Tablet

18/12/2012 15h01 - Atualizado em 18/12/2012 19h17

Gradiente lança 'IPHONE' com Android e vira piada na Internet

Allan Melo
por
Da redação

A Gradiente começou a vender nesta terça-feira (18) seu primeiro telefone da Família IPHONE, o Neo One. Detentora da marca que dá nome ao mais famoso smartphone da Apple, o aparelho, que será vendido no Brasil e "ironicamente" roda o sistema Android, já virou alvo de várias piadas nas redes sociais.

IPHONE da Gradiente, um iPhone com Android (Foto: Divulgação)IPHONE da Gradiente, um iPhone com Android (Foto: Divulgação)

No Twitter, a marca entrou na lista de assuntos mais falados no Brasil. A maioria das menções brinca com o fato de "finalmente" haver um iPhone a preços mais acessíveis. "Com certeza o IPhone brasileiro da Gradiente será sucesso em preço e qualidade. Agora sim eu compro um IPhone. #not", disse o usuário alex_benog. "Por causa da gradiente agora todo mundo pode ter um iPhone :-P", disse jeniferlopes.

O assunto foi tratado, em geral, com ironia. O usuário trolhadesp, por exemplo, citou possíveis novos lançamentos da empresa no Brasil. "Tecnologia: após lançar seu IPHONE, Gradiente prepara novo iMac com sistema operacional Windows 95 e 256 Kb de memória", disse. Já cauemoura fez referência aos eventos de lançamento da Apple. "ouvi dizer que o keynote do iphone gradiente será apresentado pela geisy arruda com power point".

Houve também quem criticasse a empresa pelo lançamento. O usuário cardoso, por exemplo, disse "Obrigado, Gradiente, por me deixar com vergonha de ser brasileiro". "A gradiente está sendo aproveitadora, sem moral e mostrando ser uma empresa medíocre que aproveita do trabalho alheio", reclamou helbertmatos. "É só uma jogada de marketing, suja, da Gradiente para essa geração que nunca ouvir falar da marca", mencionou o usuário dump.

Veja outros tuites que renderam risadas no Twitter:

"Amor, sabe aquela bolsa da Dior que vc tanto quer? vou te dar de natal! Dior Gradiente" - @vaiconta

"O Iphone da Gradiente ao invés de vir com a maçã, vem com uma banana" - @samucae

"Acho que o Latino comprou a Gradiente, lançaram agora um Iphone, tá né!" -  @kowalski_guita

"Reclama do Iphone da Gradiente, mas vai no Veropa comprar Lacoste pirata. Estamos de olho." - @fabionovoa

"A Vivo vai oferecer coquetel no lançamento do Iphone Gradiente?" - @sarubo

"Gradiente Galaxy ninguém liga, né? Hahaha!" - @larissaherbst

"Depois do Iphone da Gradiente, Consul diz que vai lançar Ipad pra não ficar pra trás na corrida eletronica." - @teohen

"Daqui a pouco a #gradiente lança o Gradiente Fusion, o Gradiente Gol, o Gradiente S III, afinal quem teve a cara de pau de copiar o iphone.." - @richardmaxtech

"Curiosidades você sabia que a gradiente é também detentora das patentes das marcas Ferrari, Brastemp e Dako no brasil?" - @tonkiel

"Apple não abre loja aqui...lança produtos q nao funcionam aqui... Espero q Gradiente lance algo melhor... :)" - @dkotscho2

"Eu tenho uma palavra sobre o iPhone da Gradiente: FULECO" - @athosampaio

"A piada do dia foi a Gradiente patentear o nome Iphone da Apple. Ou seja, na próxima que eu ver "tweet for Iphone" vou pensar que é pobre." - @HumorPiaui

"Não sei quanto a vocês mas eu estou esperando as primeiras notícias do Gradiente iphone tablet." - @ReneFraga

Entenda o caso

De acordo com o comunicado da empresa, a Gradiente poderá usar o nome porque a IGB Eletrônica (nova denominação da Gradiente Eletrônica) é a detentora exclusiva dos direitos de registro da marca "G Gradiente iPhone" no País. O pedido de registro da marca foi feito no INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial) em 2000 e concedido em 2 de janeiro de 2008.

Ainda vale a pena comprar o iPhone 4? Confira a resposta no fórum

“Certamente a empresa americana que usou essa marca não plagiou a gente. E as datas estão aí para provar que não plagiamos ninguém”, declarou o fundador da Gradiente, Eugênio Staub, ao Estadão, ressaltando que não houve intenção em plagiar a Apple. “Até porque nosso sistema operacional é diferente, é Android (plataforma desenvolvida pelo Google)”, declarou.

A assessoria da Gradiente informa que ainda não havia utilizado a marca "IPHONE" porque estava priorizando a reestruturação de suas operações para retomar seus negócios. Esta etapa ocorreu no início de 2012, com o anúncio da Companhia Brasileira de Tecnologia Digital (CBTD), responsável pelo arrendamento e gestão das marcas da Gradiente.

O uso da marca “iphone” tem levado a Apple a disputar contra outras empresas em tribunais de diversos países, e vários acordos já foram feitos desde o lançamento do aparelho da Apple em 2007. Nos EUA, os direitos sobre o nome pertenciam a Cisco desde 2000. Neste ano, a Apple perdeu os direitos da marca iPhone no México, depois de uma batalha legal contra o operador mexicano iFone. Agora, com esse lançamento da Gradiente, é praticamente certo que uma nova disputa será realizada, desta vez no Brasil.

“Quando entraram no País, a marca já estava registrada. O caminho mais conveniente teria sido se eles tivessem procurado a gente. Se eu vou a outro país e verifico que alguém tem a marca Gradiente, por exemplo, como já aconteceu, eu procuro a empresa para negociar. Ninguém nos procurou. Houve, digamos assim, uma falta de respeito com o nosso registro”, declarou Staub.

* Colaborou com a matéria Edivaldo Brito.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Vinícius França
    2012-12-18T16:27:18  

    Não pagam os direitos e ainda querem se passar por bons!! Gradiente, empresa nacional, fui muito esperta nessa! #ChupaApple!

    recentes

    populares

    • Vinícius França
      2012-12-18T16:27:18  

      Seu burro, tá mais fácil o #chupagradiente. A dententora da marca iPhone no Brasil é a Apple.

    recentes

    populares

    • Vinícius França
      2012-12-18T16:27:18  

      Esse provavelmente não pode ter um Iphone......huahahuahauhauhauhauahuaha

  • Elias Hermenegildo
    2012-12-18T16:20:58

    pediram o registro no de 2000!! e foi registrado em 2008, o Brasil é comedia mesmo, por isso ninguem aqui registra patentes. la fora vc gasta 2 horas pra registrar uma patente. aqui 8 anos pra registrar um nome! kkkkkkkkkkk

  • Leticia Poppe
    2012-12-18T15:54:58

    A Gradiente conseguiu o que queria: ficar falada

  • Maurício Matos
    2012-12-18T15:51:26

    Isso é um tiro no pé. É Burrice.

  • Leonardo Oliveira
    2012-12-18T15:38:16

    ao inves de ter instagram vai ter flogao hahhhaa

  • Alexsander Macedo
    2012-12-18T15:27:46

    8 anos para liberar o registro da marca? estranho heim.

  • Ikehara Jorge
    2012-12-18T15:22:44

    A Gradiente(Família Staub) já foi TOP no mercado de eletrônicos na década de 80, perdeu mercado após a entrada dos importados e não conseguiu se atualizar no mercado. É uma pena ver uma empresa como esta sucumbindo e dando seus últimos suspiros na forma de um IPHONE, de repente isto pode render um bom acordo com a Apple e manter a Gradiente no mercado por mais algum tempo ou para pagar a aposentadoria da família Staub.

  • Ryone Luiz
    2012-12-18T17:07:27

    Apoiado, até penso em ter um e vai ser GRADIENTE

  • Hugo Mendonça
    2012-12-18T17:00:59

    Me dá nauseas ver esse bando de cabeça oca babando por uma marca de celular como se valesse uma vida! Mercado é feito de concorrência, quanto mais aparelhos aparecerem para competir, melhor pros consumidores! Tem gente que passa mais de 1 ano economizando para compra um iphone usado pré-pago só pra dizer que tem, como se isso diferenciasse alguém!

  • Éric Silva
    2012-12-18T16:45:33

    próxima manchete: Apple compra Gradiente....

  • Andre Candido
    2012-12-18T16:43:25

    Gradiente........que morra !

  • Marcelo Magdaleni
    2012-12-18T16:31:03

    anti-ética é a apple tentando impedir a sansung de vender seus produtos nos eua

  • Carlos Alberto
    2012-12-18T16:06:13  

    É uma simples questão de direitos, se a Gradiente registrou o nome antes e a Apple quer continuar a usar este nome aqui no Brasil é simples, pague os direitos e pronto. O que adianta voces ficarem reclamando?

    recentes

    populares

    • Carlos Alberto
      2012-12-18T16:06:13  

      realmente bem ridículo esse povo reclamando. reclama e vai comprar dvd pirata!

  • Agnaldo Junior
    2012-12-18T16:02:25  

    Espero que a GRADIENTE se dê bem. Por outro lado qual a intenção dessa matéria em tentar ridicularizar a empresa? É típico comportamento de adolescente.

    recentes

    populares

    • Agnaldo Junior
      2012-12-18T16:02:25  

      Concordo com você esse Allan Melo que fez a matéria esta mais para um moleque do que para um jornalista..

  • Marcelo Santos
    2012-12-18T17:12:30

    - Coloquei banda larga lá em casa! - Ah, é? É a Net? - Não é, mas é tipo Net. Tá bem parecido.

  • Agnaldo Junior
    2012-12-19T14:06:21

    Isso mesmo, Ricardo. Essa história de República das bananas é coisa do passado. Hoje podemos desenvolver boa tecnologia. O Brasil tem grande potencial, mas tem muita gente medíocre. Contínuo repetindo: nós podemos! Os adolescentes de plantão continuarão com suas críticas. Mas, a carruagem continuará passando.

  • Jainece Carvalho
    2012-12-19T08:58:59

    Até quando meu Deus???? Continuaremos com este complexo de viralata. Capachos subservientes de império do norte?

  • Ivo Filho
    2012-12-19T02:12:03

    A tv Gradiente será SamSug? o aparelho de blu ray será SONI? Não a foi a toa que a Gradiente fechou e irá fechar de novo. Péssima administração. Quando sentirem a vendas fracas, irão contra a Apple arrancar dinheiro. Vergonha da Gradiente. Esperou o iPhone ser bastante conhecido e depois largou essa piada.

  • Agnaldo Junior
    2012-12-19T01:00:34

    Gracas a POSITIVO muito preço de notebook sofreu redução no mercado brasileiro. Viva a iniciativa tecnológica do Brasil. Abaixo a mediocridade em achar que não podemos fazer coisas boas. A questão é: se Apple quiser vender iphone tem que Appelar.

  • Agnaldo Junior
    2012-12-19T00:38:48

    A Gradiente é uma empresa séria, e como toda empresa seria de nossos dias está tentando entrar numa fatia do mercado dominada pelas grandes. Mas, as gigantes estão sentindo o poder da concorrência, pois tecnologia se desenvolve em garagens. Não foi assim que às grandes começaram? Tudo depende da auto valorização, do respeito e do trabalho. Viva a GRADIENTE, viva o BRASIL!

  • Agnaldo Junior
    2012-12-19T00:08:31

    Se a Gradiente quiser pode ser tão boa ou melhor que a Appel. Não consigo me sentir inferior a ninguém. Mas, tem gente que gosta de ser inferior, e se auto menosprezar. Isto não é coisa de brasileiro. Isto coisa de gente medíocre.

  • Agnaldo Junior
    2012-12-18T23:53:41

    No passado Ilhéus era conhecida pelo cacau, agora é um dos maiores pólos eletroeletrônico do país. Vamos valorizar nosso povo, nossa indústria,a nós mesmos. Viva o Brasil!

  • Marciel Moreira
    2012-12-18T23:31:55

    É engraçado como o Techtudo apaga os comentários.

  • Leandro Sá
    2012-12-18T19:07:23

    segundo a reportagem, o nome iphone é registrado também para outras empresas em outros países, ou seja, a apple sabia que este nome já tinha dono aqui no Brasil e fez o mesmo que fez nestes países - pagou pra compartilhar do nome...nada original. Se a gradiente está aproveitando o sucesso do iphone apple é irrelevante pois a p´rópria apple permitiu que isso acontecesse. (será que tem gente que acredita que a apple não sabia que este nome já tinha dono aqui no brasil????.... fala sério)

  • Sonia Ferreira
    2012-12-18T19:01:43

    A Gradiente tá querendo ressucitar copiando os outros,mostrando q ela pode ter voltado,mas a criatividade não.