Jogos de ação

03/11/2012 08h13 - Atualizado em 03/11/2012 08h13

Scarface, Sleeping Dogs, Driver; veja os games inspirados em GTA

Arthur Figueiredo
por
Para o TechTudo

Grand Theft Auto 3 foi lançado em 2001 e desde então estabeleceu um novo padrão de desenvolvimento de jogos. Mais do que isso, um novo gênero nascia: o de jogos de mundo aberto. Neles, é possível andar e dirigir livremente em uma cidade (ou região) totalmente tridimensional, interagir com diferentes personagens e até cometer crimes. É claro que isso gerou inúmeros clones, mas poucos chegaram e atingiram o nível de GTA 3 e suas sequências.

Grand Theft Auto 3 (Foto: Divulgação)Grand Theft Auto 3 (Foto: Divulgação)

Montamos uma lista dos dez melhores games inspirados na jogabilidade e na liberdade que a série GTA proporcionou nos últimos 11 anos. Vale ressaltar que muitos tiveram ideias originais, mas não deixaram de embarcar na premissa do game da Rockstar:

10 – The Getaway (2002, PS2)

The Getaway foi inspirado pelo cinema policial britânico, e assim, trouxe várias cenas animadas - e muito bem dirigidas - entre personagens. No título, o primeiro de uma trilogia, os jogadores controlam dois personagens: um ex-policial e um ex-assaltante de bancos que, em histórias paralelas, devem explorar a cidade de Londres em busca do chefão do crime.

The Getaway (Foto: Divulgação) (Foto: The Getaway (Foto: Divulgação))The Getaway (Foto: Divulgação)

Os protagonistas buscam limpar seus nomes de maneiras diferentes, e o jogo oferece muitas opções. Londres foi carinhosamente recriada, e há muitos carros reais para dirigir e armas para disparar. Infelizmente, a mira automática estraga alguns tiroteios.

9 - The Simpsons: Hit and Run (2003, PS2 / Gamecube / Xbox / PC)

Talvez o melhor e mais divertido game baseado na série, Hit and Run toma algumas liberdades ao permitir, por exemplo, que Bart e Lisa dirijam. Mas foi muito bem sucedido ao mostrar a cidade de Springfield totalmente 3D, com seus cartões postais e inúmeras referências ao desenho, sempre com muito humor e piadas visuais.

The Simpsons: Hit and Run (Foto: Divulgação) (Foto: The Simpsons: Hit and Run (Foto: Divulgação))The Simpsons: Hit and Run (Foto: Divulgação)

Dublado pelo elenco da série, o jogo é baseado em missões nas quais é preciso atravessar a cidade de carro, levando e reunindo itens e pessoas, ou perseguindo outras. Fora do veículo, o jogo ainda inclui ótimas sessões de plataforma, onde os personagens precisam subir em casas e outras construções para recolher itens.

8 – Crackdown (2007, Xbox 360)

Futurista, o jogo é situado na cidade de Pacific City, e os jogadores controlam um agente do governo - melhorado geneticamente -, com a tarefa de derrotar três grandes chefes do crime e suas organizações.

Crackdown (Foto: Divulgação) (Foto: Crackdown (Foto: Divulgação))Crackdown (Foto: Divulgação)

Os poderes sobre-humanos do agente aumentam ao vencer os chefões e seus comparsas. Também é possível realizar atividades paralelas, como corridas de rua e buscas por pessoas e itens. De uma maneira não-linear, é possível completar as missões e tarefas na ordem que preferir, seja offline ou no modo cooperativo online, através da Xbox Live.

7 – True Crime: Streets of L.A. (2003, PS2 / Gamecube / Xbox / PC / Mac)

True Crime também é um ótimo exemplo de jogo de missões em mundo aberto no qual você controla um agente da lei. True Crime, situado nos dias atuais, não era apenas mais um jogo de ação, tiroteios e perseguições, mas também com um foco sobre investigação.

True Crime: Streets of L.A. (Foto: Divulgação) (Foto: True Crime: Streets of L.A. (Foto: Divulgação))True Crime: Streets of L.A. (Foto: Divulgação)

No controle do policial Nick Kang, os jogadores devem limpar as ruas de Los Angeles do crime. O mais interessante é que os atos ilegais que poderiam rebaixar Kang até que ele fosse demitido da polícia. Boas ações paralelas poderiam fazer ele voltar à força e ser promovido - estas ações podem até mudar o final do jogo.

6 – Driver: Parallel Lines (2007, PS2 / Xbox / Wii / PC)

Na quarta edição da série, o jogo se tornou mais adulto, sério e detalhado. As pessoas sangram ao levar tiros, há um sistema monetário, é possível modificar os veículos e destruir elementos dos cenários. Situado em dois distritos de Nova York, o jogo dá um salto no tempo de 1978 para 2006.

Driver: Parallel Lines (Foto: Divulgação) (Foto: Driver: Parallel Lines (Foto: Divulgação))Driver: Parallel Lines (Foto: Divulgação)

Existe também um sistema de “procurado”, no qual a polícia persegue o veículo do jogador. A diferença é que dá para abandonar um carro e roubar outro para fugir da perseguição. O mesmo vale para quando o jogador está fora do carro: se tiver com uma arma em punho, chamará a atenção da polícia.

5 – Just Cause 2 (2010, PS3 / Xbox 360 / PC)

O Just Cause original não era um jogo ruim, mas inúmeras pequenas falhas prejudicaram a diversão do título, que o tornou quebrado e desorganizado. Just Cause 2 segue a mesma fórmula, mas torna a experiência muito mais empolgante, graças a um novo motor de jogo.

Just Cause 2 (Foto: Divulgação) (Foto: Just Cause 2 (Foto: Divulgação))Just Cause 2 (Foto: Divulgação)

No arquipélago fictício de Panau, na Ásia, o agente Rico Rodriguez é novamente o protagonista, e deve derrubar o ditador Pandak “Baby” Panay. Para isso, deve reunir força militar ajudando assentamentos das milícias locais e bases do exército americano. As missões da agência progridem a história, já as das facções, são opcionais.

4 – Sleeping Dogs (2012, PS3 / Xbox 360 / PC)

O mais recente game da lista está entre os mais envolventes. Inspirado no cinema de ação asiático, este drama policial é situado na colorida e violenta Hong Kong, e coloca os jogadores no papel de Wei Shen, um tira infiltrado na máfia da cidade.

Sleeping Dogs (Foto: Divulgação) (Foto: Sleeping Dogs (Foto: Divulgação))Sleeping Dogs (Foto: Divulgação)

Explorando a região, cheia de painéis de neon e mercados de rua, uma história de lealdade e traição se desenrola, e Wei começa a questionar seus motivos ao mergulhar cada vez mais na organização criminosa. Além de perseguições de carro e tiroteios, o jogo também oferece sensacionais combates marciais mano-a-mano.

3 – Saints Row (2006, Xbox 360)

A franquia mais exagerada da lista, Saints Row tem muito mais foco no humor que os demais jogos do gênero. Situado na metrópole de Stilwater, o primeiro jogo começa com o seu protagonista pego em meio a uma guerra entre três gangues rivais.

Saints Row (Foto: Divulgação) (Foto: Saints Row (Foto: Divulgação))Saints Row (Foto: Divulgação)

Com a ajuda dos membros de uma quarta gangue – os 3rd Street Saints – ele tenta acabar com as demais, para que os Saints dominem a cidade. Suas ações são recompensadas com respeito das outras gangues e da população. Há muitas armas e veículos para usar, sempre com muita customização. Também há modos de multiplayer online entre gangues.

2 – The Godfather: The Game (2006, PS2 / PS3 / Xbox / X360 / Wii / PC)

O excelente game, baseado no primeiro filme da cinessérie O Poderoso Chefão, toma várias liberdades em relação à obra original, principalmente pela ausência de Al Pacino no papel de Michael Corleone.

The Godfather: The Game (Foto: Divulgação) (Foto: The Godfather: The Game (Foto: Divulgação))The Godfather: The Game (Foto: Divulgação)

Na história, Don Vito Corleone (dublado por Marlon Brando, no último papel da sua carreira) conhece um jovem ainda criança, se identifica com ele e o inicia nos “negócios da família”. Assim, o protagonista e sucessor dos Corleone não é Michael, e sim o jogador. O game revisita e expande o roteiro do filme, explicando eventos, a guerra entre as famílias rivais e mostrando muitos recursos de intimidação e administração da máfia italiana na Nova York dos anos 40.

1 – Scarface: The World is Yours (2006, PS2 / Xbox / Wii / PC)

Talvez o melhor game baseado em um filme já feito, Scarface: The World is Yours tem a ousadia de mudar o final de um dos melhores filmes da época - e o faz com muita competência.

Scarface: The World is Yours (Foto: Divulgação) (Foto: Scarface: The World is Yours (Foto: Divulgação))Scarface: The World is Yours (Foto: Divulgação)

Muito mais do que uma grande história de vingança, Scarface é um complexo simulador do estilo de vida dos anos 80 e, principalmente, do tráfico de drogas em Miami. Al Pacino emprestou seu rosto e os maneirismos de Tony Montana, em uma fantástica recriação do personagem (o ator até ajudou na seleção do dublador. Violento, brutalmente realista e cheio de ação, o jogo respeita a obra original como se fosse uma sequência alternativa, e possui uma sensacional trilha sonora.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • William Aragao
    2012-11-19T19:27:10

    desculpa mas descordo DRIVER vem desde de 99' e foi inspirado no filme the driver de 1978 tudo bem o personagem naum sai do carro mas quando driver 2 foi lançado pouco se fala de gta. que só fez tanto sucesso mesmo no playstation 2 e driver ainda no playstation 1 então naum acho que driver foi inspirado em gta

  • Rodrigo Silva
    2012-11-07T07:47:28

    Laerte Renck cara vc tem razão pra mim quem foi o pioneiro foi Driver e ñ gta no 2º jogo vc podia descer do carro roubar outros andar pela cidade etc etc se vc olhar a sombra do personagem ele anda com armas mais só aparece na sombra esse jogo foi mto bom

  • Fernando Gauglitz
    2012-11-03T13:07:05

    Podem tentar parecer, mais nunca serão como o Grand Thefet Auto, álias recado pra quem tá pensando em lançar jogo em 2013, adia, porque o GTA 5 vai sugar tudo, kk

  • Felipe Nascimento
    2012-11-03T13:05:18

    faltou mafia também. Já joguei Mafia II é e muito bom.

  • Gabriel Malini
    2012-11-07T09:36:39

    Scarface é um excelente jogo, e pra quem curtiu o filme, se torna um estória paralela muito bem ambientada.

  • Alan Salomão
    2012-11-05T10:34:11

    Faltou o InFamous aí, Prototype, Red Dead Redemption, L.A. Noire...

  • Marcio Borde
    2012-11-04T08:57:07

    Driver era bom d+

  • Fabio Pierre
    2012-11-04T03:34:56

    gta gta

  • Tayller Ramos
    2012-11-03T22:11:25

    Acho que é meio ignorancia dizer gue foram inspirados em GTA, esses jogos apenas usaram o genero SandBOX.

  • Joao Jr
    2012-11-03T21:14:41

    O senhor redator esqueceu que o Driver de PS1 é de 1999; antes do GTA 3.

  • Leandro Teixeira
    2012-11-03T12:42:24

    Vocês esqueceram do Grandioso PROTOTYPE 1 e 2, que oferecem um modo de descobrir as cidades e ter uma liberdade impar no jogo !

  • Radames Silva
    2012-11-04T12:27:02  

    Driver não é inspirado em GTA, GTA que é inspirado em Driver.

    recentes

    populares

    • Radames Silva
      2012-11-04T12:27:02  

      Entrei aqui exatamente para dizer isso... esses estagiarios.. que só conhecem jogos de 2000 para cá... como já dito os primeiro Drive não dava para sari do carro mas era mundo aberto...

  • Fábio Guazuma
    2012-11-04T00:41:24  

    Duas considerações: 1- Driver (1999) não dava pra sair do carro, então não tinha tantas possibilidades quanto GTA. Mas já era de mundo aberto. 2- Falaram do Al Pacino, que não apareceu no The Godfather mas se esqueceram de algo muito maior: O último trabalho de MARLO BRANDO antes de morrer foi dublar DON CORLEONE nesse jogo!!!!!!!!!!!

    recentes

    populares

    • Fábio Guazuma
      2012-11-04T00:41:24  

      Mas esta escrito no texto isso........... Quanto ao texto, acho que faltou uma menção a serie Mercenaries (em especial ao primeiro jogo, ja que o segundo foi um lixo)

  • Juliano Lacerda
    2012-11-03T15:05:26  

    DRIVER era o melhor!... a ultima fase era muito dificil!...

    recentes

    populares

    • Juliano Lacerda
      2012-11-03T15:05:26  

      Concordo com vc juliano. DRIVER um dos melhores jogos ja feitos de todos os tempos. GTA nao gosto.

  • JOÃO SILVA
    2012-11-03T13:22:53  

    Cadê o Red Dead ?????

    recentes

    populares

    • JOÃO SILVA
      2012-11-03T13:22:53  

      o Read Dead nao aparece pq é da rockstar q é a mesma impresa do gta

  • Alexsandra Bezerra
    2012-11-03T14:42:09  

    Quem é gamer das antigas sabe que o GTA imitou o DRIVER do ps1.

    recentes

    populares

    • Alexsandra Bezerra
      2012-11-03T14:42:09  

      Sim, GTA era totalmente diferente do que era o primeiro Driver, então, matéria mau explicada!

  • Edmilson Junior
    2012-11-07T11:05:13  

    pra mim os jogos "estilo gta" cairam muito de qualidade desde o gta san andreas até esse ano que lançaram o sleeping dogs. Falo com muita certeza que o Sleeping Dogs deu de 10 a 0 no GTA IV, pois tem muitas opções de brincar no jogo além de uma história muito legal

    recentes

    populares

    • Edmilson Junior
      2012-11-07T11:05:13  

      Concordo, a única coisa que o gta iv é melhor do que o SD é a física que é apuradíssima e no Sleeping Dogs é bem fraca.

  • Adriano Conceição
    2012-11-03T13:10:52  

    Cade Mafia 2???

    recentes

    populares

    • Adriano Conceição
      2012-11-03T13:10:52  

      Faltou o Red Dead tb.....

  • Laerte Renck
    2012-11-03T11:23:25  

    Só não dá para colocar o Driver nesta lista, no PS1 o Driver 1 e o 2, já ofereciam um mundo aberto e com a mesma perspectiva de câmera dos GTAs atuais, sendo que no PS1, o GTA não era assim, o Driver 2 então, podia-se sair do carro e escolher qualquer um para dirigir, claro, não se podia fazer mais nada a não ser andar pela cidade, mas o básico já estava lá.

    recentes

    populares

    • Laerte Renck
      2012-11-03T11:23:25  

      Ia fazer o msm comentário kkkk

    recentes

    populares

    • Laerte Renck
      2012-11-03T11:23:25  

      E L.A. Noire? Não entre nessa lista? Um dos melhores jogos de investigação já feitos e ainda conta com o Mundo Aberto. Ele é muito melhor do que alguns jogos mencionados aqui, como Saints Row, Crackdown e Simpsons...