Segurança

29/11/2012 13h36 - Atualizado em 29/11/2012 13h36

Militares nos EUA treinam em cibercidades para se defender de hackers

Julio Monteiro
por
Para o TechTudo

Os militares americanos estão se preparando para iniciar o treinamento, em dezembro, de seus futuros guerreiros cibernéticos com o uso de um novo recurso, uma cibercidade em miniatura, a NetWars CyberCity. A cidade foi criada em New Jersey, EUA, pelo Sans Institute, uma organização especializada em segurança digital, e contém todos os serviços cruciais que podem sofrer ataques.

As guerras cibernéticas podem estar mais próximas do que se imagina (Foto: Reprodução/Fox News)Militares se preparam para guerras cibernéticas (Foto: Reprodução/Fox News)

A cidade é completa e conta com um banco, um hospital, uma torre de abastecimento de água, um sistema de trens, uma usina de energia e lojas. Tudo isso fica em uma área de aproximadamente 4,3 m². Mas aqui, o tamanho não é documento, o que importa mesmo é o conjunto de computadores por trás de tudo, que reproduz todas as funções críticas da infraestrutura de uma cidade moderna.

As primeiras missões devem incluir a defesa dos sistemas de transporte, de abastecimento energético, do sistema de saúde e de fornecimento de água. Cada missão poderá durar de algumas horas até dias.

Segundo o diretor da CyberCity, Ed Skoudis, foram elaboradas 18 missões e cada uma delas busca desafiar seus participantes, que devem pensar em estratégias e empregá-las para impedir ataques que podem causar danos no mundo real.

A criação da NetWars CyberCity foi fruto de um desafio lançado pelas forças armadas dos EUA e seu objetivo é preparar o país para se proteger dos ataques cibernéticos, que, segundo especialistas, tendem a ficar mais frequentes com o tempo.

“Quando se perde o controle do ciberespaço, perde-se o controle do mundo físico.”, disse o diretor da Sans Institute, Eric Bassel, à rede BBC. Segundo Bassel, espera-se que com a NetWars CyberCity, estratégias sejam desenvolvidas para a retomada do controle do mundo virtual.

Tem alguma dúvida de tecnologia? Entre no Fórum do TechTudo!

Via BBC

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Grilo
    2012-11-30T12:22:28

    4,3 m² ou 4,3 Km² ???

  • Rubens Júnior
    2012-11-29T14:37:51

    são todos hacker tb

  • Dylan Nascimento
    2012-11-29T22:09:31

    OMG! Que legal... Haha... fico imaginando aqui "E se fosse no Brasil ,que mau tem dinheiro para investir na educação, etc..." Não é puxando saco do exterior não, principalmente dos USA, mas que dá inveja de morar num países em relação a isso dá, e muita ! Principalmente quando o assunto é tecnologia, PREÇO$ ( Me refiro aos impostos... ) ...

  • Adilson
    2012-11-29T19:14:03

    Meia hora depois, duvido se eles não passam pro Battlefiel 3 ou Call of Duty Black OPS 2... kkkkkk

  • Caio Faria
    2012-11-29T15:26:10

    Isso ai é muito legal!