Emuladores

24/11/2012 11h30 - Atualizado em 27/11/2015 19h41

Veja como jogar clássicos do Super Nintendo no PC ou no celular

Rafael Monteiro
por
Para o TechTudo

Para muitos jogadores nostálgicos, não importa o quanto as máquinas evoluam, alguns videogames permanecem clássicos imbatíveis. O TechTudo resolveu ajudar os fãs de Super Nintendo e ensinar várias maneiras de reviver suas aventuras preferidas em diversos outros aparelhos, como PC, telefones, consoles e portáteis. Isso é possível graças a programas chamados emuladores, que simulam aparelhos como videogames em diversas plataformas.

Super Mario World é um dos jogos inesquecíveis do Super Nintendo (Foto: Divulgação)Super Mario World é um dos jogos inesquecíveis do Super Nintendo (Foto: Divulgação)

Os jogos por sua vez são reproduzidos em arquivos chamados ROMs. Apesar de eles poderem ser encontrados na internet, legalmente, o jogador apenas pode usufruir de ROMs se tiver fisicamente os cartuchos. Confira alguns dos emuladores para cada plataforma:

Computador

ZSNES e Snes9x

De todas as plataformas, o computador é o mais fácil para se encontrar emuladores e é o que tem a melhor compatibilidade. Alguns como ZSNES e Snes9x poderão rodar praticamente todos os títulos do Super Nintendo sem qualquer dificuldade no PC.

Jogue clássicos do PS2 também! Baixe PCSX2 e rode jogos do seu videogame no PC!

Zsnes é um dos melhores emuladores para PC, ao lado do Snes9X (Foto: Divulgação)Zsnes é um dos melhores emuladores para PC, assim como Snes9X (Foto: Divulgação)

Eles não têm problemas nem mesmo com jogos que exigem periféricos ou emulação de chips especiais, como Star Fox e seu chip Super FX, Mario Paint e seu acessório de Mouse ou mesmo Yoshi’s Safari com a bazuca Super Scope.

Telefones celulares

J2meSNES, SNesoid, iSnes, snes4iphone e Snes9x EX

Se seu telefone for um pouco antigo, há opções como o J2meSNES, um emulador em Java que deve funcionar na grande maioria dos aparelhos. Porém, a experiência fica bastante comprometida e a compatibilidade é bem baixa.

Em smartphones Android, há opções como o SNesoid, mas ele sofre um pouco de queda de performance, especialmente em jogos que usam efeitos de transparência. No menu, há algumas opções para compensar essas perdas e deixar os jogos mais leves.

Emulador snes4iphone e suas opções de visualização e controle (Foto: Divulgação)Emulador snes4iphone e suas opções de visualização e controle (Foto: Divulgação)

No iPhone, há o snes4iphone e o iSnes, que funcionam bem em modelos como o iPhone 3G, mas oferecem uma experiência ainda melhor a partir do hardware do iPhone 3GS. o iSnes também traz uma peculiaridade que é permitir que o controle do Nintendo Wii se conecte ao emulador para controlá-lo.

Outra opção tanto para iPhone quanto para Android seria o Snes9x EX, versão do Snes 9x para aparelhos móveis, com uma compatibilidade bastante razoável.

Tem alguma dúvida de tecnologia e games? Entre no Fórum do TechTudo!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Matheus Sa
    2012-11-26T16:43:20

    procurei na iTunes Store e não achei esses emuladores, precisa ter conta americana?

  • Luís Oliveira
    2012-11-26T11:57:59  

    Quer reviver os momentos do SNES, compre um no Mercado Livre ou Ebay... foi o que eu fiz, Que feio um site indicar pirataria ao povo.

    recentes

    populares

    • Luís Oliveira
      2012-11-26T11:57:59  

      Como dito acima, não é crime usar o emulador, nem é crime ter a ROM tendo o original. É crime vc comprar um CD e ripar ele pra ouvir no seu smartphone ou no carro via USB?

  • Godofredo Panças
    2012-11-24T12:30:43

    Alo Pancha. pode levar modera.

  • Matheus Sa
    2012-11-26T16:49:36

    eu procurei na itunes store e nao achei, precisa ter conta americana?