Internet

16/11/2012 11h20 - Atualizado em 16/11/2012 11h20

Saiba como criar um e-book com os artigos da Wikipédia

Edivaldo Brito
por
Para o TechTudo

A Wikipédia é uma enciclopédia online, mas pode ser transformada em um livro digital para ser carregada em qualquer lugar. Isto porque a própria página criou uma opção de exportação de seus artigos em formato de e-book. Para saber como fazer isso, acompanhe o tutorial do TechTudo.

Passo 1. Abra a página da Wikipédia em um navegador;

Passo 2. Clique na opção “Imprimir/exportar” que fica no lado esquerdo da página. Depois clique no link “Criar um livro”;

Acessando o criador de livros da Wikipédia (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Criando livros virtuais da Wikipédia (Foto: TechTudo/Edivaldo Brito)

Passo 3. Na página que será aberta, clique na opção “Iniciar o criador de livros”;

Iniciando o criador de livros da Wikipédia (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Criando livros virtuais da Wikipédia (Foto: TechTudo/Edivaldo Brito)

Passo 4. Com o criador de livros ativo, navegue para as páginas da Wikipédia que lhe interessam e clique no link “Adicionar esta página ao seu livro” para colocar cada uma delas na montagem de seu e-book;

Adicionando uma página no criador de livros (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Criando livros virtuais da Wikipédia (Foto: TechTudo/Edivaldo Brito)

Passo 5. Se quiser adicionar um link do artigo atual ao seu e-book sem ter que abrir a página, basta passar o mouse sobre ele, com isso, a opção “Adicionar esta página ao seu livro” aparecerá em um menu suspenso para você possa clicar nele;

Adicionando um link para colocar a página no criador de livros (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Criando livros virtuais da Wikipédia (Foto: TechTudo/Edivaldo Brito)

Passo 6. Depois que incluir todos os artigos que você quer, clique no link “Mostrar livro”, no topo da página;

Acessando a montagem do livro (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Criando livros virtuais da Wikipédia (Foto: TechTudo/Edivaldo Brito)

Passo 7. Na página seguinte, digite um título e um subtítulo para seu e-book. Depois escolha o formato EPUB na área “Descarregar” e por último, clique no botão “Descarregar”;

Configurando a montagem do livro para baixá-lo (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Criando livros virtuais da Wikipédia (Foto: TechTudo/Edivaldo Brito)

Passo 8. O processo de criação do e-book será mostrado em uma página, aguarde até que esteja finalizado;

Livro sendo processado para gerar um e-book (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Criando livros virtuais da Wikipédia (Foto: TechTudo/Edivaldo Brito)

Passo 9. Quando terminar de gerar o livro, clique no link “Transfira o ficheiro” para baixar o livro para seu computador.

Clicando em "Transfira o ficheiro" para baixar o livro (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Criando livros virtuais da Wikipédia (Foto: TechTudo/Edivaldo Brito)

Pronto. Agora que seu livro está terminado, você pode guardá-lo no computador, colocá-lo no leitor de e-book, tablet ou smartphone e ler quando quiser. Se tiver alguma dúvida sobre como colocar o livro nesses equipamentos pergunte no Fórum do TechTudo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares