Tablet

05/11/2012 16h54 - Atualizado em 05/11/2012 17h59

Nokia nega que tenha vetado função 'multiusuário' em celulares Android

Thiago Barros
por
Para o TechTudo

A Nokia negou que tenha proibido o Google de incluir o recurso de multiusuários em seus smartphones com Android 4.2 (Jelly Bean), lançado na última segunda-feira (29). A resposta da companhia finlandesa veio após o site TechCrunch dar início a uma série de rumores sobre a ausência da função nos celulares com o sistema operacional. A fabricante dos Lumias admite que tem, sim, uma patente relacionada ao caso, porém diz não possuir nenhum interesse em cobrar pelo uso da tecnologia.

Nexus 4 (Foto: Divulgação)LG Nexus 4 não terá a função multiusuários, ao contrário do tablet Nexus 10 (Foto: Divulgação)

De acordo com as especulações que caíram na Internet nos últimos dias, a empresa finlandesa teria sido a responsável por impedir que o Google implantasse a função de multiusuários nos seus smartphones. Afinal, ela teria registrado uma patente de tecnologia semelhante. Assim, o Google só poderia adotar o recurso nos tablets.

Tem alguma dúvida de tecnologia? Entre no Fórum do TechTudo!

Essa hipótese, porém, foi negada por um porta-voz da Nokia em entrevista ao site CNET. Segundo o representante, a empresa possui mesmo essa patente, mas não tem qualquer intenção em utilizá-la e parou de trabalhar no desenvolvimento de uma tecnologia como esta, para celulares, há alguns anos. Ele explicou, ainda, que a Nokia não recebeu nenhum contato do Google sobre o assunto.

Patente da Nokia foi abandonada em 2009 (Foto: Reprodução) (Foto: Patente da Nokia foi abandonada em 2009 (Foto: Reprodução))Patente da Nokia foi abandonada em 2009 (Foto: Reprodução)

Com os rumores esfriados, parece haver uma outra explicação bem mais simples, porém bastante aceitável, para a tecnologia ter sido implementada somente nos tablets, e não em smartphones. A questão é que os telefones celulares são aparelhos muito pessoais e não necessitariam de opções de login para múltiplos usuários, enquanto os tablets são mais parecidos com computadores e, por isso, esta função seria mais útil.

Via CNET

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares