Video game

25/11/2012 09h30 - Atualizado em 28/11/2012 12h19

Memória RAM do Wii U é dez vezes mais lenta que do Xbox 360 e do PS3

Rafael Monteiro
por
Para o TechTudo

Desde o lançamento do Nintendo Wii U, técnicos especializados já começaram a detalhar o sistema do console, revelando algumas surpresas. Uma delas é que a memória RAM do videogame é a mesma de um computador pessoal comum, sendo muito mais lenta que a do Xbox 360 e PlayStation 3.

Wii U tem memória RAM muito mais lenta que a do Xbox 360 e PlayStation 3 (Foto: SlashGear)Wii U tem memória RAM muito mais lenta que a do Xbox 360 e PlayStation 3 (Foto: SlashGear)

O Wii U tem 2 GB de memória RAM no total, dos quais se acredita que 1 GB seja dedicado ao sistema. A memória seria uma Hynix DDR3, operando à velocidade de 12 GB/s, abaixo até mesmo do limite das memórias DDR3 que se encontra tradicionalmente em PCs, com 17 GB/s.

Enquanto isso, o PlayStation 3 utiliza memória XDR, que tem velocidade de 25 GB/s, e o Xbox 360 conta com memória GDDR3, com velocidade equiparável ao concorrente, de 22 GB/s. Ambos os consoles possuem memórias com mais que o dobro da velocidade da memória do Wii U, mesmo sendo tecnologias de seis a sete anos atrás.

Na prática, a quantidade de memória RAM se converte em texturas de maior qualidade que as do Xbox 360 e do PlayStation 3. Porém, a falta de velocidade pode causar lentidão na taxa de quadros FPS, loadings mais lentos e até mesmo dificuldade em apresentar grandes mundos, como em GTA 5 ou The Elders Scrolls 5: Skyrim.

Em consoles anteriores, a Nintendo sempre deu preferência à memória RAM de maior velocidade, como no GameCube, que tinha memória mais veloz até mesmo que a do primeiro Xbox. Porém, os custos de produção atuais podem ter levado a empresa para a mais barata memória DDR3 atual.

Tem alguma dúvida de tecnologia e games? Entre no Fórum do TechTudo!

Via GamingBolt e SlashGear

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Fagner F.
    2012-11-25T11:35:18  

    Loadings mais lentos e dificultade em apresentar mundos "grandes"... fala sério, é muita abobrinha num texto só... Primeiro que a velocidade do Loading depende da mídia onde está o game que é centenas de vezes mais lenta que qualquer RAM, depois que com a maior quantidade de RAM o WiiU tem mais facilidade em exibir mundos grandes, a quantidade menos de informação trafegada por segundo atrapalha a quantidade de coisas acontecendo ao mesmo tempo, apesar de que o "acerto" da latência compensa um pouco. Cara, nem vale a pena comentar mais nada... tá muito ruim, matéria fora da realidade.

    recentes

    populares

    • Fagner F.
      2012-11-25T11:35:18  

      A memória do WiiU pode até ser mais rápida por ser uma tecnologia mais nova, ter uma latência menor etc. Mas na prática, o que importa mesmo é a quantidade de bytes que ela pode transferir em menos tempo. Como o a largura de banda dele é menor, vai sair perdendo. Infelizmente.

    recentes

    populares

    • Fagner F.
      2012-11-25T11:35:18  

      Cara, mas vc não concorda que se a memória for lenta mesmo que ela seja grande, na hora de transferir os dados para o GPU vai interferir na exibição de mundos grandes com texturas pesadas? A parte do loading eu concordo que depende da mídia usada, mas dizer que só porque a memória é grande então vai ajudar na exibição de mundos grandes é besteira, porque a quantidade de memória ajudaria em armazenar mais texturas carregadas da mídia pra uso imediato. A velocidade da memória diz o quanto ele pode "jogar" na GPU para processamento, quanto mais veloz mais processamento, se o GPU for suficiente.

  • Ilo Cavalcante
    2012-11-25T10:34:33

    f***-se os graficos, eu só quero jogos de mario,zelda e pokemon

  • Jáderson Silva
    2012-11-25T12:01:10

    Nossa que bizarro essa matéria... O título externo fala que o WiiU é 10x mais lento (já desconfiei), o da matéria fala que a memória é 10x mais lenta e a matéria fala que a memória dos outros VGs é 2x mais rápida? Se a revisão de jornais impressos era péssima com mais tempo, a da Internet (alguns) estão conseguindo potencializar os erros bizarros, e agravar a falta de confiabilidade das matérias, deve ser porque agora não é preciso ser formado para ser jornalista...kkkkkkk, mais cuidado da próxima vez, coisas assim me afastam de sites como aquele chamado Earth rsrs, TechTudoErrado...

  • Fagner F.
    2012-11-25T11:02:07

    Falar coisas como "Ambos os consoles possuem memórias com mais que o dobro da velocidade da memória do Wii U, mesmo sendo tecnologias de seis a sete anos atrás." é mostrar um TOTAL desconhecimento de causa e no minimo tentar polemizar. A tecnologia DDR3 (WiiU) e GDDR3(PS360) diferem no acerto do que privilegiar mas tem a mesma base técnica, e a diferença de "quantidade de dados" que elas trafegam não tem a ver com velocidade mas com a largura da estrada em que trafegam. De fato no WiiU ela é + rápida, mas com menos largura, menos dados trafegam por vez, normal para o sistema com esse consumo.

  • Alexandre Rios
    2012-11-25T11:00:28

    Nossa véi... tenho 23 acompanho o mundo dos games a muito tempo, lembro do meu nintendinho, *__* , então lembro que meu colega tinha um sega saturno, não existia essa mania de FANBOY, eu jogava todos o games, depois tive vários desde nintendo, sony e hoje tenho um Xbox 360, deve haver um pensamento equilibrado entre Gráfico X Diversão, se não houver equilíbrio é fracasso na certa!!!

  • Fagner F.
    2012-11-25T10:54:03

    A diferença na banda passante se dá pelo fato do WiiU ter menos linhas de comunicação entre as peças do que no PS360. Para uma taxa de 12GB/s seriam apenas 64Bits contra 128Bits dos concorrentes. O que isso significa? Imagine que os "carros" numa "pista" rodam a 160KM/h no WiiU, mas essa pista tem uma largura que "cabem" no máximo 64 carros por vez. No 360 esses carros andariam a 140KM/h mas cabem 128 carros de cada vez. A DDR3 do WiiU tb difere da GDDR3 do 360, exemplo, os carros no WiiU fazem curvas melhor, no 360 eles atingem os 140km/h mais rápido, mas nas retas após as curvas.

  • Lucio Menezes
    2012-11-25T10:01:56  

    Esse título na pagina principal do portal("Wii U, novo rival, é 10 vezes mais lento que os famosos consoles") esquecendo de avisar que é apenas a memória que é lenta e não o console em si foi errado e é um gancho para um processo da Nintendo, vocês da techtudo sabem disso né? Só a memória desconsiderando o restante do hardware não garante que ele seja 10 vezes mais lento. E o processador, processador gráfico e etc?

    recentes

    populares

    • Lucio Menezes
      2012-11-25T10:01:56  

      esses fabricantes de videogame deveriam fazer como as montadoras...recall!!pisou na bola..faz um recall troca o processador que causa essa lentidão em fim de papo hahahaha

    recentes

    populares

    • Lucio Menezes
      2012-11-25T10:01:56  

      FRANCISCO COSTA O problema e o preço meu amigo a nintendo optou por fazer um console" barato " Acho que fez o certo , a próxima geração Xbox 720 e Ps Orbis ou "ps4" Vai chegar ao mercado provavelmente acima de 700$ ,pelo que podemos ver nas configurações que já foram em partes reveladas.

  • Lucas Barbosa
    2012-11-25T12:05:35

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk,prefiro mto mais o xbox 360 é o ps3,a nintendo reinava na era snes pq do ps1 para cá ficou para atrás em tudo.

  • Edward
    2012-11-25T12:13:45

    A matéria é absolutamente inútil, pra não dizer tendenciosa, pois não informa que o Wii U já faz uso de GPGPU. Vergonhoso para um site que tem Tech e Tudo no nome.

  • Ivando Pinto
    2012-11-25T17:39:51

    Nitendo hoje em dia é mais para criança...

  • Felipe
    2012-11-25T17:18:26

    A memoria e GDDR5.

  • Pedro Neto
    2012-11-25T16:54:18  

    Nem importa o hardware do Wii U, já que a Nintendo não disputa mercado com ninguém. É a única empresa que volta todas as suas energias para jogos para crianças e "recém-adolescentes". É a única, também, que possui uma vasta gama de jogos "família". Acredito que o Hardware dos consoles da Nintendo sempre serão mais modestos comparados com a atual geração por isso: quem compram são os pais, que não estão dispostos a gastar muito dinheiro com isso, já que preferiam que os filhos estivessem praticando esportes. PS e XBox são mais robustos pq quem compra são os usuários com a própria grana.

    recentes

    populares

    • Pedro Neto
      2012-11-25T16:54:18  

      Muita asneira em apenas um post. Parabéns!!! Nem todo mundo consegue esta façanha..

  • Jefferson Fonseca
    2012-11-25T16:49:16

    nem li a matéria completa mais sei que estão falando o que quase todo mundo já sabe a nintendo ficou para tras faz muito tempo, Nintendo Wii U é a prova disso, comparando com xbox 360 e ps3 que foram games feitos a quase dez anos, agora imaginem quando wii U for comparado com xbox 720 e ps4, que estão praticamente prontos para lançamento a diferença vai ser absurda! foi o tempo da NINTENDO

  • TODOS RÊGO
    2012-11-25T16:14:20

    Depois dessa vou descurtir o techtudo. Esses blogueiros daqui deveriam ter vergonha de escrever... é uma notícia mais sem noção do que a outra. Deveriam estudar um mínimo de hardware antes de vomitar esses textos.

  • Adriano Oliveira
    2012-11-25T12:48:36

    Pelo menos para mim, desde o n64, os video games da nintendo só compensam pelos jogos da própria nintendo, já que nos jogos multi plataforma geralmente os vgs da nintendo tem uma qualidade inferior a dos demais... não compensa comprar um wii u.

  • carlos silva
    2012-11-25T12:46:41

    a nintendo vem inovando mas matendo os jogos mais favoraveis as crianças, pois o xbox e playstation ja apostam mais em jogos para adultos, não discrimino o aparelho da nintendo nem muito menos os outros o que manda e o gosto do usuario.

  • Calebe Samuel
    2012-11-25T12:44:01

    lê direito até ele fala na reportagem que ''O Wii U tem 2 GB de memória RAM no total, dos quais se acredita que 1 GB seja dedicado ao sistema.''quem dá moral pra ele só fala MERD..até ele tem dúvida no que fala..........

  • Tiago Oliveira
    2012-11-25T12:40:25

    É parece que é mais um tiro no pé que a nintendo da ! pra mim o controle desse video game , é mais legal que o próprio video game ! kkkk

  • Renato Vieira
    2012-11-25T12:34:23

    fala serio um console que acabou de ser lançado, ser comprarando com 2 que foram lançados ha 7 anos atrás!!!!!!

  • Fernando Oliveira
    2012-11-25T12:23:07

    As nintendetes PIRAM !

  • Carlos Yagi
    2012-11-25T11:49:06  

    Vixi, acho que isso vai encher de nintendistas com teorias mirabolantes tentando comprovar o contrário, mesmo sabendo que, historicamente, a Nintendo nunca privilegiou seus aparelhos com configurações muito parruda, vide o próprio Wii.

    recentes

    populares

    • Carlos Yagi
      2012-11-25T11:49:06  

      HAHAHAHAHA, ta sabendo legal ein filho? NES estava a frente dos concorrentes, SNES tinha uma cpu pior q o mega drive mas ganhava nos gráficos e no audio, N64 não tinha concorrentes em potência, game cube ganhava do dreamcast e do ps2 por uma grande margem acho engraçado esse povo q começou com o playstation 2 e acha q entende alguma coisa do mercado de games

    recentes

    populares

    • Carlos Yagi
      2012-11-25T11:49:06  

      A questão é, a Nintendo consegue fazer milagres com os videogames que tem. Veja Mario Galaxy com gráficos lindos no Wii. A Nintendo sabe fazer jogos first-party de qualidade tanto no gameplay como em apresentação. Imaginem o que ela irá fazer com o Wii U.

  • Rafael Lima
    2012-11-25T19:20:43

    Tragico! Amo meu Xbox 360!

  • Andre Gonzaga
    2012-11-25T18:52:26

    Controle do WiiU = Cópia do PS Vita!

  • Victor
    2012-11-25T17:49:46

    desde o N64 a nintendo nao sabe mais fabricar video game!!!

  • Felipe
    2012-11-25T17:14:51  

    Rafael Monteiro, vá se ferrar, ninguém pediu sua opinião,essa matéria ta fora realidade,suas informações sobre o wii u estão incorretas,leitura e 25,6 glops de velocidade de banda,processamento de 260 glops 3.2 ghz e 700 mhz,então antes de colocar uma matéria,pesquise bem e leia bem,por favor mano.

    recentes

    populares

    • Felipe
      2012-11-25T17:14:51  

      fora o "Memória RAM do Wii U é dez vezes mais lenta que do Xbox 360 e do PS3" ele mesmo diz que é a metade da velocidade, pra que querer mentir no título? Sério se demite.