Internet

05/11/2012 16h25 - Atualizado em 05/11/2012 18h01

Anonymous hackeia PayPal, Symantec e ImageShack no 'Dia de Guy Fawkes'

Thiago Barros
por
Para o TechTudo

Nesta segunda-feira, 5 de novembro, é comemorado o famoso “Dia de Guy Fawkes”, em celebração à "Conspiração da Pólvora", no Reino Unido. Como possui o soldado que tentou explodir o parlamento inglês como um de seus símbolos, o grupo hackitivista Anonymous decidiu realizar diversos ataques às mais variadas páginas da web.

Já seguiu o TechTudo no Instagram? Procure nosso perfil: @techtudo_oficial

Protestantes do Anonymous usando máscara de Guy Fawkes (Foto: Reprodução)Protestantes do Anonymous usando máscara de Guy Fawkes (Foto: Reprodução)

Por meio de perfis no Twitter, como Anonymous Press e Your Anon News, a organização listou as operações em andamento. Os alvos foram os mais variados, de páginas oficiais de governos de diversos países, como Argentina e Equador, como também grandes sites como o PayPal, utilizado para realização de pagamentos pela web e o ImageShack, que hospeda imagens de diversos usuários de todo o planeta. Até a firma de segurança online Symantec teria sido hackeada.

Os hackers, porém, desmentiram os rumores de que teriam tirado o site da rede NBC do ar e também negaram qualquer intenção de atacar o Facebook. Além disso, os ativistas planejam um protesto “na vida real”. Os anons estão sendo convocados para, às 20h (de Londres), se reunirem na porta do parlamento britânico. “Hoje é o dia para ser lembrado, o dia 5 de novembro”, diz um post do Your Anon News.

Até o momento, não foi divulgado nenhum ataque à páginas braisleiras. Somente sites dos Estados Unidos, Reino Unido, Austrália, Argentina e Equador parecem ter sido derrubados – segundo as publicações do Anonymous no Twitter.

Guy Fawkes e o dia 5 de novembro

A data de 5 de novembro é histórica para os ingleses e também se tornou uma marco para o Anonymous. Neste dia, no ano de 1605, foi descoberta a chamada “Conspiração da Pólvora”, liderada por católicos insatisfeitos com o regime inglês que planejavam assassinar o rei Jaime I. A ideia era explodir todo o parlamento durante uma sessão com a presença do monarca. O responsável por estocar os 36 barris de pólvora que iriam estourar o prédio era o soldado Guy Fawkes, especialista em explosivos.

No entanto, o plano foi descoberto e Fawkes acabou sendo preso, torturado e morto. Desde então, a data é comemorada no Reino Unido. No filme “V De Vingança”, todo o enredo é baseado nessa conspiração, com uma série de acontecimentos fazendo referência ao caso. Incluisive, é daí que nasce a “máscara de Guy Fawkes”, símbolo do Anonymous. Por isso, a grande mobilização nesta data.

“Lembrai, lembrai do cinco de novembro; A pólvora, a traição, o ardil. Não sei de uma razão para que a traição da pólvora seja algum dia esquecida”, dizem famosos versos sobre a conspiração, repetidos até hoje e também muito compatilhados nas redes sociais pelos integrantes do grupo hackitivista.

Tem alguma dúvida de tecnologia? Entre no Fórum do TechTudo!

Via Mashable

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares