Tablet

11/11/2012 07h30 - Atualizado em 12/11/2012 16h23

Empresa americana calcula valor que a Apple gasta para fabricar iPad mini

Thiago Barros
por
Para o TechTudo

A empresa americana IHS destrinchou o iPad mini e chegou à conclusão de que a companhia da maçã gasta cerca de US$ 188 (cerca de R$ 385) para fabricar o dispositivo. Assim, a empresa até poderia vender seu tablet por preço inferior, mas, possivelmente levando em consideração outros custos, além da estratégia de mercado, optou por comercializá-lo por US$ 349 (cerca de R$ 710), valor cerca de 85% acima do custo.

iPad Mini (Foto: iPad Mini)iPad Mini durante apresentação da Apple (Foto:
Reprodução)

O posicionamento de mercado do iPad mini é bem diferente do que acontece com o Kindle Fire, da Amazon, e do Nexus 7, do Google, por exemplo. Ambas admitem ter prejuízo para fabricar os tablets. O site iSuppli, antigo nome do IHS, também fez uma análise sobre o custo do Kindle Fire e chegou a uma conclusão curiosa: ele custa US$ 201,70 (cerca de R$ 410) para ser produzido, mas é vendido por somente US$ 199 (R$ 405). O prejuízo da Amazon, porém, seria compensado pela venda de e-books e aplicativos para o tablet.

No mesmo relatório em que fala dos custos do iPad Mini, o IHS destaca que o tablet Surface, da Microsoft, custa US$ 271 (R$ 540) para ser fabricado - e é vendido a US$ 499 (cerca de R$ 1 mil) -, enquanto cada unidade do Kindle Fire HD é produzida por somente US$ 165 (R$ 230) - e comercializada também a US$ 199.

Nota da redação: a matéria foi publicada, inicialmente, com o título "Preço de custo do iPad mini prova que Apple não quer vender tablets baratos", que trazia informações e abordagens incorretas. A matéria foi corrigida em 12/11/2012.

Tem alguma dúvida de tecnologia? Entre no Fórum do TechTudo!

Via 9To5Mac

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Luana
    2012-11-15T18:52:50

    valor cerca de 85% acima do custo? De onde eles tiraram essa porcentagem?

  • Dario Coutinho
    2012-11-12T12:31:08

    Incrível a margem de lucro da Apple

  • Victor H.
    2012-11-11T23:45:07

    Apenas complementando. Quem entende a estratégia de vendas do iPad Mini é a Apple. Artigos como este são apenas especulações e que só podem ser confirmada pela própria empresa. Fazer de uma opinião pessoal uma afirmação é um erro, Thiago. Por favor, seja mais imparcial em suas publicações, uma vez que você é apenas o compartilhador de informações, não um formador de opiniões alheias.

  • Victor H.
    2012-11-11T23:41:27

    Thiago Barros, acho equivocada a sua afirmação. Dizer que o preço de venda em relação ao preço de custo 'PROVA' que a Apple não quer vender Tablets barato com base apenas em informações não oficiais de terceiros não siginifica que a empresa esteja se apoiando apenas na marca para vender seus produtos. Não sei quanto ao Brasil, mas nos EUA, Europa e Ásia, a empresa da maçã investe muito em publicidade também, o que elevaria o custo do produto. Se fosse necessário apoiar apenas na marca, não haveria sentido tanto investimento em publicidade.

  • Alan Porto
    2012-11-11T20:07:24

    Grande novidade...

  • Julio Caetano
    2012-11-11T15:34:44

    VAI ESTUDAR??? vocês ganham faculdades caríssimas dos PAIS, por isso tem tudo o que querem, mas o resultado disso todos nós sabemos, que esse iPad vai durar muito tempo, e vai vir evoluções dele e tal. Mas você vai estar daqui a um tempo (tomara que demore) a 7 palmos debaixo da terra, e não a nenhum ipad que vai te salvar!! Então vocês deixem de ser arrogante e valorizem a amizade de humanos e não de máquinas, pois elas não vão consolar suas famílias e nem vão estar no seu velório, a não ser para tirar foto e depois postar nas redes sociais você com algodão no nariz!!

  • Claudiney Jose
    2012-11-11T15:27:41

    Caros colegas eu POÇO muito bem comprar, mas não compro por LIBERDADE DE ESCOLHA. Lá fora, mesmo mais caro o iPad ainda é um produto acessivo. Esse papinho de elite só existe por aqui, onde a marca é luxo, enquanto até aqui na argentina é uma marca simplesmente popular. Compra quem escolhe, não quem acha que pode.

  • Rafael Ferraz
    2012-11-11T13:09:24

    Ainda tenho que ler comentários como: "O problema eh que aple eh aple neh." Só um retardado pra falr isso!!!

  • Leon Derenu
    2012-11-11T12:11:22

    Nunca comentei no site da globo mas depois desta matéria não poderia deixar de escrever. Esse reporter não sabe fazer conta, o lucro da Microsoft no Surface é igual ao da Apple, em torno de 54%, e não 85% que no caso é o mark up em cima do preço. Se não conhece de financas não fale besteira. Além disso, não reclame do preço. Se a Amazon quer ter prejuizo no produto o problema é dela. Se a Apple lança um produto com uma boa margem para ela e as pessoas ainda compram, qual é o problema nisso? O mercado é livre, ela cobra o preço que quizer e ninguém é obrigado a comprar.

  • Ruy Guimaraes
    2012-11-11T15:36:15  

    Os dirigentes da microsoft sabem que os bobalhões vão comprar seus produtos, mesmo sendo mais caros e com qualidade igual a dos concorrentes. É uma quastão de "status". É a velha história: enquanto houver bobos, os sabidos vão lucrando.

    recentes

    populares

    • Ruy Guimaraes
      2012-11-11T15:36:15  

      microsoft?

  • Marcio Bandeira
    2012-11-11T13:56:43  

    eh so cortar o subsidio que eles ganharam pra fabircar aqui. se a sra. dilma tiver pulso vai logo logo tomar providencia.

    recentes

    populares

    • Marcio Bandeira
      2012-11-11T13:56:43  

      Sonhar é bom, mas é mais fácil chove notas de 100 reais do que isso acontecer.

  • Jefferson Cardoso
    2012-11-11T13:41:06  

    Tá certo a Apple. O público alvo da empresa não tá nem aí pro preço, compra por ser uma opção diferenciada. Se cobrar barato vai ser igual android, qualquer um tem...

    recentes

    populares

    • Jefferson Cardoso
      2012-11-11T13:41:06  

      Caros colegas eu POÇO comprar até 10 por mês, mas não compro por LIBERDADE DE ESCOLHA. Lá fora, mesmo mais caro o iPad ainda é um produto acessivo. Esse papinho de elite só existe por aqui, onde a marca é luxo, enquanto até aqui na argentina é uma marca simplesmente popular. Compra quem escolhe, não quem acha que pode.

    recentes

    populares

    • Jefferson Cardoso
      2012-11-11T13:41:06  

      Se vcs não tem dinheiro pra comprar, então ESTUDE OU TRABALHE MAIS.. A Apple não tem compromisso nenhum com favelado tupiniquim... Vai querer comprar tablet de grife com o dinheiro do bolsa esmola que o lula te dá?

  • Diego Pessoa
    2012-11-11T12:09:39  

    Jose Lopes ,no Brasil o problema não é só impostos,é so ver o governo deu incentivos aos tablets e agora aos smartphones ,e até agora o Ipad não reduziu seus preços ou seja é que no Brasil as empresas sabem que os brasileiros não tem consciencia suficiente para não comprar um produto por tais preços.Nos Eua a Apple é cara mesmo e por conta de seus lucros ,o que a longo prazo a fará perder mercado pois outras marcas como o Google,Amazon estão com otimos preços e produtos muito bons.Enquanto no Brasil pararmos de ser fanaticos e pararmos de comprar não teremos os preços que realmente valem

    recentes

    populares

    • Diego Pessoa
      2012-11-11T12:09:39  

      Diego, esse é exatamente o cenário também dos carros. O preço do carro é um absurdo por que as montadoras perceberam que podem pedir o quanto quiserem no carro que o brasileiro vai pagar! Pq brasileiro compra, quer dar uma de baba-ovo de gringo e paga rios de dinheiro para ter o "top de linha". Eu lembro da Dilma dizer que iria abrir o caixa das montadoras para ver a realidade, mas acho que essa ideia empacou. =(

  • Jose Lopes
    2012-11-11T11:40:43

    O problema não é o lucro da Apple, mas os impostos brasileiros. No Brasil um iPhone 4S é vendido por R$ 2.200,00 (sem o plano da operadora) e por +/- R$ 1.200,00 com um plano mediano, nos EUA o iPhone 5 é vendido por US$ 690,00 (sem plano) e por US$ 340,00 com o plano. Um iPod vendido no Brasil por R$ 790,00, é comprado nos USA por US$ 240,00. Além disso, um policial, professor, ou qq outro profissional americano ganha o suficiente para comprar estes produtor, não é como no Brasil que um professor ganha R$ 1.000,00 e um deputado ganha R$ 30,000,00 + milhões em benefícios.

  • Diego Pessoa
    2012-11-11T10:49:33  

    A Apple se continuar nesse caminho cada dia vai perder espaço,pois os produtos tem que ser vendidos para todos,e a Apple esta criando um nicho de tecnologia que vai ser o seu tiro no pé,ela poderia muito bem fazer um ipad mini com configurações muito boas e outro com configurações boas mas mais modestas,assim teria 2 produtos similares para que o consumidor escolhesse o que mais fosse acessivel a seu bolso e suas necessidades.È por isso que muitos como eu estão migrando para outras marcas.Apple ira cair em questão de poucos anos se ela não vender produtos mais acessiveis.

    recentes

    populares

    • Diego Pessoa
      2012-11-11T10:49:33  

      sabe por que a apple nao faz isso amigo? por que nao compensa pra ela. pensa bem: a maioria dos usuarios de iphone e ipad n usam nem metade das funçoes dele. so compram pelo fato de ser um apple.se houvessem versoes mais acessiveis, muita gente deixaria de comprar a mais cara. tendo apenas as versoes mais caras, o consumidor é "obrigado" a gastar mais. mesmo que isso afaste pessoas que nao podem gastar 2000 reais em um apple, esse metodo, digamos assim, acaba sendo mais lucrativo

    recentes

    populares

    • Diego Pessoa
      2012-11-11T10:49:33  

      O que ela realmente poderia fazer é a personalização, faz um produto com configurações padrões, mas com opção de alterar o hardware.

  • Vitor Marques
    2012-11-11T10:41:49  

    O problema eh que aple eh aple neh.

    recentes

    populares

    • Vitor Marques
      2012-11-11T10:41:49  

      QI abaixo do comum.kkkkk

    recentes

    populares

    • Vitor Marques
      2012-11-11T10:41:49  

      Leandro Cavalcanti inveja,desgraça da humanidade!!!kkkkkkk

  • Emerson Santos
    2012-11-11T09:54:02  

    O ser humano medio e de QI comum é uma criatura de fé ... pois só mesmo a religiao e a fé para explicar o que uma criatura ve de tão especial num produto apple. eu DUVIDO que nem 1% das pessoas que compram Ipdas usam 100% dos seus recursos. A maioria usa pra Facebook, Twiter e ler noticias, coisa que qq xing ling faz....

    recentes

    populares

    • Emerson Santos
      2012-11-11T09:54:02  

      Um cara desses paga pela maça atras do tablet, fato!