Internet

10/12/2012 09h24 - Atualizado em 10/12/2012 09h47

Ada Lovelace, primeira programadora da história, ganha Doodle

Carolina Ribeiro
por
Da redação

Nesta segunda-feira (10/12), o Doodle do Google faz homenagem a primeira programadora da história, Ada Lovelace, que completaria hoje o seu 197º aniversário. Ela ficou famosa por desenvolver o primeiro algoritmo interpretado por uma máquina.

Já seguiu o @TechTudo_oficial no Instagram?

Ada Lovelace é homenageada por Doodle do Google (Foto: Reprodução/Google)Ada Lovelace é homenageada por Doodle do Google (Foto: Reprodução/Google)

A inglesa Ada Augusta Byron King nasceu em 10 de dezembro de 1815 e se casou com 20 anos, quando recebeu o título de Condessa de Lovelace. Foi com esse sobrenome que mais tarde ela ficaria conhecida no mundo como a primeira programadora.

Lovelace começou a sua história como programadora quando conheceu, aos 17 anos, o matemático Charles Babbage, que tinha o objetivo de construir uma máquina analítica. A condessa se interessou pelo projeto dele e começou a estudá-lo. Ela fez um algoritmo para calcular números Bernoulli com o uso da máquina de Charles Babbage. Com isso, a inglesa criou o primeiro programa de computador do mundo. Como o projeto não foi produzido, o Museu da História do Computador, em Londres, o concluiu somente em 2002.

Comente sobre os Doodles criados pelo Google no Fórum do TechTudo! Aproveite para tirar dúvidas também!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Jônatas Godoy
    2012-12-10T10:33:54

    Franz, existiram outras - Talvez Lilith tenha sido a primeira. E Ada Lovelace é, com certeza, uma revolucionária.

  • Franz Galatowitsch
    2012-12-10T10:09:26

    vivendo e aprendendo,morreu jovem...e na minha ignorancia...talvez a primeira grande mulher...