Celular

10/12/2012 10h07 - Atualizado em 11/12/2012 12h43

Apple quer registrar patente de recarga sem fio do Lumia 920 e Nexus 4

João Kurtz
por
Para o TechTudo

O Nokia Lumia 920 e o Google Nexus 4 apresentam, entre suas principais características, a adoção de novas tecnologias de carregamento sem fio. Ambos os smartphones chegaram às lojas em novembro. Porém, isso não impediu a Apple de tentar patentear a ideia, afirmando que sua tecnologia de ressonância magnética é nova e sua aplicação pode revolucionar a indústria.

Uma página da aplicação de patente da Apple para o carregamento sem fio (Foto: Divulgação)Uma página da aplicação de patente da Apple para o carregamento sem fio (Foto: Divulgação)

A aplicação da patente requerida pela fabricante se refere à habilidade de carregar um dispositivo a uma distância de até um metro. O processo, porém, não exige proximidade entre a base e o aparelho, como no caso do Nexus 4 e do Lumia 920. O registro da tecnologia foi enviado em novembro de 2010.

Tem alguma dúvida de tecnologia? Entre no Fórum do TechTudo!

Uma patente semelhante foi solicitada pela empresa WiPower em 2008. Esta companhia foi comprada pela Qualcomm que, juntamente com Samsung e outras empresas, forma a Alliance for Wireless Power (Aliança por Energia Sem Fio). O grupo alega que o carregamento sem fio é uma característica importante de seus produtos, que permite que os dispositivos sejam carregados dentro do bolso ou enquanto o usuário caminha.

Via Tom's Hardware

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • João Gonçalves
    2012-12-11T19:44:21

    a apple quer patentear uma tecnologia q nem usa, se eu tinha algum respeito pela apple, perdi agora

  • Rafael Pereira
    2012-12-11T10:45:50

    A Apple quer patentear tudo até coisa que ela não usa só pra outras companhias não poderem usar baita sacanagem só porque não conseguem evoluir seus produtos querem atrapalhar os dos demais esse ultimo iPhone e ridiculo é praticamente igual ao seu antecessor ta loco tão cheio de medo pois quando chegar o galaxy s4 esse ao iPhone vai ser deixado de lado poisé muito inferior e bem mais caro!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • Felippe Souza
    2012-12-11T10:07:04

    Avá Viu Apple Vocês que patentear, algo que vocês nunca usaram, só quem pode patentear esse modo de carregamento sem fio é a Nokia ou a LG que foram os primeiros a usarem a tecnologia cada uma viu,

  • Richard Lopes
    2013-02-09T14:03:28

    pelo que eu sei o s3 ja carrega sem fio e o iphone que nem nfc tem e qualquer dia diz que foi eles que criaram quem nao cria copia e depois processa essa maça ja passou da validade sobrevive de uma epoca retrogada de glorias e seus ultrapassados seguidores

  • Ikehara Jorge
    2012-12-11T09:44:03

    O que acontece com outros equipamentos sensíveis a campos magnéticos dentro do raio de alcance deste carregador? O campo tem que ser poderoso pra alcançar 1m com potência suficiente para carregar o celular. Tirando estas brigas de patentes é muito legal se realmente chegar no mercado.

  • Willames Yano
    2012-12-11T08:51:26

    apple lixo!

  • Thiago Felix
    2012-12-11T08:36:52

    A cada noticia da Apple tenho mais vontade de vomitar em um IPhone! Os caras tentaram patentear a forma retangular com curvas nos cantos!!! Ah... para! E agora essa super novidade... a tecnologia existe para ser criada, explorada e aperfeiçoada por todos!

  • Caio Henrique
    2012-12-10T22:59:47

    Eles querem patentear a Teoria da Relatividade e as Leis de Newton também... Ahãm Apple, senta lá!

  • Guilherme Macedo
    2012-12-10T22:39:46

    Recarregamento por indução magnética existe há muito tempo, desde os primórdios dos estudos sobre eletricidade.

  • Taynara Reis
    2012-12-10T22:39:18

    Como assiiiiim??? Acho que se equivocaram aí, hein?

  • Carlos Junior
    2012-12-10T22:38:22

    matérias cada vez piores. Portal de tecnologia da UOL é mais serio

  • Luanfps
    2012-12-10T22:33:26

    Acho que vou me patentear, vai que a Apple me processa...

  • Diego Cavalcante
    2012-12-10T14:22:36  

    Depois dessa, não volto mais nesse site.

    recentes

    populares

    • Diego Cavalcante
      2012-12-10T14:22:36  

      Flw. Vai fazer uma grande diferença mesmo... kkk Só que não.

  • Diego Cavalcante
    2012-12-10T14:21:27  

    Que mentira TechTudo, a patente a Apple é pra carregamento a distancia, o q realmente revolucionaria a industria, esse carregamento sem fio do nexus e do lumia 920 é ridículo, você tem que colocar o celular em uma base que está conectada por um fio. O que não muda nada em relação ao carregamento normal. Me dá uma vantagem disso. Agora carregar o celular enquanto anda com ele pela casa, isso sim é carregamento sem fio.

    recentes

    populares

    • Diego Cavalcante
      2012-12-10T14:21:27  

      "...Uma patente semelhante foi solicitada pela empresa WiPower em 2008." Esse trecho é bem claro para mim. Já vi que você Diego Cavalcante é um fãboy da Apple, pq nem pra ler direito a matéria leu...

    recentes

    populares

    • Diego Cavalcante
      2012-12-10T14:21:27  

      lê antes caro abestado

  • Diego Cavalcante
    2012-12-10T14:26:03  

    Esse artigo faz de tudo pras pessoas acreditarem que a Apple ta tentando patentear uma coisa que já existe, me mostra um celular que carrega a um metro de distancia e não em cima de uma base que está conectada a um fio que eu retiro o comentário. Vergonhoso esse site.

    recentes

    populares

    • Diego Cavalcante
      2012-12-10T14:26:03  

      Essa tecnologia que a Apple diz que vai revolucionar existe há mais de um século.

    recentes

    populares

    • Diego Cavalcante
      2012-12-10T14:26:03  

      Mas é exatamente isso! A Apple está tentando patentear uma tecnologia que já existe, assim como a Microsoft patenteou o Virtual Desktop, que existia desde 1970 (antes mesmo da Microsoft existir!).

  • Bruno Soares
    2012-12-10T12:59:43  

    Vou aproveitar pra respirar muito, vai que apple resolve patentear a respiração...

    recentes

    populares

    • Bruno Soares
      2012-12-10T12:59:43  

      Adriano Aviz, mas o sistema de patentes dos Estados Unidos é ridículo assim mesmo. Você pode patentear ideias genéricas que impedem o desenvolvimento tecnológico. A Microsoft, Apple e muitas outras já patentearam coisas absurdamente genéricas, o que impede a livre concorrência. Nesse ponto temos que aplaudir o Brasil, que só permite patentear mediante protótipo funcional, ou seja, tem que existir e ser viável e não se patenteia ideias.

    recentes

    populares

    • Bruno Soares
      2012-12-10T12:59:43  

      Ainda bem que aqui é assim mesmo, queria ver se a Apple ia patentear os quadrados com bordas redondas aqui... Apple lixo e caro...

  • Diego Sampaio
    2012-12-11T12:24:56  

    O grande problema é que as empresas concorrentes não respeitam a criação das outras. A apple meio que tomou medo de ver seus produtos sendo copiados e resolveu patentear até a poeira que circula os aparelhos. Se infelizmente não existe um orgão o qual dê um basta na "falta de criatividade" das outras empresas ao copiar a apple, só resta então fazer o que ela está fazendo mesmo. Sinceramente, eu não acho que seja a melhor opção, mas do jeito que as coisas são, só resta se defender fazendo isso mesmo.

    recentes

    populares

    • Diego Sampaio
      2012-12-11T12:24:56  

      Monsenhor Razão: Ta se duendo? Só porque a apple acertou em cheio o futuro dos telefones e hj colhe os frutos de sua genialidade as pessoas ficam procurando defeitos. O problema não é copiar e usar as inovações de outras empresas, e sim não pagar por usar elas como a samsung nunca pagou. A apple não inventou a tela touch, nem o processador, muito menos a bateria, mas ao junta-los em um aparelho fino, com um OS próprio de qualidade, muita criatividade e ousadia (na epoca do lançamento) eles acertaram "na mosca". Pessoas como você jamais enteria a real necessidade de se existir patentes.

    recentes

    populares

    • Diego Sampaio
      2012-12-11T12:24:56  

      Não consigo ficar calado ao ver um comentário ridículo e uma empresa mesquinha como essa e outras que também surgiram da "cópia" se assim posso dizer e patenteiam tudo. E se essa matéria é real. O conhecimento é universal e todos tem o direito sobre ele! É por isso que o mundo está "louco". Infelizmente fazem isso até com tecnologias em que proporcionam a cura.

  • Matheus Nunes
    2012-12-11T11:17:42  

    alguma dessas empresas deviam tentar fazer com que esses smartphones fossem carregados tambem a energia solar...enquanto vc estiver mechendo em algum deles no sol automaticamente ja ia carregando , mas sem a bateria viciar né.

    recentes

    populares

    • Matheus Nunes
      2012-12-11T11:17:42  

      o nokia já está desenvolvendo uma tecnologia assim, tem aqui mesmo no tecmundo uma matéria falando disso.

  • Iago Sousa
    2012-12-10T23:22:45  

    Primeiro: Tal tecnologia vai ser lançado junto com o iPhone 6, apesar de todos esperarem sair no 5S. Junto com um preço inimaginável, o qual esgotará nos primeiro minutos da pré-estreia pelos "AppleBoys" que não podem perder essa novidade por nada nesse mundo (apesar de não ser mais novidade). Segundo: Fiquei sabendo que a Apple revolucionou os meios de locomoção e criou algo que vai ser chamado de iRoda, a qual equipará todos os carros e será patenteada. E claro, será cobrada o quíntuplo do preço das atuais cópias.

    recentes

    populares

    • Iago Sousa
      2012-12-10T23:22:45  

      Rafael Malta Tentando pegar patente dos outros, e processando Deus e o mundo até eu fico rico.

    recentes

    populares

    • Iago Sousa
      2012-12-10T23:22:45  

      Rodrigo Perez kkkkkkkkkkkkkkkkkk, fato.