A empresa americana IHS destrinchou o iPad mini e chegou à conclusão de que a companhia da maçã gasta cerca de US$ 188 (cerca de R$ 385) para fabricar o dispositivo. Assim, a empresa até poderia vender seu tablet por preço inferior, mas, possivelmente levando em consideração outros custos, além da estratégia de mercado, optou por comercializá-lo por US$ 349 (cerca de R$ 710), valor cerca de 85% acima do custo.
O posicionamento de mercado do iPad mini é bem diferente do que acontece com o Kindle Fire, da Amazon, e do Nexus 7, do Google, por exemplo. Ambas admitem ter prejuízo para fabricar os tablets. O site iSuppli, antigo nome do IHS, também fez uma análise sobre o custo do Kindle Fire e chegou a uma conclusão curiosa: ele custa US$ 201,70 (cerca de R$ 410) para ser produzido, mas é vendido por somente US$ 199 (R$ 405). O prejuízo da Amazon, porém, seria compensado pela venda de e-books e aplicativos para o tablet.
No mesmo relatório em que fala dos custos do iPad Mini, o IHS destaca que o tablet Surface, da Microsoft, custa US$ 271 (R$ 540) para ser fabricado - e é vendido a US$ 499 (cerca de R$ 1 mil) -, enquanto cada unidade do Kindle Fire HD é produzida por somente US$ 165 (R$ 230) - e comercializada também a US$ 199.
Nota da redação: a matéria foi publicada, inicialmente, com o título "Preço de custo do iPad mini prova que Apple não quer vender tablets baratos", que trazia informações e abordagens incorretas. A matéria foi corrigida em 12/11/2012.
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Via 9To5Mac