Fabricantes

18/12/2012 16h47 - Atualizado em 18/12/2012 16h48

Computadores terão sentidos como visão e olfato em cinco anos, diz IBM

Filipe Garrett
por
Para o TechTudo

Técnicos da IBM afirmam que, em cinco anos, computadores terão sentidos humanos, como olfato, visão e audição. Na perspectiva da empresa, esses avanços serão a "ponta de lança" da nova revolução da computação. As projeções da IBM fazem parte da tradicional lista “5 in 5″, onde a empresa elege suas cinco perspectivas de avanços tecnológicos para os próximos cinco anos.

Anualmente, IBM divulga suas previsões para os próximos cinco anos (Foto: Reprodução)Anualmente, IBM divulga suas previsões para os
próximos cinco anos (Foto: Reprodução)

Segundo a IBM, no futuro próximo, poderemos usar nossos equipamentos como extensões de nossos sentidos. Você poderá sentir detalhes da textura de uma superfície remotamente, através de seu smartphone. Ao comprar uma peça de roupa, por exemplo, poderá usar o aparelho para sentir o tecido na pele.

Para a empresa, o sentido de visão em nossos celulares e computadores poderá ir muito além daquele que nós, humanos, experimentamos. As máquinas poderiam reconhecer padrões complexos na pele das pessoas para encontrar indícios de câncer de pele em desenvolvimento, por exemplo.

Até aqui, as tecnologias envolvidas não são muito distantes da realidade atual. A IBM sonha mais alto quando fala sobre capacidades auditivas e de olfato das máquinas do futuro. Em termos de som, o texto menciona que, no futuro, nossos computadores serão capazes de emitir sons em frequências ultrasônicas para alto-falantes específicos. Algo assim poderia ser usado em uma multidão: sem fios, um sistema de som ultrasônico enviaria sons ao seu smartphone que só você poderia ouvir, sem uso de fios e redes wireless.

Em termos de olfato e paladar, a IBM vê um futuro onde nossos aparelhos poderão sentir, literalmente, algo podre no ar. A percepção de ar contaminado poderia ser muito útil em hospitais, e mesmo no cotidiano, identificando alimentos estragados antes do odor se alastrar. Em termos de paladar, nossos computadores e celulares poderiam ser usados como ferramentas para a criação de menus adequados ao nosso perfil, preferências e necessidades por determinados nutrientes específicos.

Via Neowin

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Paulo Cesar
    2012-12-20T17:58:24

    Será o princípio dos robôs domésticos. Não duvidem da IBM é uma empresa grande, séria e competente.