Celular

17/12/2012 18h54 - Atualizado em 18/12/2012 10h16

Claro lança 4G a R$ 100 com planos mínimos de 5 GB

Giordano Tronco
por
Para o TechTudo

A rede Claro 4G está oficialmente disponível desde o último dia 13. Por enquanto, apenas as cidades de Recife (PE), Campos do Jordão (SP), Paraty e Búzios (RJ) têm cobertura para a nova tecnologia - e ainda assim em apenas alguns bairros. O pacote mais barato custa R$ 217,30 e dá direito a 100 minutos para ligações com outras operadoras, SMS e voz ilimitado para números da Claro em todo o Brasil e o pacote dados de 5 GB. Após o limite, a velocidade é reduzida para 512 Kbps, sem custo adicional. 

4G já está funcionando no Brasil (Foto: Reprodução/Minha Operadora)4G já está funcionando no Brasil (Foto: Reprodução/Minha Operadora)

As quatro cidades são as primeiras a receber o novo plano de conexão móvel de alta velocidade, que, pela faixa de frequência comprada pela Claro, pode chegar a velocidade nominal de até 100 Mbps. Atualmente, a operadora se limita a dizer que a nova rede é "até 10 vezes mais rápidas que a 3G.

Plano 4G da Claro com pacote de voz (Foto: Divulgação)Plano 4G da Claro com pacote de voz (Foto: Divulgação)

Segundo a operadora, todas as cidades-sede da Copa das Confederações terão cobertura com a rede 4G até abril de 2013. Já as cidades-sede da Copa do Mundo terão acesso à tecnologia até o final do ano que vem.

Plano de dados 4G da Claro (Foto: Divulgação)Plano de dados 4G da Claro (Foto: Divulgação)

Para utilizar a tecnologia, a operadora está vendendo celulares com suporte à conexão 4G, como o Motorola RAZR HD, que sai por R$ 649,00, e o Samsung Galaxy SIII 4G, que sai por R$ 999,00, ambos no Claro Ilimitado 200 4G. A operadora também vai comercializar o modem Huawei E392 com chip 4G Max no Plano Claro Internet 5GB.

Modem USB e celular com chip 4G Max já estão à venda em Recife (Foto: Divulgação) (Foto: Modem USB e celular com chip 4G Max já estão à venda em Recife (Foto: Divulgação))Modem USB e celular com chip 4G Max já estão à venda em Recife (Foto: Divulgação)

A tecnologia 4G Max da Claro opera na faixa de 40 Mhz – o dobro do disponível atualmente no mercado -, mas chega inicialmente a Recife com apenas um quarto dessa capacidade. Em Campos do Jordão, Paraty e Búzios, que serviram de base para testes de conexão durante o ano, a rede 4G já está disponível no seu espectro total.

Claro 3G Max é mais rápido? Debate no fórum compara serviço de dados

A conexão 4G é a quarta geração de internet móvel. O sistema garante conexão móvel ultrarrápida para smartphones, tablets e laptops com modem USB. Mais veloz que sua antecessora, a 3G, a nova tecnologia permite assistir vídeos em alta definição através de serviços de streaming, realizar videoconferências e jogar games online.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Marlon Ferreira
    2012-12-19T12:36:13  

    Operadoras de telefonia acha que somos otários mesmo só pode. Se depender destes planos supercaros de 4g tenho certeza que o mercado de dispositivos móveis no Brasil caminhará lentamente a partir dos próximo anos,pois ninguém em sã consciência pagará por um lixo deste.

    recentes

    populares

    • Marlon Ferreira
      2012-12-19T12:36:13  

      Por mim tomara que ande, assim quem tem 4G navega no sossego dos 20mbs.

  • Maria Silva
    2013-01-07T18:35:17  

    mais uma enganação para o consumidor brasileiro, pagar um absurdo de 99 reais com pacote de dados de 5gb e nem a velocidade contrada é a informada, só diz que depois dos 5gb cai para 512kps, provavelmente mais um gato por lebre que o brasileiro terá que aturar.

    recentes

    populares

    • Maria Silva
      2013-01-07T18:35:17  

      4G pega 20mb fácil.

  • Tulio Rodrigues
    2013-04-25T02:14:37  

    Nem o GPRS é estável, 3G nem se fala, agora 4g? kkk é pra rir mesmo !

    recentes

    populares

    • Tulio Rodrigues
      2013-04-25T02:14:37  

      4G é ótimo sim. Acontece que nem o 3G, era ótimo, só ficou ruim depois da popularização.

  • Thiago Bordignon
    2013-09-27T13:26:12

    segundo regulamento precisa permanecer 1 ano no minimo na compra xperia xq por $300, planos minimo $99 ou seja , no ano $1188 + s $300 = $1488 sendo que celular desse é media $1300. Legal ne

  • Betinha Cunha
    2013-04-07T12:32:47

    Que absurdo estes preços. E ainda limitam o quanto vc pode usar. Lixo!

  • Hudson Vilela
    2012-12-18T23:06:46

    Não estou entendendo o motivo de tanta pressa para instalar a tecnologia 4G, no Brasil, pois a frequência da tecnologia 4G, brasileira não é compatível com as de outros países, aí eu quero ver como o turista vai fazer na Copa das Confederações, bem como na copa do mundo.

  • Fabio Nogueira
    2012-12-18T17:38:03

    Pagar quase a metade do salario minimo pra poder ver email e youtube no celular na rua, com risco de ser assaltado...

  • Rodrigo A.
    2012-12-18T15:43:39

    Brasil não tem nem 3G ainda e já estão enganando com 4G? Na verdade usamos (ou tentamos usar) um 2G MUITO pouco melhorado e que funciona muito mal. O que usamos como banda-larga aqui e pagamos um absurdo, em outros países eles usam no 3G!!

  • Ednei Oliveira
    2012-12-18T14:54:00

    infelizmente nao dá para mim, pagar mais de 200 conto por mes, e assim ter de ficar plantado no mesmo lugar para nao perder o sinal... hahahahaha só no brasil. 3g ao menos pega em mais lugares...

  • Marcos Sá
    2012-12-18T14:37:25

    Nem utilizamos direito o 3G, e já vem o 4G. Como sempre preços exorbitantes.

  • Rafael Santos
    2012-12-18T13:13:46

    Lamentável paga esse absurdo e usar só 10% da velocidade contratada..

  • Carlos Silva
    2012-12-18T13:07:03

    palaçada pagar 217 por um plano e ainda ter um limite de dados

  • João Felipe
    2012-12-18T11:27:35

    Pois é, bem-vindo ao país onde um plano para usar seu celular custa 1/3 do salario minimo! R$ 217,30! Absurdo! Mesmo que as operadoras reclamem dos impostos, ai também eles estão explorando!

  • Everton Celistre
    2012-12-18T09:04:17

    Lixooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo, vai de pior a uma droga!

  • Juca Pado
    2012-12-17T20:13:31

    Bora assinar saporra!!!

  • Ronaldo Campos
    2012-12-17T20:12:30

    lixo lixo

  • Samuel Franco
    2012-12-17T19:40:26

    O consumidor brasileiro deve ter cara de trouxa mesmo para a Claro fazer um plano ridículo desses com esse preço absurdo.

  • Renato Siqueira
    2012-12-18T14:48:31  

    Ilimitado 5GB??? Se é Ilimitado, mas tem limite, não cabe um processo? Por isso que o Brasil é essa bagunça... Faça-me o favor, viu?

    recentes

    populares

    • Renato Siqueira
      2012-12-18T14:48:31  

      É ilimitado sim... apos os 5GB voce continua utilizando a internet mas com velocidade mais baixa... é uma sacanagem com os consumidores mais ... =/

    recentes

    populares

    • Renato Siqueira
      2012-12-18T14:48:31  

      Philippe Pazinatto Como é ilimitado com "limitador" de velocidade? Pode ser ilimitado no quesito quantidade de dados utilizados, mas a velocidade que é o que interessa cai drásticamente e volta a funcionar como um 3G!

  • Luciano Gilio
    2012-12-18T13:41:25  

    "exploração" nome do meio da República Federativa do Brasil.

    recentes

    populares

    • Luciano Gilio
      2012-12-18T13:41:25  

      "República Explorativa do Brasil"

  • Rennan Oliveira
    2013-03-01T13:50:05  

    Bom, o preço do plano 119,90 tem preço justo, mas sem a franquia. Tenho claro 3G, em minha residência, o "3GMax" funciona e minha conexão chega tranquilamente a 5Mb Downstream e 2Mb Upstream melhor que muitas conexões ADSL instaladas por ai, em quase um ano de contrato nunca fui reduzido a velocidade e como não posso ter velox em minha residência coloquei um roteador 3G e estão todos usando em minha casa. A conexão é boa, da para ver youtube sem travar, acesso remoto jogos online (DOTA,BattleField, COD, e outros) e Downloads até 500kb's

    recentes

    populares

    • Rennan Oliveira
      2013-03-01T13:50:05  

      pagando o preço de uma de 35mb da gvt com franquia de 5gb... é ótimo mesmo.

  • Patrick Borges
    2012-12-22T18:25:51  

    A rede 3g ainda nem está completamente implementada no Brasil...

    recentes

    populares

    • Patrick Borges
      2012-12-22T18:25:51  

      Olha a facaaa!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    recentes

    populares

    • Patrick Borges
      2012-12-22T18:25:51  

      Breno Vitor Faca é o cabeça de morango aqui na tua bunda.

  • Darkus
    2012-12-18T17:33:28

    Limite só de 5GB para 4G É TOTALMENTE inútil! O que estes caras tem na cabeça?

  • Jean Costa
    2012-12-18T15:59:10  

    Sinceramente, é uma sacanagem esses planos das operadoras para os consumidores.. Se aproveitam da ignorância de seus clientes para venderem um produto cheio de limitações como ilimitado! Ter um plano de alta velocidade e utilizar apenas 5GB como essa velocidade é pegadinha do malandro ... Não vale o custo benefício!

    recentes

    populares

    • Jean Costa
      2012-12-18T15:59:10  

      depois cai para 256 kbps até o fim do mês.

    recentes

    populares

    • Jean Costa
      2012-12-18T15:59:10  

      100 mbps é muito boa a 3g plus da vivo é 5 mbps varia entre 3 e 5 e é muito boa