Internet

22/11/2012 17h02 - Atualizado em 22/11/2012 17h02

Veja dicas para aproveitar a Black Friday e encontrar as melhores ofertas

Giordano Tronco
por
Para o TechTudo

A Black Friday, tradição no comércio dos Estados Unidos, foi adotada pelo Brasil. Neste dia, que acontece após o Dia de Ação de Graças, as lojas oferecem descontos de até 70% em seus produtos. Nessa próxima sexta-feira, (23/11), sites como o SaveMe, Dark Friday e Busca Desconto reunirão ofertas de redes como Saraiva, Americanas, Carrefour, Casas Bahia, TAM,  Dell, Apple e Submarino, entre outras.

Já seguiu o @TechTudo_oficial no Instagram?

Digital Trends (Foto: Reprodução/Digital Trends)Black Friday promete repetir sucesso em vendas em seu terceiro ano no Brasil (Foto: Reprodução/Digital Trends)

Mas fique atento: muitas lojas tentam "enganar" seus clientes, aumentando o preço dos produtos para fingir que estão dando um superdesconto. No ano passado houve casos de “promoções” com preços maiores que os praticados regularmente no mercado, situação que foi investigada pelo Procon.

No site JáCotei é possível acompanhar a evolução dos preços de vários itens ao longo do tempo. Para isso, basta procurar o produto desejado na caixa de busca do site e depois clicar na opção gráfico de preços.

Como no ano passado, há uma tendência que outras lojas estejam realizando a mesma tática de aumentarem seus preços alguns dias antes do início das promoções. Como mostra o gráfico abaixo de um iPad 2

graficojacoteiNo JáCotei é possível ver a variação dos preços ao longo dos meses (Foto: Reprodução)

Outro bom site de medição de preços é o Baixou. Ele também mede a variação de preços de diversos itens, de livros a eletrodomésticos. No infográfico abaixo mostramos como exemplo um tablet da Samsung, no qual aparece com preços variados ao longo do ano.

graficobaixou copySite também traz gráficos com série histórica dos preços (Foto: Reprodução)

Pronto para começar a maratona de compras? Então acesse os seguintes sites e faça seu cadastro para ser informado dos descontos:

Crie um email para cadastrar nesses sites das promoções

Para evitar futuros spams, sugerimos que você crie uma conta de email especialmente para registrar-se nos sites de compras.

Busca Descontos: oferecerá descontos de até 70% em cerca de 40 lojas, como Walmart, Submarino, Fnac e TAM.

SaveMe: serão mais de 15 lojas com descontos de até 90%.  Entre as empresas participantes estão Dell, Saraiva, Apple Store e Americanas.

Dark Friday: promete acompanhar apenas os descontos reais, com base nos preços do Baixou – site dos mesmos criadores. Participarão as lojas Centauro, Magazine Luiza, Ponto Frio e 12 outras empresas.

E fique ligado também na "Cyber Monday" do dia (26/11), data com promoções especiais em produtos de tecnologia. Lojas como Submarino, Americanas, Magazine Luiza e Ponto Frio participaram da Cyber Monday no ano passado e possivelmente vão repetir a ação em 2012.

Tem alguma dúvida de tecnologia? Entre no Fórum do TechTudo!

Via Gizmodo

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Felipe Tavares
    2012-11-23T12:03:31

    O pior de todos é o Submarino. Você só pode comprar com desconto se fizer um cartão submarino novo. Se quiser usar um cartão existente, não pode aproveitar o desconto!

  • Edvaldo Pereira
    2012-11-23T22:42:27

    Comunista detected? Isso é mesmo coisa de Colonizado.

  • Edvaldo Pereira
    2012-11-23T22:40:59

    Parabéns, Reinaldo Roxo! Foi o melhor comentário deste espaço. Comunistdetectade detected

  • Jefferson Rocha
    2012-11-23T16:43:17

    Esse site SaveMe aí é furada. Só mercadoria inflacionada! Isso é sacanagem com o consumidor. PROCON neles!

  • Anderson Vani
    2012-11-23T08:04:19

    Para não ser enganado no Black Friday, vejam as promoções selecionadas no site do Quero desconto agora. Baixa de preços reais. =)

  • LUIZ CRIALES
    2012-11-23T01:05:02

    Estou pesquisando as ofertas pelo Econovia, ele já mostra o desconto. Ainda estão atualizando os preços a cada 10 minutos.

  • LUIZ CRIALES
    2012-11-23T01:03:40

    Eu estou pesquisando pelo Econovia, já mostra o desconto na hora e está atualizando os valores em apenas 10 minutos.

  • Flavio C
    2012-11-23T00:09:05

    Quanto ao EUA a pratica do Black Friday pode até existir, más no Brasil Eu duvido, quem trabalha com Marketing ou com tributos sabe como funciona esse " descontos ", Você possui um Comércio e compra algo de um fabricante ex: uma TV que sai da fábrica a R$ 500,00 + impostos fica no total de R$ 800,00 daí vc põe a margem de 100% total a TV sai por R$1.600,00 com isso total somado vc tem que tirar o frete, comissão do VD, Água, Luz ( Ar da loja ), Telefone mais os Impostos da Nota Fiscal emitida em cima da venda para o Cliente, seu custo e por fim seu lucro e te pergunto como dar 70% de desconto?

  • Higor Vieira
    2012-11-22T23:23:21

    se alguem puder responder ficarei muito agradecido

  • Carlos Júnior
    2012-11-22T22:48:58

    boa dica!!

  • Marcus Fermo
    2012-11-22T20:46:13

    No Submarino subiu também o preço do box Star Wars em bluray de R$ 199,00 para R$ 249,00. Vergonha!

  • Oswaldo Paula
    2012-11-22T20:28:50

    o povo e muito apavorado, quer ver uma coisa, compra a castanha em janeiro, e veja a diferença. se vc. esperou 12 meses para comer castanha!!!...Porque não esperar + 1

  • Olimpio Olivera
    2012-11-22T20:11:41

    Domingo 18/11; pesquisei o preço de um Home no submarino o preço era 2.574,00 hoje subiu para 2.999,00

  • Jose Neto
    2012-11-22T20:09:44

    É o padrão brasileiro...por isso tem muito roubo...e ainda é pouco...na America a pratica existe mesmo fora do Thanksgiving...país sério...tem povo sério

  • Alex Medeiros
    2012-11-22T19:55:09

    comprei uma poltrona nas casas bahia por 579 reais pela internet hj eu fui ver ela esta seissentos e aluma coisa !! pq será ?

  • Enio Rigoni
    2012-11-22T19:43:55

    Esse tipo de engodo sempre existiu. Em qualquer loja que promove "liquidação", desconto até 70%, os preços já foram aumentados com antecedência. Outra prática, o tal de "desconto IPI linha branca", quem fica com o desconto é a loja e não o "nós trouxas" consumidores. CADÊ O PROCON...............

  • Elisangela Paniagua
    2012-11-22T19:19:05

    Isso é obvio, acontece muito, com as tais promoções de tantos % de desconto. Trabalhei em lojas de shopping e sempre fazíamos isso. Fica esperto consumidor, pra não trocar gato por lebre.

  • Higor Vieira
    2012-11-22T23:22:50  

    Isso ae é pela internet ou pelas lojas mesmo

    recentes

    populares

    • Higor Vieira
      2012-11-22T23:22:50  

      Apenas compras online !

  • Paulo Zukerman
    2012-11-22T20:36:22  

    Estratégia mais antiga do mundo. Quem pesquisa desconto ao invés de preço, sempre paga o pato. A mesma coisa quem não observa juros, frete, ou qualquer outra taxa embutida.

    recentes

    populares

    • Paulo Zukerman
      2012-11-22T20:36:22  

      Falou tudo !!!!!!!

  • Reinaldo Roxo
    2012-11-23T04:51:43  

    Black friday o caral... o povo precisa mudar a mentalidade, mudar de perspectiva do Eu para o Nos, ainda pensamos com a cabeca do Colonizador, acorda Brasil.

    recentes

    populares

    • Reinaldo Roxo
      2012-11-23T04:51:43  

      Comunista detected.