09/11/2012 06h00 - Atualizado em 09/11/2012 06h00

Saiba como é medida a audiência da televisão brasileira

Mauro Amaral
por
Da Contém Conteúdo

Uma conhecida anedota popular dizia que três coisas eram impossíveis de serem vistas no mundo real: filhotes de pombo, ganhadores da mega-sena e uma pessoa que tivesse o aparelho do IBOPE em sua casa. Se depender deste artigo, pelo menos a última delas cairá por terra. O Techtudo vai explicar para você agora como é medida a audiência nas TVs e qual a sua importância na qualidade da programação que você assiste. Vamos lá?

Algumas residências são escolhidas para medir a audiência (Foto: Reprodução)Algumas residências são escolhidas para medir a audiência (Foto: Reprodução)

A questão estatística

Existe uma razão matemática e comercial para que você não conheça alguém que tenha o aparelho de medição em sua casa. Ou, caso conheça, seja apenas uma pessoa.

Primeiro, vamos à razão comercial: seria economicamente inviável para o IBOPE instalar um aparelho em cada domicílio. Não só pelo preço do equipamento, mas também pela logística de instalação e acompanhamento dos dados gerados.

E por falar em resultados, a segunda razão é estatística. Através de cálculos estatísticos, os profissionais do IBOPE selecionam a menor amostra possível que represente o “todo” naquela cidade, baseados no CENSO mais atual do IBGE.

Assim, um grupo de poucas centenas de pessoas, dada a similaridade de hábitos conhecidas e medidas há anos, pode representar a população de São Paulo, por exemplo. E, por projeção, chegar ao resultado para o Universo.

Tem ainda outro ingrediente: como a relação entre o IBOPE e as famílias corre em sigilo, para evitar contaminação dos dados, as pessoas são instruídas a não revelar que fazem parte do processo.

O PeopleMeter

peoplemeterPeoplemeter é o aparelho usado para medir a
audiência pelo IBOPE (Foto: Reprodução)

Partindo do princípio que a sua casa é uma das que tem o aparelho do IBOPE, chamado peoplemeter, como seria a sua vida? Vamos entender passo a passo.

Após a visita do técnico da instituição, cada televisor de sua casa receberá um aparelho. E, também, cada morador receberá um número. Ao sentar para assistir a um jogo da rodada do Brasileirão, você, utiliza o controle remoto do peoplemeter para sinalizar o seu número de cadastro. E assim fazem todos os outros moradores, mesmo quando estiverem juntos na sala.

Enquanto você está curtindo a programação, o aparelinho trabalha bastante, em grandes cidades (Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte) a audiência é medida minuto a minuto. O aparelho do IBOPE identifica o status da TV (ligado ou desligado). O sinal é enviado via rede de telefonia celular para o IBOPE que contabiliza de acordo com a grade de programação da TV aberta.

A tecnologia do peoplemeter, desenvolvida aqui no Brasil pelo IBOPE já foi até exportada para outros países da américa latina, como Argentina e Chile.

Pontos de audiência

Voltando aos nossos exemplos estatísticos, na grande São Paulo são 750 domicílios com peoplemeters instalados em até 4 TVs por casa. Nesta amostra, 1 ponto de audiência por domicílio representa 60 mil lares sintonizados em determinado canal. Já no caso de audiência específica (aquele número que você apertou ao sentar para ver TV), 1 ponto representa 185 mil pessoas, aproximadamente.

E se estivéssemos falando do Rio de Janeiro, uma praça com menos habitantes, 1 ponto equivaleria a 36 mil domicílios ou 104 mil pessoas, respectivamente.

Uma curiosidade: se você achava que o IBOPE mede a audiência sabendo em que canal você está, errou. Na verdade, o PeopleMeter reconhece o som de sua TV e tenta “encaixá-lo” em alguns dos padrões sonoros que estejam sendo veiculados naquele momento pela TV aberta.

Tem alguma dúvida de tecnologia? Entre no Fórum do TechTudo!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Sidney Santos
    2012-11-11T15:56:42

    Que idiotice!!!

  • Marcelo Silva
    2015-04-14T13:42:13

    Com a atual tecnologia, TV digital e tal, já não seria possível saber quantas antenas estão captando o sinal de determinada emissora?, se consegue até mesmo gravar uma conversa de celular e saber que página da web foi acessada, isso seria até que simples

  • Shycko Gen
    2013-03-31T10:03:51

    "seria economicamente inviável para o IBOPE instalar um aparelho em cada domicílio"... creio que esse medidor ja venha incluso no sistema da tv, durante muito tempo isso foi confirmado pela industria e depois desmentido para evitar processos contra invasão de privacidade.

  • Éverton Resende
    2012-11-11T16:45:11

    Nossa, bem legal a matéria, gostei bastante. Nunca achei um artigo sobre o assunto como esse.

  • Sidney Santos
    2012-11-11T15:58:11

    Parece a maleta do James Bond!

  • Victor Vianna
    2012-11-11T12:16:52

    Melhor TV: Xbox Live com comandos de voz do kinect e gestos e o smartglass do Windows Phone e Windows 8. Eu tenho SKY HDTV e não a ligo há mais de 3 meses pois a Xbox Live se tornou minha TV com toda a gama de filmes, musicas, esportes e seriados presentes nela com a ajuda dos comandos de voz, gestos e smartglass

  • Jorge Anjos
    2012-11-10T10:59:48

    o aparelho é muito feio !!! nao colocaria na minha sala de forma nenhuma kkk

  • Monsenhor Razão
    2012-11-09T16:50:52

    podemos concluir então que só pessoas má instruídas possuem esse aparelho... Pois dar audiência para novelas, bbb, fazenda, Zorra total, etc tem que ser muito limitado intelectualmente. Por isso ninguém conhece essas pessoas q tem o aparelho em casa... Elas tem plena consciência de quão baixo nível é a programação que elas gostam de assistir e tem vergonha de assumir.

  • Sandro
    2012-11-09T12:38:32

    A TV brasileira é feita para ignorantes, por isso a programação é tão ruim.

  • Bruno Alves
    2013-01-30T15:05:18

    1 pessoa representar 100000 é brincadeira.

  • Jose Fernandes
    2012-11-09T06:31:01

    Tá aí um dos responsáveis pela queda de qualidade na TV Brasileira!!! As emissoras vão pelo gosto da maioria, no nosso caso, de ignorantes!!! Os programas educativos não dão audiência!!!

  • Capiroto Santos
    2012-11-09T14:09:16  

    É simplesmente ridícula essa forma de apuração da audiência feito pelo Ibope/Globo. A Globo mantém uma hegemônia pois não há nenhuma forma de se apurar se os dados são fidedígnos. Fora o lobby criado pela Globo para que não se fosse implantado um sistema de Tv Digital no Brasil que tivesse nativamente a apuração da audiência.

    recentes

    populares

    • Capiroto Santos
      2012-11-09T14:09:16  

      essa eu não sabia não... Que pena, seria muito interessante sabermos a real audiência dos espectadores da tv digital. Mas tb deveria ser levado em consideração que a elite possuidora de tv à cabo não utiliza os aparelhos de tv digital pois os próprios decoders por assinatura já fazem a transmissão hd. Mas seria um índice relevante sim essa da tv digital aberta.

    recentes

    populares

    • Capiroto Santos
      2012-11-09T14:09:16  

      ou tb começaria uma palhaçada... imagina se a record decide colocar em um latifúndio seu 1 milhão de aparelhos de tv digital sintonizados na mesma para ludibriar os patrocinadores?? hahaha Ou a globo hackearia esse processo já que os usuários do "ibope" seriam anônimos e não mais selecionados e forjaria eletronicamente falsos números tb.... Acredito que a maneira atual de alguns selecionados X é mais segura contra malandragens... Não sei... A discussão é boa! Resta saber se a credibilidade da empresa Ibope não foi afetada após tantos anos e detendo tamanho poder comercial com seus índices.