Internet

19/11/2012 11h49 - Atualizado em 19/11/2012 11h49

Novas regras de API fazem Twitter bloquear app Tweetro para Windows 8

Thiago Barros
por
Para o TechTudo

O popular aplicativo Tweetro, para Windows 8, não está mais disponível. Por conta das novas regras de utilização da API do Twitter, o serviço foi removido da Windows Store e deixou suas centenas de usuários órfãos da noite para o dia. O app excedeu o número limite de usuários permitidos pela rede social em programas de terceiros e, por isso, foi bloqueado pelo próprio Twitter.

Tweetro fez muito sucesso entre usuários do Windows 8 (Foto: Divulgação)Tweetro fez muito sucesso entre usuários do Windows 8 (Foto: Divulgação)

Quando a empresa do microblog anunciou as mudanças de sua API em agosto, um dos pontos mais polêmicos foi a decisão de impor o limite de usuários para aplicativos que “reproduzem a experiência Twitter” para 100 mil pessoas. O Tweetro, portanto, é “vítima” destas regras e de seu próprio sucesso. Como se destacou entre usuários do Windows 8, que ainda não têm um software dedicado do Twitter, o software alcançou o número muito rápido e agora não pode mais receber cadastros.

Gratuito e com interface visual no melhor estilo Windows 8, o Tweetro era uma excelente opção para os usuários do novo sistema operacional da Microsoft .Em um dado momento, o Twitter parou de permitir o acesso ao serviço – o que deve se repetir com outros apps do microblog para o novo Windows.

Por isso, a Lazyworm Applications, responsável pelo desenvolvimento do app, retirou o programa da Windows Store e entrou em contato com a rede social em busca de algum tipo de autorização para seguir funcionando. No entanto, a resposta foi negativa, segundo o Windows Observer.

A decisão do Twitter provavelmente está relacionada com o fato de ele estar desenvolvendo seu próprio app oficial para Windows 8. Com isso, não haveria necessidade de outros clientes para abrirem o serviço. Talvez por isso, a companhia já vinha desencorajando os desenvolvedores de apps como o Tweetro desde 2011.

Sem alternativa, a Lazyworm deve apelar para um plano B para recolocar o Tweetro no ar. A companhia estaria estudando tomar uma atitude semelhante à da Tapbots, empresa que desenvolveu o Tweetboc para Mac: passar a cobrar pelo app. Assim, o número de seus usuários certamente cairia e ele poderia se sustentar.

Tem alguma dúvida de tecnologia? Entre no Fórum do TechTudo!

Via Mashable

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Luan Almeida
    2012-11-21T03:48:15

    Que horror! O tweeTRO é muito bom! Uso no meu W8 e é rápido, fluido. Pelo menos lancem logo esse app oficial!