Internet

28/11/2012 15h10 - Atualizado em 21/10/2013 09h31

Procon-SP lista 200 sites que devem ser evitados para compras online

Ricardo Fraga
por
Para o TechTudo

A Fundação Procon-SP divulgou, nesta terça-feira (27/11), uma lista com 200 sites que devem ser evitados pelos consumidores na hora de fazer uma compra online. Segundo o Procon-SP, esses sites foram denunciados à Fundação principalmente pela falta de entrega dos produtos comprados, e pela ausência de respostas aos consumidores sobre os problemas.

Você sabe o que é SSL? Leia no Techtudo tudo sobre essa tecnologia de conexão de Internet

Já seguiu o @TechTudo_oficial no Instagram?

Procon-SP lista sites que devem ser evitados para compras online (Foto: Reprodução/Netzee)Procon-SP lista sites que devem ser evitados para compras online (Foto: Reprodução/Netzee)

Na listagem, que pode ser acessada no site do Procon-SP, os consumidores podem verificar o domínio das lojas com reclamações junto à Fundação, além do CPF/CNPJ relacionado ao estabelecimento. Os usuários também podem se informar quanto a data de inclusão do site e se ele ainda está no ar.

Segundo Paulo Arthur Góes, diretor executivo do Procon-SP, em muitos casos, “esses fornecedores virtuais não são localizados, inclusive no rastreamento feito no banco de dados de órgãos como Junta Comercial, Receita Federal e Registro BR, responsável pelo registro de domínios no Brasil”.

Ainda de acordo com Góes, com a impossibilidade de localizar os fornecedores, cria-se uma inviabilidade de se encontrar os responsáveis e resolver os problemas apresentados pelos consumidores. Ele destaca, ainda, que a grande quantidade de comércios eletrônicos com intenções duvidosas criados a cada dia é preocupante, pois, muitas vezes, mesmo depois de descobertos, continuam no ar lesando as pessoas.

O diretor afirma que os casos são denunciados “ao Departamento de Polícia e Proteção a Pessoa (DPPC) e ao Comitê Gestor da Internet (CGI), que controla o registro de domínios no Brasil, mas, o mais importante é que o consumidor consulte essa lista, antes de fechar uma compra pela Internet, para evitar o prejuízo”.

Alguma dúvida sobre compra e venda online? Pergunte no Fórum do TechTudo!

Via Procon-SP

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Janda Castilho
    2015-12-06T15:20:15

    asiatronic caloteiros c

  • Edson Pessoa
    2012-11-28T20:19:03

    um dos piores do brasil nao esta na lista Comprafacil vende coisas que nao tem manda produto erado demora muito tempo pra devolver dinheiro mesmo sendo eles erados e não dão menor atenção quando assunto e atendimento

  • Deborah Gatti
    2012-11-28T17:07:44

    Quem é o tonto que compra de um site chamado melzinhonachupeta?

  • LUIZ CRIALES
    2012-11-28T16:30:18

    Ultimamente só estou pesquisando produtos pela Econovia, apenas listam as lojas mais confiáveis. Seguro.

  • Eduardo
    2012-11-28T15:40:39

    só site famoso heim hahaha, não sei oque é pior, os endereços chamativos dos sites, ou as pessoas burras que arriscam a compra....

  • Plinio Poeta
    2013-01-02T23:29:44

    Imcluam a bigimports-Importação e comercio Ltda....comprei produto a mais 60 dias e nada...........

  • Carlos Reis
    2012-11-29T09:43:02

    Essa lista parece até piada! kkkkkkkkkkkkkkk A pessoa que compra coisas neste site, merece muito mesmo não receber o produto e nem dinheiro de volta!

  • Antonio Nazareth
    2012-11-29T09:34:58

    o unico dessa lista que fiquei impresionado foi o apetrexo por que já tem muitos anos que esse site esta no ar mas nunca fiz uma compra nele!