Fabricantes

28/11/2012 07h45 - Atualizado em 08/07/2013 09h39

Nasa e Boeing desenvolvem avião silencioso de design inovador

Filipe Garrett
por
Para o TechTudo

Nasa e Boeing estão desenvolvendo um avião com design inovador. As pesquisas pretendem construir um modelo de aeronave para transporte de passageiros mais eficiente. Uma das preocupações dos engenheiros envolvidos no projeto X-48 é criar um avião que seja muito mais silencioso, poupando vizinhos de aeroportos do incômodo provocado pelo ruído dos aviões.

Projeto visa a criação de um novo paradigma de design para as aeronaves do futuro (Foto: Reprodução)Projeto visa a criação de um novo paradigma de design para as aeronaves do futuro (Foto: Reprodução/Autopia)

Projetar o avião do futuro também envolve criar soluções que aumentem a eficiência no consumo de combustível e a segurança. Para melhorar o desempenho da aeronave, as empresas apostaram num desenho que foge completamente do tradicional: em vez de asas transversais e uma fuselagem longa, o X-48 foi proposto para usar o conceito de asas curvas (blended wings, no inglês).

Essa proposta oferece melhor desempenho aerodinâmico para o avião, o que diminui a necessidade de consumo de combustível: se a aeronave tem melhor capacidade de perfurar o ar e gerar sustentação, menos combustível os motores irão consumir para mantê-la voando.

Em termos de diminuição de ruído, a equipe de projeto decidiu equipar os protótipos com turbinas menores e cuidadosamente isoladas. A ideia é garantir que a aeronave seja mais silenciosa do ponto de vista das pessoas na terra, seja nas manobras no aeroporto, ou nos primeiros quilômetros após a decolagem ou antes da aterrissagem, que perturbam consideravelmente as vizinhanças dos aeroportos.

Confira o Doodle que comemorou os 66 anos do incidente com óvni em Roswell

Não há data prevista para a Boeing lançar comercialmente o primeiro modelo baseado nas concepções do X-48. Entretanto, as diversas versões e protótipos do projeto, juntas, já somam 100 voos bem sucedidos. A Boeing pretende realizar ainda 20 outras missões com os protótipos antes de considerar o programa de desenvolvimento como concluído.

Tem alguma dúvida de tecnologia? Entre no Fórum do TechTudo!

Via Autopia

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Rodrigo Araújo
    2012-12-31T01:48:07

    È veron similiar la una gongojica

  • Marcio
    2012-12-04T23:41:21

    Que jumento analfabeto...e ainda quer entender de aviação e de inglês.

  • Marcelo Zanluti
    2012-12-04T19:37:31

    Eu axo que é blended por que vem de blender que seguenefica licuidificador, podem verem que a ponta da asa parece aquelas faquinha do licuidificador. Fim da discutição!

  • GABRIEL SILVA
    2012-11-28T11:22:14

    A expressão é bLended wings sim, pois as asas são consideradas como uma extensão do corpo da aeronave neste tipo de projeto, e não uma parte separada como nos aviões convencionais. E blended wings não tem uma tradução específica para o português, não se traduz uma expressão ao pé da letra. Parem de tentar corrigir o artigo

  • Rafael Fontana
    2012-11-28T10:53:33

    daora os estagiário... blended wings = asas curvas e não asas combinadas/misturadas como faz total sentido segundo a foto... fiasco de editores se é que há algum...

  • Edson Bilibio
    2012-11-28T10:22:09

    segundo o tradutor do google blended wings= asas combinadas.

  • Alcides Marques
    2012-11-28T16:12:26

    vou ficar aguardado esta maquina fantastica que é uma aeronave.

  • Lucas
    2012-11-28T14:41:28

    kkkkkkkkkkk,faz anos q a nasa faz aeronaves sileciosas,eu ja vi helicoptero silencioso

  • Victor Melo
    2012-11-28T14:41:25

    Linda aeronave. Mais importante que o barulho, no meu ponto de vista, é a segurança e consumo de combustível elevado. Afinal os aeroportos conceitualmente deveriam estar em áreas isoladas da cidade. Abraços!

  • Patricia Silva
    2012-11-28T13:53:41  

    não sabe falar nem escrever em português ,povinho pobreeeeeeeeeeeeeeeeeeeee

    recentes

    populares

    • Patricia Silva
      2012-11-28T13:53:41  

      Você começou a oração com minúscula, não pontuou no final e inverteu o espaço da vírgula.

  • Luiz Daroz
    2012-11-28T11:38:06  

    Blended wings body concept... Conceito de desenho de aeronaves onde as asas são misturadas, unidas, coladas, ou uma extensão...etc... do cordo da aeronave.

    recentes

    populares

    • Luiz Daroz
      2012-11-28T11:38:06  

      Esse rapaz sabe usar bem o google...kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Jorge Abcaran
    2012-11-28T09:51:59  

    vixi... são bended wings - asas dobradas - e não blended! blended é wisky.

    recentes

    populares

    • Jorge Abcaran
      2012-11-28T09:51:59  

      Vixi!!! Dar pitaco no que não tem a mínima ideia é complicado!!! Será que além do Filipe Garrett a NASA e a Boeing também erraram?!!! Vai tomar conta do que você sabe se é que sabe de alguma coisa!!! Vai tomar conta dos seus "blended whisky" procurar ficar sóbrio e se informar mais das coisas antes de sair dando opinião.