Jogos de RPG

02/11/2012 08h03 - Atualizado em 02/11/2012 08h03

NFL 13, Fifa 13 e Pokémon são os games mais vendidos em 2012

Rafael Monteiro
por
Para o TechTudo

A Nintendo publicou dados das empresas de pesquisa Media Create, NPD e GfK, mostrando quais os jogos mais vendidos de 2012 nos EUA, Europa e Japão, ao menos nos primeiros nove meses do ano. Games de esportes ocupam as primeiras posições nos EUA e Europa, enquanto, no Japão, jogos de RPG e estratégia garantiram os primeiros lugares. Confira os cinco mais vendidos em cada região:

20 jogos mais vendidos em 2012 nos Estados Unidos (Foto: Reprodução/Rafael Monteiro)Madden NFL 13 é o mais recente game de esportes da EA e foi o mais vendido nos EUA (Foto: Reprodução/Rafael Monteiro)

Nos Estados Unidos e Europa, devido à grande popularidade dos esportes, Madden NFL 13 e Fifa 13 foram os mais vendidos, respectivamente. Fifa 12 também aparece como um dos mais vendidos do ano, em terceiro lugar, abaixo das versões para Xbox 360 e PlayStation 3 de Fifa 13. No Japão, sem surpresas, Pokémon Black e Pokémon White, ambos do Nintendo DS, estão no topo.

5 jogos mais vendidos em 2012 na Europa (Foto: Reprodução/Rafael Monteiro) (Foto: 5 jogos mais vendidos em 2012 na Europa (Foto: Reprodução/Rafael Monteiro))O game mais vendido em 2012 na Europa também é da série de esportes: Fifa 13 (Foto: Reprodução/Rafael Monteiro)

O Xbox 360 é a plataforma com mais jogos vendidos nos Estados Unidos, ocupando nove posições, contra três do PlayStation 3. Já na Europa, a situação se inverte, com o console da Sony tomando nove posições e o da Microsoft, apenas três. No Japão, a Nintendo domina com grande vantagem, sendo 15 dos 20 jogos mais vendidos pertencentes às suas plataformas.

5 jogos mais vendidos em 2012 no Japão (Foto: Reprodução/Rafael Monteiro) (Foto: 5 jogos mais vendidos em 2012 no Japão (Foto: Reprodução/Rafael Monteiro))Jogos do Pokémon ocuparam as primeiras posições no Japão (Foto: Reprodução/Rafael Monteiro)

Até o PSP conseguiu emplacar um jogo na lista japonesa, com o título de robôs Dainiji Super Robot Taisen Z Saise-hen, enquanto o PS Vita não conseguiu figurar em nenhuma das listas.

Tem alguma dúvida de tecnologia? Entre no Fórum do TechTudo!

Via ComputerAndVideoGames

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Wanderson Fernandes
    2012-11-07T09:09:47

    A resposta é muito simples, porque o público alvo é as crianças que tem mais tempo para jogar esses jogos infantis... :)

  • Fernando Santos
    2012-11-02T19:59:42

    O PES perde até para o pokemon aUSHAUhsUAHSUahsuaHSUahsuaHSUahsu

  • Guilherme Fernandes
    2012-11-07T01:13:38

    O melhor é Pokemon

  • Robson Santos
    2012-11-05T11:41:33

    Aqui no Brasil com certeza é o PES,e o MW3...provavelmente no Ps3.

  • Roberto Costa
    2012-11-05T09:34:44

    Aqui no Brasil, concerteza o mais vendido seria o PES 13, ainda mais agora com todas as equipes da série A 2012 autenticados !

  • Carlos Eduardo
    2012-11-02T18:59:58

    na época do ps2, era fã de pes e bomba patch pq tinham os times brasileiros, mas nessa geração o fifa é mt superior, principalmente qnd se joga on-line, larguei o pes na versão 2009 e ñ me arrependo, única vantagem do pes é a aparência dos jogadores

  • Daniel
    2012-11-02T16:17:39

    Gilmar, então você quer dizer que o FIFA vende mais por causa do Marketing? Abre o olho! Eu sempre fui fã de PES, mas isso na época de PS1 e PS2, quando o FIFA era inferior na jogabilidade. Mesmo gostando de PES eu reconheci que o FIFA está muito melhor nessa geração de videogames, e não é porque eu gostava de PES que eu não posso passar a jogar fifa. FIFA está em um nível muito superior ao PES, isso é indiscutível...

  • Tiago
    2012-11-02T14:26:25

    Galera que joga PES como eu jogava, tente jogar FIFA, pois está espetacular, nas salas online está cheio de brasileiros, jogo online o tempo todo, se vcs gostarem...

  • Marcos
    2012-11-02T14:16:32

    Tá mais do que provado que o FIFA é mil vezes melhor que o PES. Galera, vocês acreditam que o PES 2013 não tem nenhum campeonato por pontos corridos ? Isso mesmo, não se existe o Modo de Liga, ou seja, não se pode jogar um campeonato Brasileiro, Italiano, Inglês, Espanhol e etc... A Konami tá cometendo suicídio !

  • Bruno Hidelbrando
    2012-11-02T14:10:38

    e as viúvas de PES enlouquecem..

  • Airton Souza
    2012-11-02T14:06:06

    Não sei o critério que usaram, mas pokémon até que merece sim, mas o jogo deveria ser assim a 5 anos atrás. Parece que só viram o potencial do DS agora

  • Dani Nakamura
    2012-11-02T13:26:06

    Eu amo futebol americano e nunca joguei de verdade. Jogo por jogo, se formos analisar a quantidade de variações táticas do futebol americano, pra um jogo de video-game o NFL é muito superior a qualquer jogo de futebol inglês, sem falar que é um esporte muito mais dependente do coletivo, do jogo em equipe.

  • Daniel Lima
    2012-11-02T11:22:55

    NFL é coisa de americano mesmo

  • Thiago Kissu
    2012-11-02T13:31:30  

    faltou o pes 2013 nessa lista ai em

    recentes

    populares

    • Thiago Kissu
      2012-11-02T13:31:30  

      só vc sentiu falta então, rs

  • Gilmar François
    2012-11-02T15:31:12  

    O mais vendido não quer dizer que é o melhor. Talvez ele somente tenha melhor marketing. O melhor jogo que existe, é aquele que você gosta de jogar. Independente da opinião dos outros, o melhor sempre será o que mais diverte você. Senão teríamos Pokémon ou Madden NFL entre os mais vendidos de todas as regiões. Por isso, tenha opinião própria e jogue o que te diverte, não seja uma maria vai com as outras. Não vai escolher um jogo porque um site disse que é o melhor, mais vendido ou um amigo teu que encontre mais facilidades em certo jogo dizer que aquele é melhor.

    recentes

    populares

    • Gilmar François
      2012-11-02T15:31:12  

      Então, como já falei, para mim o melhor é o que me diverte mais. E cada um joga o que quer, pois o objetivo é se divertir. Se eu, todos meus amigos e pessoas que conheço jogam PES, então quer dizer que para nós o PES é melhor. E eu não me importo com a opinião de quem é contra na hora de jogar.

    recentes

    populares

    • Gilmar François
      2012-11-02T15:31:12  

      Não tenho nada contra o Fifa, até se parassem de fazer o PES eu jogaria Fifa. Mas enquanto tenho opção melhor, vou de PES.

  • Maykon Santana
    2012-11-02T14:24:28  

    O Gol eh o carro mais vendido e nem por isso eh o melhor!!!

    recentes

    populares

    • Maykon Santana
      2012-11-02T14:24:28  

      Renatho, vai pesquisar antes de falar. O gol não é o popular com o preço mais acessível.

    recentes

    populares

    • Maykon Santana
      2012-11-02T14:24:28  

      Daniel , nao falei que ele era o popular com o preço mais acessivel que tem. PES e FIFA possuem o mesmo preço , analisando por esse lado, falando de jogos,se o FIFA é mais vendido e tem o seu rival com o mesmo preço não vendendo da mesma forma, é pq é melhor, existem mais pessoas que curtem. p..s: pesxfifa é uma briga ridicula '-'