Internet

18/12/2012 11h18 - Atualizado em 18/12/2012 11h21

Android está vencendo a 'guerra' contra o iOS, diz diretor do Google

João Kurtz
por
Para o TechTudo

O diretor do Google, Eric Schmidt, acredita que a guerra travada entre sua companhia e a Apple, no mercado de smartphones, está quase acabada. Para ele, a vitória já é do Google.

Diretor do Google afirma que guerra contra Apple está praticamente ganha (Foto: Divulgação)Diretor do Google afirma que guerra contra Apple
está praticamente ganha (Foto: Divulgação)

Um relatório da empresa de pesquisa IDC mostrou que o número de dispositivos com Android representou 75% da demanda do mercado mundial no terceiro trimestre de 2012, enquanto o iOS ficou em segundo lugar com 14,9%. No mesmo período de 2011, o Android possuía 57,5%, contra 13,8% do concorrente.

Schmidt comparou o embate entre as duas empresas com a disputa entre a Apple e a Microsoft há 20 anos, pelo mercado de sistemas operacionais. “É uma grande mudança de plataforma, mas estamos vencendo esta guerra”, afirmou.

O diretor acrescentou que o Google está confiante em sua habilidade de atrair usuários e anunciantes. Como hoje as pessoas dependem mais de dispositivos móveis, deixando computadores tradicionais em segundo plano, o Google tem usado a estratégia de ceder a receita para seus parceiros responsáveis pelo hardware – como a Samsung.

Este sacrifício, explica Schmidt, é possível por que gera mais demanda por publicidade e outros serviços de internet que, a longo prazo, beneficiam o Google. “No final, nós teremos uma fatia maior do mercado, não perfeitamente controlado e não perfeitamente gerido em virtude de sistemas abertos”, explicou.

Veja quais são os melhores Android por até R$ 500, segundo a opinião dos usuários do fórum

Este seria uma das razões que levam o Android a crescer no mercado. Todo ano o número de aparelhos com o sistema operacional do Google que chega ao mercado é maior que os que contém o iOS, afinal o sistema é limitado apenas aos aparelhos da Apple. A mesma estratégia foi usada pela Microsoft, ajudando a popularizar o Windows 20 anos atrás.

Via Cnet.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Jose Alves
    2013-01-22T20:56:27

    o motivo que tem muito android eque o iphone e muito caro, comprei o sansung galaxy s3 e nao gostei agora tenho iphone 5 32g

  • Raphael
    2012-12-19T15:16:12

    ""Schmidt comparou o embate entre as duas empresas com a disputa entre a Apple e a Microsoft há 20 anos, pelo mercado de sistemas operacionais..."" A apple não aprendeu a lição rsrs...

  • Raphael
    2012-12-19T14:56:11

    Hugo Naves e Paulo, O Android é apenas um, quem personaliza são as empresas dos gadgets. A fama ruim do Android é por culpa dessas empresas que personalizam o SO de qualquer maneira. Reconheço que a equipe do Android é muito superior a da Apple pelo fato deles terem criado um sistema genérico para inúmeros aparelhos. Se fosse um sistema fechado, garanto que o Adnroid seria top. Não é querendo puxar saco, tenho android e ios. Esta última atualização do S3 que estava assistindo ficou espetacular! Até o momento a Apple está parada no tempo relançando aparelhos exatamente iguais a versão anterior.

  • Yuri Santos
    2012-12-19T08:35:07

    Diferente da Apple, o Google quer disseminar sua sistema, quer que a massa seja atraída e que TODA a população faça uso de seus serviços. A apple não, ela é elitista e restrita, dessa forma não adianta comentários como: "Mais a Apple é melhor, a Apple blá blá blá" O que está em questão são vendas, e market share, e não pesquisa qualitativa pra consumidores fãs... O Google tá na frente em market share e pronto, agora sobre ser a Apple a mais rica e tals... Cara o Google começou tem "praticamente pouco tempo" a Apple criou, CRIOU computadores, ela veio antes é normal que seja mais rica.

  • Edward Dick
    2012-12-18T18:39:13

    Não desmerecendo o androide que e muito bom (apesar de eu preferir o iOS), essa de dizer que e melhor por que tem em mais celulares e balela, desde quando quantidade e significado de qualidade??? outra o androide esta am varios celulares dos de entrada aos top de linha enquanto o iOS e somente no iphone, o google faz muita coisa bem legal e inova e o androide e muito bom mas e chamar agente de burro em dizer que quantidade e sinonimo de qualidade, bastava dizer o androide e bom e eu acreditaria. pronto, camisa de politico tem aos montes mas e ai.. tu usa?

  • Alexsander Macedo
    2012-12-18T14:21:48

    só seria guerra se o sistema da apple fosse aberto a outras empresas como é do google... é proprietário e muito bem fechado. Ao contrario do android que qualquer empresa adequa a sua necessidade e colocar num hardware qualquer.

  • Bruno Arjonas
    2012-12-18T18:19:27  

    grande coisa, o ios é muito melhor que o android e a apple é mais rica que o google e a microsoft juntas...

    recentes

    populares

    • Bruno Arjonas
      2012-12-18T18:19:27  

      mal vc sabe que o Bill Gates tem uma grande porcentagem das ações da Apple, portanto comprando produtos da Microsoft ou Apple vc vai ta dando dinheiro para o msm cara rsrs

  • Eduardo Souza
    2012-12-18T13:46:14  

    O Android só está com esse avanço porque o Hardware que ele roda é variado.. de preços mais acessíveis que um Iphone.

    recentes

    populares

    • Eduardo Souza
      2012-12-18T13:46:14  

      97,6% dos celulares com Android são abaixo de "um lixo". Os únicos que realmente prestam são os High-ends, estes sim são Androids excelentes.

  • Paulo Lodi
    2012-12-19T12:06:49  

    Não vejo vantagem nenhuma em "estar ganhando esta guerra". O Android equipa centenas de smarts bons e ruins no mundo. Quem quer lançar um smart não pensa, usa o Android, qualquer versão. O iOS equipa somente os aparelhos da Apple. Concordo com o Andre quando ele fala da bagunça do Android e do crescimento inevitável do WP. É cada um na sua, ficando a escolha por conta do usuário. No meu caso, prefiro de longe o iOS.

    recentes

    populares

    • Paulo Lodi
      2012-12-19T12:06:49  

      Disse tudo.. Hoje existem milhares de aparelhos que usam o sistema android, em suas várias versões... Comparar um sistema que roda somente em alguns smartphones (iOS - Smartphones Apple) com um sistema que roda em milhares de smartphones diferentes?! Sendo assim, se conclui a potencia que a apple tem no mercado, não? Se um sistema que roda em meia duzia de aparelhos bate um sistema que roda em milhares de aparelhos... Qual seria melhor? No meu caso também, o android ainda tem que melhorar MUITO para se comparar ao iOS...

    recentes

    populares

    • Paulo Lodi
      2012-12-19T12:06:49  

      Hugo Naves concordo com o IOS eu acho muito bom... mas tb acho q a apple deveria evoluir o iphone... Bateria irritante q não dura nada... pra q fazer o iphone 5 tão fino? Desnecessário... Faz com uma bateria q dura o dia todo no 3g... um jogo em 3d então come ela em uma hora. E o tamanho da tela tb... tinha q ser uns 4,5... esse papinho de usar com uma mão é desculpa... Quem digita com uma mão só??? se vc tem dois dedões pra q equilibrar o celular com uma mão e um dedão só? Uma coisa é exagerar e fazer 5 polegadas q nem cabe no bolso, mas 4,5 é justo! De resto está muito bom!

  • Andre Luiz
    2012-12-19T10:30:18  

    Acredito que o WP vá ganhar seu espaço nesse buraco entre a elitista Apple e a bagunça do Android. E antes que alguém me malhe, bagunça porque esse sistema roda em qualquer aparelho, existem trocentas versões, não existem requisitos mínimos, e hoje é a maior fonte de vírus. WP está bem estável e funcional, com um preço mais acessível (hoje um Lumia 800 custa R$ 800). Para quem ainda não conhece compensa bastante.

    recentes

    populares

    • Andre Luiz
      2012-12-19T10:30:18  

      Andre, você pelo visto não é da área de TI (isso eu afirmo). O android é um sistema gratuito feito para qualquer aparelho, quem queima o filme são as empresas que personalizam ele de qualquer forma. WP tem muito chão pela frente, acredito que ela passe a Apple e fique em segundo, mas ganhar do Android eu acho dificil. Ouvi uma vez falarem em fazer um SO Android fechado. Se fizerem um Android fechado, adeus IOS que parou no tempo depois da morte de Jobs. Já o WP não sei, a empresa é referência no mercado com suas tecnologias acredito que fique em segundo brigando com o Android.

    recentes

    populares

    • Andre Luiz
      2012-12-19T10:30:18  

      Sou usuário do Android em um Galaxy Note, mas digo a vocês que o mesmo que aconteceu a 20 anos com a Microsoft volta a acontecer agora, a APPLE tem uma fatia menor, mas muito fiel e que gera uma receita absurda para a marca. Acredito que estes SO figuraram juntos (inclusive WP) no mercado por um bom tempo ainda.

  • Roberto Bareboin
    2012-12-18T14:55:06  

    O Android é um bom sistema operacional. O que estraga são as porcarias dos aparelhos asiaticos. A Samsung, LG, HTC e smartphones chineses fazem o sistema da Google parecer instavel e sem seguraça. Acho que só a americana Motorola não faz feio com o Android, mas os aparelhos sul-coreanos e chineses são uma...

    recentes

    populares

    • Roberto Bareboin
      2012-12-18T14:55:06  

      Penso a mesma coisa, tenho um galaxy note 2 e um iPhone 4, a fluidez do iPhone é incomparável. O hardware do galaxy note 2 é violento, mais peca muito na qualidade dos componentes e nos efeitos de pinça(zoom, aproximação em geral de páginas). Comprei o galaxy note 2 por ter uma tela gigante, uso muito para vídeos, mas no conjunto da obra acho melhor usar meu iPhone 4...

  • Rodrigo Lins
    2012-12-18T12:03:47  

    Dúvido que o presidente da Google vai fazer o que o Tio Bill Gates fez quando a Apple tava no fundo do poço. kkkk

    recentes

    populares

    • Rodrigo Lins
      2012-12-18T12:03:47  

      o Tio Bill só fez... pq tinha culpa no cartório hehehehe... estava sendo processado, foi um acordo que beneficiou os dois, principalmente a apple.

    recentes

    populares

    • Rodrigo Lins
      2012-12-18T12:03:47  

      Vai sobrar pro Chapolin Colorado!