Video game

02/11/2012 15h46 - Atualizado em 02/11/2012 15h46

Quanto custariam atualmente os videogames antigos?

Rafael Monteiro
por
Para o TechTudo

Altos preços de lançamentos dos videogames impressionam jogadores, como o PlayStation 3, anunciado a US$ 599,99 (R$ 1200, sem impostos), e o mais recente Nintendo Wii U, que será lançado por US$ 349,99 (R$ 700, sem impostos). Porém, nos esquecemos o quanto os antigos consoles custavam. Historicamente, sabemos os valores que tinham ao serem lançados na época, mas quanto custariam ajustados à inflação? Qual era realmente o preço deles dentro da realidade econômica que existia quando foram anunciados?

Atari 2600 e seus cartuchos (Foto: Divulgação) (Foto: Atari 2600 e seus cartuchos (Foto: Divulgação))Atari 2600 custaria cerca de R$ 1.500 nos dias de hoje (Foto: Divulgação)

O estudo foi feito pelo professor assistente de matemática da Universidade do Tennessee, Matt Matthews, levando em consideração a inflação nos Estados Unidos e o poder de compra na época em que cada um dos videogames foi lançado. Descobrimos então que muitos deles eram tão caros quanto os atuais e que alguns possuíam valores irreais.

Qual seria o preço dos videogames hoje em dia? (Foto: Rant Gaming) (Foto: Qual seria o preço dos videogames hoje em dia? (Foto: Rant Gaming))Qual seria o preço dos videogames hoje? (Foto: Rant Gaming)

Por exemplo, em 1977, o Atari foi lançado por US$ 200 (R$ 400), sendo que, em sua época, US$ 200 comprariam o equivalente a US$ 720 (R$ 1.440) em outros tipos de bens. Já o Super Nintendo, por esses mesmos US$ 200, compraria apenas US$ 336 (R$ 672).

Por sua vez, os velhos NeoGeo e 3DO continuariam dando sustos nos dias de hoje, desde a época de seu lançamento, quando ainda custavam US$ 650 (R$ 1.300) e US$ 700 (R$ 1.400), respectivamente.

Via Rant Gaming

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Eduardo Silva
    2014-12-16T20:09:37

    tenho nintendo 64 quero vender alguem tem interesse? quero 600 reais esta funcionando

  • Elcio Daud
    2014-07-30T07:45:43

    Até hoje eu tenho guardado 1 intellivision.. sera que eu ganho alguns trocados nele?

  • Emerson Elizeche
    2012-11-04T00:40:08

    e pensar que eu tive um 3DO com 11 jogos que ganhei de meu irmão quando visitamos assunção no paraguai .... anos dourados ... fui o primeiro de minha cidade a ter videogame com CD .....rs

  • Gabriel Almeida
    2012-11-03T12:25:17

    Galera não sabe ler...Quando dizem que um Master System vale mais de 800 hoje é porque os 400 reais que ele valia na época em que foi lançado daria pra comprar o que hoje se compra com 800 reais (por causa da inflação, desvalorização monetária, etc).

  • Tiago Santos
    2012-11-03T10:34:13

    acho supernintendo por 50tão aqui, e play 2 cabritão 150

  • Carlos Alexndre
    2012-11-03T10:24:38

    Minha nossa eu lembro que neo-geo era caro mesmo mais sera que era tanto assim?

  • Carlos Junior
    2012-11-03T10:21:24

    pago 64 reais no nintendo 64 com jogo e tudo.

  • Thiago Mello
    2012-11-02T23:25:12  

    Alguém interessado em Atari? O melhor videogame que já existiu

    recentes

    populares

    • Thiago Mello
      2012-11-02T23:25:12  

      eu tb tenho com alguns jogos. Interessado?

    recentes

    populares

    • Thiago Mello
      2012-11-02T23:25:12  

      Tenho um mega drive 3 com 2 jogos + sega CD com dois jogos. Se alguém tiver interesse basta me procurar.

  • Carlos Junior
    2012-11-03T10:39:02  

    Pena que aqui no Brasil, os valores nunca foram respeitados. Lembro d lançamento do Playstation 2, mais de R$1.500 em qualquer site de vendas ou loja na época. Já o Playstation 3 já passou dos R$3.000...

    recentes

    populares

    • Carlos Junior
      2012-11-03T10:39:02  

      O Ps3 quando lançou passou fácil dos 3.000....cheguei a ver por 6 mil nos primeiros meses...só tinha em importadora. Quando chegou mesmo no brasil, estava entre 3 e 4 mil.

  • Jefferson Araujo
    2012-11-03T10:35:49

    se alguém tiver um play 1 estou interessado

  • Joao Frazao
    2012-11-03T09:46:13

    Alguém quer comprar meu Nintendo 64?? R$ 584,00 !!!

  • Jhordan Takahara
    2012-11-03T08:42:13  

    aalguem se interessa em um playstation2 , 2 controles originais , memory card , desbloqueado , 50 jogos incluindo 6 jogos originais !

    recentes

    populares

    • Jhordan Takahara
      2012-11-03T08:42:13  

      PREÇO,E O FRETE PARA ANÁPOLIS-GO(75105530)!

  • Divaldo Ribeiro
    2012-11-03T09:09:45

    aguem quer comprar meu atari

  • Rodrigo Costa
    2012-11-03T09:03:14

    Bom dia galera, tenho um PS3, super video game, mais vendo essa matéria juro que senti vontade de jogar atari, kkkkkkkkkk

  • Andre Peres
    2012-11-03T02:10:00

    tenho o game mais antigo que é o tele-jogo, alguém se interessa?

  • Thiago Gonçalves
    2012-11-03T01:48:44

    Tenho um Play 1 impecável com mais de 45 jogo incluindo todos os resident's, klonoa, metal gear solid e vários outros classicos. Isso pq eu jogo qualquer tipo de jogo no PC. Play 1 mudou minha vida!

  • Dani Nakamura
    2012-11-03T01:16:10

    Eu coleciono hardware antigo, principalmente ROMs de CPS-1 (os arcades da Capcom de primeira geração)... Tirando o fato de que esses preços são correções monetárias de época, se o Atari 2600 for novo, primeira edição e lacrado na caixa americana, vale uma fortuna para os colecionadores: pode chegar fácil aos 5 mil dólares. Usado é outra história, são 50 dólares e olhe lá.

  • Joao Pedrosa
    2012-11-03T00:06:39

    Nintendo 8 Bits - Funcionando perfeitamente, uma manete três cartuchos, na caixa. Interessados, é só falar.

  • Franco
    2012-11-02T23:32:32  

    Play2 tá custando 250 reais e olhe lá...

    recentes

    populares

    • Franco
      2012-11-02T23:32:32  

      Háaaa, com certeza, por esse preço só mesmo aqueles arregaçados destravados com chip matrix.... coisa de mané de verdade.

    recentes

    populares

    • Franco
      2012-11-02T23:32:32  

      O Burro le a matéria é o preço corrigido e atualizado da época, muito burro

  • Williams Lopes
    2012-11-02T22:48:09  

    Gomes mais fantásticos foram os do Nintendinho. Megadrive e superintendo vieram com gráficos impressionantes, mas emoção mesmo foi no Nintendinho .... Meigamente, castelhana, Mário 123, ninja gaiden, contra... Demais

    recentes

    populares

    • Williams Lopes
      2012-11-02T22:48:09  

      Meigamente? Castelhana? Acho que você quis dizer Mega Man e Castlevania.

    recentes

    populares

    • Williams Lopes
      2012-11-02T22:48:09  

      kakaka esses jogos aí eu não conhecia !! "Meigamente" foi o melhor! kksksk

  • Maria Marcos
    2012-11-02T22:27:06  

    Faltou o Pahntom System!!! Amaaava meu Phantom! *-*

    recentes

    populares

    • Maria Marcos
      2012-11-02T22:27:06  

      Phantom System era um Nintendo 8 bits.

  • Celso Ghellere
    2012-11-02T22:21:13

    saudades do 3do da panasonic

  • Guilherme Santos