuar através de repulsão magnética, o que elimina o atrito. A ideia já existe há mais de um século e a primeira patente relevante foi feita em 1905. Atualmente, só dois sistemas comerciais que utilizam levitação magnética estão em funcionamento: um em Xangai e o outro no Japão, que opera a uma velocidade máxima de 96 km/h.

Tem alguma dúvida de tecnologia? Entre no Fórum do TechTudo!

Via Business Insider

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Marcilio Santos
    2012-11-29T10:13:26  

    É isso que um país, que investe em educação, consegue. Admiro o país e a cultura japonesa.

    recentes

    populares

    • Marcilio Santos
      2012-11-29T10:13:26  

      Fabio Sanches sao 3,Fabio. concordo 100 pc

    recentes

    populares

    • Marcilio Santos
      2012-11-29T10:13:26  

      Butch Cassidy a desculpa mas você quer comparar um trem superdesenvolvido, com um Expresso? por favor, Brasil esta anos luz atras do Japão

  • Gustavo Emerich
    2012-11-29T17:28:31

    Se eu não me engano já tinha visto esta tecnologia no discovery channel, no programa eles falavam que foram os alemães que desenvolveram essa tecnologia, portanto acho que devem existir outros além dos dois mencionados.

  • Tiago Araujo
    2012-11-29T14:26:32

    Enquanto isso em Salvador-Ba...........Droga,não tem metrô aqui!!

  • Rafael Castilho
    2012-11-29T13:57:04

    Enquanto isso no Rio temos o lixo da supervia com os trens velhos que parecem latas de sardinha, a passagem la em cima e a qualidade uma m...

  • Felipe Lemes
    2012-11-29T13:50:36

    um acidente de uma pessoa com um trem bala nao deve ser nada agradavel ; p

  • Felipe Rigo
    2012-11-29T13:39:27

    E mais uma vez os japoneses se superando, enquanto isso no BRASIL... sem palavras.

  • Kenji Suzuki
    2012-11-29T12:14:55

    Enquanto no Brasil...

  • Humberto Marques
    2012-11-29T12:05:51

    acho que vou virar pó e nunca irei ver um desses trafegando aqui no nosso amado Brasil que pena,faço um apelo a todos que lerem este humilde comentário eleição é coisa seria pensem nisso,um bom dia a todos

  • Chi Cheng
    2012-11-29T11:22:32

    O maglev de Shanghai (Xangai) tem uma velocidade de 430km/h e nao 96km/h como a repostagem ta falando

  • Adriana Matte
    2012-11-29T11:14:41

    O Japão foi destruído pela 2ª guerra em poucos anos é o que é com um povo inteligente, governantes que quando roubam sentem vergonha e pedem desculpas entre outras coisas. Assim como a coréia do sul que também estava destruída nos anos 60 e hoje tem uma das indústrias mais fortes do planeta como Samsung que está mandando na informática ou carros como a Hyundai que tem carros ótimos e lindos e claro um povo extremamente educado e culto que trabalha direto para melhorar a sua vida e do País, pois o País respeita estes cidadãos...enquanto isso na biroska....

  • federal
    2012-11-29T10:54:56

    Enquanto isso temos que aguentar trens sucateados, estilo "supervia".

  • Cicera Pereira
    2012-11-29T10:48:07

    Pelo menos esse povo oriental tão sempre inventando algo e não roubando igual essa politicaiada do meu País,

  • Cicero Neto
    2012-11-29T11:07:46  

    Bem que o Brasil poderia construir trens iguais a esse, mas se tratando de Brasil, infelizmente não podemos esperar nada. Com esses bandos de políticos miseráveis e ladrões não será fácio mudar, por isso digo: JOAQUIM BARBOSA PRESIDENTE.

    recentes

    populares

    • Cicero Neto
      2012-11-29T11:07:46  

      Concordo com você Cicero Neto!!!

    recentes

    populares

    • Cicero Neto
      2012-11-29T11:07:46  

      realmente,nunca chegaremos nisso. nosso dnazinho nao da pra isso.