Jogos de aventura

16/11/2012 06h00 - Atualizado em 16/11/2012 06h00

No aniversário de Uncharted, aventuras de Drake completam cinco anos

Renato Carvalho
por
Para o TechTudo

São poucas as franquias lançadas recentemente que conseguem ser unanimidade com o público gamer. Uncharted é uma delas. Apenas cinco anos após o lançamento do primeiro jogo da série, Uncharted Drake’s Fortune, o herói Nathan Drake coleciona prêmios e admiradores por todo o mundo. Com seu humor ácido e doses cavalares de aventura e adrenalina, o anti-herói carismático se consolidou no mercado a ponto de ser um dos principais representantes da atual geração de consoles.

Nathan DrakeNathan Drake (Foto: Divulgação)

História

Em 2007 a empresa Naughty Dog lançou a nova franquia para PlayStation 3. O que no início parecia uma grande mistura de Tomb Rider com Indiana Jones, aos poucos foi se revelando um jogo com características próprias, ótimos personagens e um enredo eletrizante.

Uncharted 1Uncharted 1 (Foto: Divulgação)

O caçador de tesouros Nathan Drake partia em busca do El Dourado. Para auxiliar na campanha, o jogador contava com a ajuda de Victor Sullivan, tutor do herói, e Helena Fisher, jornalista e par romântico da série.

Com espírito inconsequente e sem temer a morte, o descendente do explorador Sir Francis Drake estava disposto a tudo para resgatar o legado da família e ficar bastante rico. A premissa seguiria por todos os jogos da série, mudando apenas o caminho que o herói tomaria para alcançar os objetivos.

Títulos

São quatro jogos lançados até o momento: Uncharted Drake’s Fortune, Uncharted Among Thieves, Uncharted Drake’s Deception e Uncharted Golden Abyss. Os três primeiros são exclusivos do PlayStation 3 enquanto o último faz parte do catálogo do PlayStation Vita. Ao todo a série já vendeu 17 milhões de cópias pelo mundo, sendo umas das principais franquias desta geração de consoles.

capasCapas de Uncharted 1 e 2 (Foto: Divulgação)

Recheado de cenas de ação o jogo chegou ao mercado conquistando o público com uma narrativa simples e ao mesmo tempo eletrizante. Não era incomum observar Nathan Drake cercado de inimigos enquanto balas cruzavam o ar em busca de um alvo. Com uma quantidade significativa de explosões e elementos na tela, Uncharted mudou a maneira de se desenvolver jogos, ditando novas tendências e estabelecendo seu lugar no mercado.

Personagens

O principal trunfo da franquia Uncharted não é a sequência cinematográfica que cerca Nate a cada passo, mas sim a profundidade dos personagens clichês e seus relacionamentos. O time de elite da série é composto por Victor Sullivan, Elena Fisher, Chloe, Cutter e Marisa Chase.

Drake e ElenaDrake e Elena (Foto: Divulgação)

A importância de Sully é tão grande para o desenvolvimento dos jogos como um todo, que o penúltimo título da franquia,  Uncharted Drake’s Deception, gira quase que exclusivamente em torno da relação de Drake com o seu tutor. Ainda jovem o aventureiro conhece Victor Sullivan após bater sua carteira e depois de uma lição moral os dois engrenam uma amizade verdadeira que se estende até os dias atuais.

Time de eliteTime de elite com Drake, Helena, Chloe e Sully (Foto: Reprodução)

Elena Fisher é o principal par romântico da série. Principal porque não é a única mulher que se envolve com Nathan na franquia. Drake conhece Elena ainda no primeiro jogo e com o passar do tempo o relacionamento dos dois vai se aprofundando. No terceiro jogo da série o romance já aparece consolidado, quase que esgotando as possibilidades de Nathan se envolver com outra personagem.

Drake e ChloeDrake e Chloe (Foto: Divulgação)

Chloe surge no segundo título e tem um rápido relacionamento com Drake, que se esgota completamente quando Elena surge na edição. Extremamente aventureira, a morena é quase que uma versão feminina do herói. Sem depender dos cuidados de Nathan, a personagem é um dos destaques da série, protagonizando ótimos diálogos e cenas próprias arrebatadoras. A aceitação da sexy aventureira foi tanta que ela retornou no terceiro jogo da franquia.

Claramente inspirado fisicamente no ator Jason Statham, Charlie Cutter é um caçador de tesouros introduzido no terceiro jogo da série. No inicio do game o valentão surge como aliado dos vilões do título, mas depois se revela ao lado de Nathan Drake e Victor Sullivan.

CutterCutter (Foto: Divulgação)

Marisa Chase faz parte do elenco de Uncharted Golden Abyss, único jogo da série que não foi produzido pela Naughty Dog, apenas passou pela surpervisão da empresa. Chase é neta de Vicent Perez e é a companheira de Drake na aventura.

Vilões

Se existe um questionamento por parte dos fãs é quanto ao desenvolvimento dos vilões da série. De todos os inimigos de Nathan Drake, não seria exagero afirmar que apenas dois são dignos da aventura: Zoran Lazarevic e Katherine Marlowe.

LazarevicLazarevic (Foto: Divulgação)

O cruel e louco Lazarevic é o principal antagonista do segundo jogo da franquia. O ex-oficial soviético assina como traficante de armas e inferniza a vida dos personagens. Uma das cenas mais marcantes protagonizada pelo vilão é o frio assassinato de Jeff, câmera de Elena Fisher.

Katherine Marlowe é completamente diferente de Zoran. A vilã não suja as mãos com sangue, mas não deixa de ser fria e calculista. Sempre cercada por inúmeros capangas, a velha conhecida de Victor Sullivan abusa da inteligência para manipular os personagens.

Entre todos os vilões da série também merecem destaque Fliyn, Eddie Raja, Jason Dante, Roberto Guerro, Draza e Gabriel Roman. Atoq Navarro, antagonista do primeiro jogo da franquia é um arqueólogo sul-americano que comanda um grupo de mercenários. Apesar das características interessantes, o vilão não agradou a maioria dos jogadores, sendo duramente questionado até mesmo pela imprensa especializada.

Katerine (Foto: Katerine)Katerine (Foto: Divulgação)

Prêmios

Uma das séries mais premiadas de todos os tempos, a franquia coleciona inúmeros títulos de Game Of The Year dos veículos especializados ao redor do mundo. Entre os destaques estão o GOTY da edição 2009 da Video Game Awards com Uncharted Among Thieves e o título de melhores gráficos do mesmo prêmio na edição 2011.

Até o momento não há qualquer notícia sobre um novo capítulo da franquia. Entendemos que, com o lançamento de The Last of Us - desenvolvido pela mesma Naughty Dog - os esforços estão concentrados na nova franquia. Sendo assim, é bem provável que um novo Uncharted só comece a ser desenvolvido no ano que vem e com grandes chances de chegar já na próxima geração de consoles.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Marcelo Dias
    2012-11-16T10:01:19

    God of War e Uncharted são os melhores!!

  • Thiago Souza
    2012-11-16T07:41:15

    Na minha opinião é a melhor série criada nessa geração ao lado de Mass Effect. Parabéns à Naughty Dog pelo trabalho realizado e que venha logo The Last of Us!!! Abraço e fiquem com Deus!!!

  • Kelvio Monteiro
    2012-11-16T22:15:40

    otimo jogo, super grafico,otima jogabilidade, o melhor que ja zerei tbm !!!! Uncharted, Resident e God of war !!!!! :)

  • Cloves Junior
    2012-11-16T14:57:14

    um dos melhores jogos q ja zerei !!!!!!!!!!!!!1

  • Elcio
    2012-11-16T14:51:38

    Os gráficos são incriveis,os melhores desta geração !

  • Leandro Mattos
    2012-11-16T11:41:04

    Simplesmente o melhor trilogia de jogos que eu tive o prazer de jogar. Incrível a qualidade. Vale muito a pena, eu tenho 33 anos e não sou fanático por games, mas esse jogo vale a pena esperar, quem sabe, pelo quarto jogo da série.

  • Eduardo Mattos
    2012-11-16T11:23:17

    O pirata também é um vilão digno, entrar e sair daquele barco no modo demolidor é de pira o coco!

  • Danilo Fernando
    2012-11-16T21:56:00  

    The Last of US vai ser bem melhor.

    recentes

    populares

    • Danilo Fernando
      2012-11-16T21:56:00  

      Last of us é uma cópia de Uncharted, até o personagem principal é igual ao drake, só que com barba.

    recentes

    populares

    • Danilo Fernando
      2012-11-16T21:56:00  

      E se na verdade o Joel for um parente do Drake? The Last of Us só pelos trailers tem se mostrado um otimo jogo, grafico lindo, jogabilidade parece impecavel, The Last of Us é praticamente o 5º Uncharted.

  • Antonio Ambrosio
    2012-11-16T15:29:37  

    Tenho 52 anos, entao consequentemente vi os video-games nascerem. Tive quase todos e ja joguei quase tudo tbem porem essa franquia é simplesmente fantastica. Ela reune tudo o que um gamer deseja num jogo de aventura. Nem é necessario comentar sobre a qualidade grafica do jogo, o nivel de jogabilidade implementado, o grau intuitivo do desenvolvimento da trama e principalmente o nivel de detalhe geral. Impressionante! Justamente porisso que fiz questao de platinar os 3 titulos. O primeiro eu ainda joguei e nem existia os "trofeus". Tive que pega-lo novamente so para completar a saga.

    recentes

    populares

    • Antonio Ambrosio
      2012-11-16T15:29:37  

      Verdade...ele é de longe um dos melhores jogos que já saíram. Espero que quando eu chegar aos meus 52 tbm eu tenha mais tempo...pra poder platinar! Rs!