14/12/2012 16h15 - Atualizado em 14/12/2012 16h15

Conheça Robert Buelteman, o fotógrafo que trabalha sem câmera

Raquel Freire
por
Para o TechTudo

Se você acha que é impossível tirar foto sem câmera, talvez se surpreenda com o trabalho do americano Robert Buelteman. Em seu livro “Signs of life”, o fotógrafo reúne 30 imagens capturadas a partir da Kirliangrafia, técnica criada em 1939 que consiste em colocar um objeto sobre uma placa fotográfica e aplicar descargas elétricas – neste caso, de 80 mil volts.

Ciclame-da-pérsia fotografada por meio de choque elétrico (Foto: Reprodução/Robert Buelteman)Ciclame-da-pérsia fotografada por meio de choque elétrico (Foto: Robert Buelteman)

A obra, publicada em 2009, junta fotografias dos ensaios ‘Through the green fuse’, ‘Sangre de Cristo’ e ‘Rancho Corral de Tierra’, produzidos entre 1999 e 2007. Nos três, o artista usou plantas e galhos coletados na reserva biológica de Jasper, próxima à Universidade de Stanford, Califórnia, onde trabalha.

Para obter o resultado visto aqui, Buelteman primeiramente precisou “afinar” as flores e folhagens, com o auxílio de um bisturi, até que ficassem praticamente transparentes. As amostras foram então fixadas em filme e cobertas com uma tela de difusão, posicionada sobre uma chapa de metal imprensada por duas peças de acrílico, que flutuam em silicone líquido.

Quando todo esse aparato recebe o choque, os elétrons “pulam” da chapa de metal através do silicone e da amostra. A consequência é a formação de uma imagem feita com luz branca brilhante, que atravessa uma fibra óptica da largura de um fio de cabelo humano. E tudo tem que ser feito na mais completa escuridão, o que aumenta ainda mais a dificuldade do processo. É preciso até 150 tentativas para produzir um único retrato.

Pela complexidade do método, fica evidente que Buelteman se trata de um apaixonado pelo que faz. “Este projeto e os desafios enfrentados na criação de uma só imagem me despertam. O que os outros podem considerar como trabalho duro, eu vejo como uma oportunidade de auto-expressão e contribuição”, declara o artista, que descobriu seu interesse pela fotografia ainda criança.

'Fallen lichen', foto de líquens tirada com descarga de 80 mil volts (Foto: Reprodução/Robert Buelteman) (Foto: 'Fallen lichen', foto de líquens tirada com descarga de 80 mil volts (Foto: Reprodução/Robert Buelteman))'Fallen lichen', foto de líquens tirada com descarga de 80 mil volts (Foto: Robert Buelteman)
Alachofra do ensaio 'Through the green fuse' (Foto: Reprodução/Robert Buelteman) (Foto: Alachofra do ensaio 'Through the green fuse' (Foto: Reprodução/Robert Buelteman))Alachofra do ensaio 'Through the green fuse' (Foto: Robert Buelteman)
Pétalas de mostarda indiana fotografadas com  Kirliangrafia (Foto: Reprodução/Robert Buelteman) (Foto: Pétalas de mostarda indiana fotografadas com  Kirliangrafia (Foto: Reprodução/Robert Buelteman))Pétalas de mostarda indiana fotografadas com Kirliangrafia (Foto: Robert Buelteman)
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Caio Teixeira
    2012-12-18T08:45:34

    Acho que rola uma ilusão de óptica sim viu...se olhar fixamente para o centro da foto as cores se movem....

  • Diego Sampaio
    2012-12-17T17:22:43  

    É impressão minha ou a última foto parece balançar de verdade?????

    recentes

    populares

    • Diego Sampaio
      2012-12-17T17:22:43  

      Acho que rola uma ilusão de óptica sim viu...se olhar fixamente para o centro da foto as cores se movem...