02/11/2012 10h00 - Atualizado em 02/11/2012 10h00

Vagalumes inspiram criação de lâmpadas LED melhores e mais baratas

Aline Ferreira
por
Para o TechTudo

Cientistas sul-coreanos afirmam ter copiado a estrutura do ventre de um vagalume para criar o que eles consideram ser uma lâmpada de LED melhor e mais barata. A intenção é que ela seja usada em smartphones, televisores e outros dispositivos.

Cópias da nanoestrutura dos vagalumes serão usadas na criação de lâmpadas LED (Foto: Reprodução/ABC Science)Vagalumes inspiraram cientistas
(Foto: Reprodução)

Os cientistas explicaram que foram inspirados pelo inseto e sua eficiente fonte de luz natural para desenvolverem a pesquisa. “Nós fizemos uma nova lâmpada LED copiando a nanoestrutura da lanterna do vagalume”, disse o Ki-Hun Jeong, professor associado do Departamento de bioengenharia do Korea Advanced Institute of Science of Technology, em um artigo publicado no periódico científico norte-americano Proceedings of the National Academy of Sciences.

Os vagalumes produzem luz a partir da parte inferior dos segmentos abdominais com o intuito de atrair parceiros e presas.

Ao copiar a estrutura de três camadas inferiores do abdômen do inseto, Jeong e seus colegas conseguiram uma alternativa para retirar um caro componente existente em lâmpadas LED, o que permitirá minimizar o preço das atuais lâmpadas.

Tem alguma dúvida de tecnologia? Entre no Fórum do TechTudo!

Via ABC Science

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares