29/11/2012 17h41 - Atualizado em 29/11/2012 18h20

Windows Phone 8 ganha primeiro malware pelas mãos de adolescente

Aline Jesus
por
Para o TechTudo

O Windows Phone 8 pode ter um grande problema pela frente: um malware supostamente criado por um indiano de apenas 16 anos. Shantanu Gawde garantiu que conseguiu quebrar o código do novo sistema operacional da Microsoft, demonstrando como fez o hack em um evento chamado MalCon Security Conference, em um evento nesta última semana, em Nova Deli.

Homescreens do Windows Phone 8. (Foto: Homescreens do Windows Phone 8.)O novo sistema operacional móvel da Microsoft teve seu primeiro malware desenvolvido (Foto: Divulgação)

Gawde, que se tornou um desenvolvedor de aplicativos certificado pela Microsoft aos sete anos, é considerado um dos maiores especialistas da região e ficou bastante conhecido como o “hacker ético mais jovem” da Índia. Portanto, a expectativa para ver o que ele conseguiu fazer com o Windows Phone 8 é grande. Inclusive porque, até o momento, não foram reveladas muitas informações sobre a invasão do sistema.

Jovem indiano garante ter hackeado o Windows 8 (Foto: Reprodução) (Foto: Jovem indiano garante ter hackeado o Windows 8 (Foto: Reprodução))Jovem indiano garante ter hackeado o Windows 8
(Foto: Reprodução/Phone Arena)

A apresentação de Shantanu na conferência vai demonstrar diversos assuntos, como as “técnicas para infectar o Windows Phone, como roubar contatos, fazer upload de fotos de um aparelho sem autorização do dono, pegar dados privados de usuários, além de acesso a mensagens e etc”. Resta saber se tudo isso é feito com aplicativos mal-intencionados, que enganam o consumidor, ou somente explorando falhas do sistema.

Tem alguma dúvida de tecnologia? Entre no Fórum do TechTudo!

“A Microsoft está ciente desta apresentação, mas nenhum detalhe foi compartilhado conosco. Como sempre, vamos investigar quaisquer problemas que possam ser revelados e vamos tomar as ações necessárias para proteger nossos consumidores”, explicou Dave Forstrum, diretor da Turstworthy Computing, explicando que a Microsoft já está atenta à palestra do menino.

Este não é o primeiro malware que o jovem hacker consegue desenvolver aproveitando falhas da empresa norte-americana. Em 2011, na mesma feira de tecnologia, o indiano demonstrou uma tática de invasão utilizando o reconhecimento gestual do Kinect.

Via Phone Arena e Neowin

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Leonardo Oliveira
    2012-12-02T23:08:02

    Só vai pegar virus os idiotas que instalarem aplicativos por fora da Windows Phone Store, afinal de contas a loja do Windows Phone é muito bem controlada pela Microsoft ao contrário da Google Play que a Google permite que os desenvolvedores postem qualquer App malicioso.

  • Andre Candido
    2012-11-30T07:22:00

    Cara ! O que dizer sobre isso ? kkkkkkkkkkkkkk......... E depois só Android tem virus ! kkkkkkkkkkk...... Chupa Microsoft, vai pagar com a lingua.

  • Adan Scaramelo
    2012-11-30T01:44:48

    Cadê os modinhas dizendo que virus soh da em android.... xDDD

  • Diego Lima
    2012-11-29T22:59:35

    Qualquer sistema pode ser hackeado... Só é preciso tempo e conhecimento para fazer isso.

  • Alexandre Ísola
    2012-11-29T21:38:51

    Legal. Vírus, malwares etc são sinal que o WP já começa a chamar atenção dos hackers.

  • Leandro Cavalcanti
    2012-11-29T21:31:30

    Para as pessoas que diziam aqui que o wp8 não tinha olha ai a BOMBA.É o que eu digo smart é pra quem sabe usar não para noobs.

  • Bruno Monteiro
    2012-11-29T18:01:16  

    Não sei de onde tiraram o prodígio, não é tão complexo quanto aparenta ser...

    recentes

    populares

    • Bruno Monteiro
      2012-11-29T18:01:16  

      Tu fazia o que com 7 anos de idade? Ele já sabia desenvolver dentro dos padrões aceitaveis para MS... Sim, é um prodígio. E outra, se não é tão complexo quanto aparenta ser, pq tu não quebrou o sistema de segurança do Windows 8? Parem de tirar os méritos das pessoas, apenas aceitem que elas hoje são melhores que você e corra atrás para tentar supera-las.

    recentes

    populares

    • Bruno Monteiro
      2012-11-29T18:01:16  

      Lucas Baumgart POdescre cara ,

  • Kleuton Webexpert
    2012-11-30T09:51:40  

    Sempre existe um sacana para estraga a brigadeira, é como aquele amigo chato que só sabe perturba ! Acho que esse caras fazem isso só para a Microsoft/Google/Apple contrata-los.... mais quem confia? Cara vão fazer o que preste, é minha opinião! Obs.: Uso iOS tão pouco defendo qualquer sistema.

    recentes

    populares

    • Kleuton Webexpert
      2012-11-30T09:51:40  

      Amigo, não sei se você entendeu. O garoto é um "hacker ético". Ele já é associado à Microsoft. Se fosse uma ação mal intencionada, você realmente acha que ele daria uma palestra sobre isso? Todas as empresas fabricantes de software contratam pessoas desse tipo, que conseguem encontrar brechas de segurança. Para quê? Justamente para corrigir esses erros, antes que as pessoas erradas consigam. O trabalho dele é extremamente importante. São pessoas como ele que garantem que o seu iOS não vai ser invadido tão cedo por um hacker.