Internet

02/12/2012 11h53 - Atualizado em 17/12/2012 18h20

'Garota Desastre' é celebridade das catástrofes; conheça o meme

Raquel Freire
por
Para o TechTudo

A "Garota Desastre" – ou "Disaster Girl", seu título original – é um meme baseado na foto de uma menina que sorri "diabolicamente" enquanto uma casa está pegando fogo, passando a impressão de que ela é a responsável pelo incêndio. A partir desta imagem, os internautas começaram a fazer montagens com a garota em fotografias de grandes catástrofes, de maneira similar ao meme Nana Gouvêa, que "explodiu" em outubro.

Já seguiu o @TechTudo_oficial no Instagram?

Foto que originou o meme Garota Disastre (Foto: Reprodução)Foto que originou o meme 'Garota Desastre' (Foto: Reprodução/Know Your Meme)

A protagonista do viral chama-se Zoe. Apesar de aparentar um acidente, as chamas eram apenas parte de um treinamento do corpo de bombeiros local. O exercício aconteceu a duas quadras da casa da criança, na Carolina do Norte, Estados Unidos. Ao observar o treino, o pai da menina, Dave Roth, chamou a filha para tirar a foto e acabou criando um dos memes mais populares da web.

Montagem com alguns memes criados com a 'Garota Desastre' (Foto: Reprodução) (Foto: Montagem com alguns memes criados com a 'Garota Desastre' (Foto: Reprodução))Montagem com alguns memes criados com a 'Garota Desastre' (Foto: Reprodução/Know Your Meme)

O episódio ocorreu em janeiro de 2004, mas foi só em 2007 que o fotógrafo fez o upload da imagem com a legenda “Firestarter” (algo como incendiária, em tradução livre). Ela não recebeu muita atenção até novembro do mesmo ano, quando Roth submeteu a foto a uma competição organizada pela "JPG Magazine" na categoria "captura de emoção".

O retrato foi selecionado e publicado na edição de fevereiro/março de 2008. Em novembro, o post da revista com esta foto já havia registrado 95 mil visualizações. Mas foi a partir da divulgação no site BuzzFeed, em outubro de 2008, que Zoe se tornou uma celebridade dos desastres. Desde então, seu rosto já estampou inúmeros acidentes, como a explosão da bomba de Hiroshima, o pouso forçado do avião da US Airways no rio Hudson e o naufrágio do Titanic.

Tem alguma dúvida de tecnologia? Entre no Fórum do TechTudo!

Via Know Your Meme

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Francisco
    2012-12-03T14:37:39

    Próxima Matéria exclusiva " A LUIZA ESTA NO CANADÁ"

  • Luiz Gustavo
    2012-12-03T16:30:33

    O pessoal do Techtudo estão usando 386 dx 40 e internet discada....só pode!

  • Haley Melo
    2012-12-03T15:26:55

    aff que coisa velha , daqui a pouco o g1 vai divulga ''Eliza samúdio acaba de morreu ''

  • Marcos José
    2012-12-03T15:40:00  

    Eu li "Disastre" no comentário da primeira foto ou estou vendo coisas???

    recentes

    populares

    • Marcos José
      2012-12-03T15:40:00  

      É que na ortographia do século XX, quando foi escrita esta matéria, esta era a graphia da palavra... Não se assuste, Marcos, pois foi utilizado o mata-borrão na tinta, e ela não manchará a tela de seu computador;

    recentes

    populares

    • Marcos José
      2012-12-03T15:40:00  

      Como você é antiquado. Essa é a grafia correta que a geração Facebook usa. Eles colocam cedilha em tudo, Não çe priocupam çe excreve dezastre, disastre ou dezastri. É disso para pior.

  • THAÍS CARDOSO
    2012-12-03T15:37:08

    Oh techtudo voces estao bem atrasados, essa foto ja virou "sucesso" de internet ha muito tempo!

  • Kadu Eskanazi
    2012-12-03T15:16:35

    C esta velha materia....G1 e o novo meme do proprio G1 kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Caio Pacheco
    2012-12-03T13:45:20

    nossa... novinho esse ae ehm ¬¬'

  • Melissa Rios
    2012-12-03T11:49:22

    Este Meme é mais velho que minha avó!

  • Marcos Acéfalo
    2012-12-03T11:24:55

    Não perceberam leitoras??????? Essa seria uma "OPERAÇÃO ABAFA NANA GOUVÊA" ????? A Nana Gouvêa que é a verdadeira "Garota Desastre" após ter pousado sensual depois do último furacão nos USA e ter perdido a maioria dos contratos, porque quem vai querer associar uma imagem como a dela, que representa um desastre, a alguma marca? .... Muito mal elaborada essa reportagem... parece que a GLOBO está apostando em estagiários mal informados...

  • Carlos Motta
    2012-12-03T10:28:25  

    Pessoal do Techtudo, feliz 2010 pra vocês! Não esqueçam que no ano que vem sai o Windows 7, tão aguardado SO. ...e que surpresas nos reserva o Iphone 4? Steve Jobs tá esbanjando saúde! Ele certamente vai comandar a Apple até 2020! Só que não, né...

    recentes

    populares

    • Carlos Motta
      2012-12-03T10:28:25  

      kkkkkkksuper atualizados!!!

    recentes

    populares

    • Carlos Motta
      2012-12-03T10:28:25  

      melhor comentario ate agora hahahaha

  • Eduardo Urbano
    2012-12-03T09:41:37

    Nossa, muito old! Precisa nem visitar esses sites específicos pra conhecer esse meme, só ir ao Facebook que já dá pra ver pessoal postando isso há séculos. F5 em vocês do Techtudo, hein

  • Betão
    2012-12-03T09:25:45

    Que vontade de apertar as bochechas dessa menina.

  • Maria Tojeiro
    2012-12-03T07:56:55

    Já desapareceu desastre com "i"? Se não, conserta logo, por favor.

  • Alexandro Takahashi
    2012-12-03T01:51:58  

    quem escreveu a materia estava em coma kkkkkk

    recentes

    populares

    • Alexandro Takahashi
      2012-12-03T01:51:58  

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk boa

  • Jon Snow
    2012-12-03T01:28:16

    Vocês tão atualizados heim? auhauhahuahuhua

  • Demetrio Oliveira
    2012-12-03T01:21:31

    Vira Hit? DE QUANDO É ESSA REPORTAGEM? DÉCADA DE 80? Porram, faz anos que essa menininha é meme.. Pra onde mando currículo?

  • Armando Andres
    2012-12-03T00:19:50

    isso virou meme faz seculos. que site mais atrasado.

  • Rai Costa
    2012-12-02T23:35:48

    meu deus, mais velho que a internet isso

  • Ulisses
    2012-12-02T23:26:33

    old but old

  • Rafaela Liebel
    2012-12-02T23:03:10  

    Vira hit? Ou foi hit em 2009? Globo, deixe o humor para a internet, a sociedade já é obrigada a suportar a zorra total.

    recentes

    populares

    • Rafaela Liebel
      2012-12-02T23:03:10  

      kkkkkkk mais velho q comer cabra!

  • Camilla Daniela
    2012-12-02T22:53:53

    kkkkkkk é a Nana Gouveia mirim

  • Rodrigo Nunes