Internet

27/11/2012 06h00 - Atualizado em 27/11/2012 11h43

TechTudo visitou o escritório do Facebook no Brasil

Renê Fraga
por
Para o TechTudo

Nesta última segunda-feira, (26/11), o Facebook finalmente abriu suas portas no Brasil. Foram quase 18 meses de trabalho intenso desde a contratação de Alexandre Hohagen, ex-presidente do Google Brasil, como principal líder para trazer a maior rede social do mundo para mais perto da América Latina.

Já seguiu o @TechTudo_oficial no Instagram?

Parede em estilo de "quadro branco" para que funcionários e visitantes escrevam algo (Foto: Renê Fraga/TechTudo)Parede "quadro branco" para que visitantes escrevam algo (Foto: Renê Fraga/TechTudo)

Embora o TechTudo tenha obtido acesso ao escritório somente nesta segunda-feira, as operações na terra da garoa, próximo ao Itaim Bibi, já ocorrem há mais de dois meses. Para adentrar as instalações, todos os visitantes são obrigados a assinar um acordo NDA – junto ao recepcionista – no qual devem se comprometer a não divulgar informações sigilosas ao público.

O Facebook Brasil segue à risca toda a cultura de uma empresa americana de Internet e, claro, a sede da empresa na Califórnia: há diversas salas de reuniões e ambientes diversificados, quase sempre sem paredes e visuais ultra modernos, trazendo um incentivo para que os funcionários troquem informações de forma livre e aberta.

Hohagen, que nos guiou pelo escritório, conta que o Facebook procurou trazer toda a sua cultura empresarial, principalmente em permitir que sua equipe pudesse participar ativamente da montagem do escritório. No caso das salas de reuniões, há nomes de coisas “que procuram representar o Brasil”, como São Paulo, Paulista, brigadeiro, Maracanã, Ibira, Masp e outros.

As mesas podem ser levantadas para que os funcionários possam trabalhar em pé. (Foto: Renê Fraga)As mesas podem ser levantadas para que os funcionários possam trabalhar em pé (Foto: Renê Fraga/TechTudo)

Em alguns locais, os visitantes se deparam com supostas “falhas” no layout do escritório, sendo possível observar tubulações de ar condicionado, canos e fiações elétricas a mostra, sem qualquer preocupação quanto ao visual exótico. De acordo com Hohagen, essas estruturas são propositais e revelam que o Facebook mantém suas raízes de “startup” e que “está em constante desenvolvimento”.

O escritório brasileiro também tenta tornar o local de trabalho mais atraente e próximo de seus colaboradores. Além do “The Facebook Wall”, no qual os visitantes podem escrever qualquer coisa, há uma parede com os dizeres “Move Fast”, onde os funcionários puderam deixar suas marcas como representação do que eles mais gostam.

Parede livre para funcionários soltarem a imaginação (Foto: Renê Fraga/TechTudo)Parede livre para funcionários soltarem a imaginação (Foto: Renê Fraga/TechTudo)

Similar ao Google Brasil, o Facebook mantém um escritório local de vendas no qual auxilia os parceiros locais e oferecem suporte em caso de necessidade. Com relação ao trabalho, muitos dos funcionários utilizam globalmente os recursos de grupos do Facebook, sendo seu funcionamento personalizado para diversos setores. além de informações e novidades sobre o próprio Facebook.

Embora possa parecer o escritório dos sonhos para algumas pessoas, trabalhar no Facebook pode ser um tanto cruel (ou divertido dependendo do ponto de vista). Toda sexta-feira, por volta das 20h, Mark Zuckerberg convoca os funcionários para uma sessão de perguntas e respostas por videoconferência.

Todos podem fazer perguntas ao fundador sobre assuntos diversos, desde funcionários, produtos ou questões relacionadas as atitudes do próprio Zuckerberg. A estratégia, que tenta manter os funcionários no mesmo nível de informação, colabora para que o criador do Facebook fique por dentro de tudo o que está acontecendo.

Sala de videoconferência, onde funcionários da sede brasileira fala com Mark e outros funcionários da matriz nos Estados Unidos (Foto: Renê Fraga/TechTudo)Sala de videoconferência, onde funcionários da sede brasileira conversam com Mark e outros funcionários da matriz nos Estados Unidos (Foto: Renê Fraga/TechTudo)

No Brasil, a sessão de perguntas e respostas ocorre durante as quintas-feiras por volta das 18hs, permitindo que a equipe local possa acompanhar e questionar o trabalho que vem sendo realizado.

Se o escritório pode parecer estranho em alguns pontos, Alexandre Hohagen tem uma grande parcela de culpa. O executivo mantém uma bicicleta dentro do escritório para andar entre as áreas.

Fotos do novo escritório do Facebook no Brasil (Foto: Renê Fraga/TechTudo)Fotos do novo escritório do Facebook no Brasil (Foto: Renê Fraga/montagem TechTudo)

Para 2013, Hohagen já planeja fazer uma expansão do escritório de São Paulo e elevar o número de contratações para as operações na América Latina. O presidente do Facebook no Brasil lembra crescimento extraordinário nos ultimos meses e a proximidade com eventos como as Olimpíadas e a Copa.

Você tem alguma dúvida sobre o Facebook? Comente no Fórum do TechTudo!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Anderson
    2014-03-23T17:44:39  

    Qual endereço do escritório do Facebook no Brasil

    recentes

    populares

    • Anderson
      2014-03-23T17:44:39  

      Pesquisa no GOOGLE fera ;) FACEBOOK NO BRASIL São Paulo Rua Leopoldo Couto Magalhães Júnior 700; CEP 04538-080 (11) 4900-5715

  • João Souza
    2012-11-27T12:24:40

    Exemplo de administração!

  • Vitor Hugo
    2012-11-27T09:49:47

    Feio

  • Claudomir Silva
    2012-11-27T09:47:59

    Muito interessante mesmo,o funcionamento estrutural do Facebook no Brasil.O importante disso tudo,são o bom entrosamento entre seus funcionários,e a satisfação de trabalhar em uma empresa,que sempre está em crescimento.

  • Roger Rogers
    2012-11-27T10:49:16  

    Facebook é uma das maiores porcarias que já inventaram!

    recentes

    populares

    • Roger Rogers
      2012-11-27T10:49:16  

      O cara vive numa bolha.

    recentes

    populares

    • Roger Rogers
      2012-11-27T10:49:16  

      Nosso amigo ta errado não, facebook serve pra nada, só pra pessoas que gostam de perder tempo, em fazendinha, e conversando via chat...faz mais o que isso? modinha que daqui a pouco acaba. Ninguem mais sai, so atravessam a rua de olho no smartphone