10/12/2012 06h07 - Atualizado em 10/12/2012 06h07

Italianos apresentam Brutus, o SUV das motos, mas projeto tem falhas

Filipe Garrett
por
Para o TechTudo

O italiano Alessandro Tartarini, filho do fundador da Italjet, desenvolveu uma nova proposta de motocicleta. Pesando 220 kg, com pneus de 6 e 7 polegadas de largura e aparência robusta, a Brutus promete ser para as motos aquilo que os utilitários esportivos são para os carros: veículos com capacidades off-road, mas que permitem um bom desempenho no asfalto. Segundo a Italjet, a Brutus foi criada para o piloto se sentir à vontade em qualquer uma das situações.

Moto Brutus tem cara de mau e deve começar a ser comercializada em 2013 (Foto: Reprodução)Moto Brutus deve começar a ser comercializada em 2013 (Foto: Divulgação)

Embora a ideia por trás do projeto soe interessante e a proposta diferente, algumas considerações mais céticas foram feitas pelo blog Autopia. A Brutus é muito pesada para ser uma máquina off-road. Entre os problemas sugeridos pelas especificações e imagens do modelo está a suspensão de curso muito curto. Motos para off-road são esguias e os pneus, além de finos, ficam a uma distância muito grande dos paralamas. Esse espaço é fundamental para a absorção das pancadas entre uma vala e outra, um declive e outro.

Diferente dos carros, motos para terrenos irregulares e mais acidentados precisam ser leves para que o condutor use seu peso como recurso para manobrar o veículo. Pesada, a Brutus corre sério risco de atolar, mesmo com os pneus largos.

Ainda no asfalto, o pneu pode não ser a escolha mais eficiente. Por ser muito largo, ele cria uma zona de contato muito grande com o solo, o que vai exigir bastante esforço e consumo do motor para que a Brutus desenvolva uma boa velocidade. E aí está mais um problema: o motor prometido pela Italjet é um monocilindro de apenas 45 cavalos de potência e capacidade volumétrica de 750 cilindradas. A fabricante italiana espera começar a vender a moto em 2013, ainda não há informações sobre preços e datas.

Tem alguma dúvida de tecnologia? Entre no Fórum do TechTudo!

Via Autopia

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Romulo Branco
    2012-12-10T09:26:17

    Realmente para o pantanal não vai existir melhor, mas esse motorzinho de "titan" para o tamanho del, Não dá nem para o começo. Aí eles deveriam colocar pelo menos um bicilíndrico de 65 cavalos. O peso da moto é muito grande.

  • José Souza
    2012-12-10T09:42:11

    pneu de trator?

  • João Silva
    2012-12-11T09:55:18

    Apesar dos pneus, me parece ser muito mais pro asfalto que terrão. E na boa, sem querer fazer propaganda, mas já fazendo, uma Hornet tem 600cc e 102 cavalos de potência. Não sei se essa vingaria por aqui.

  • Paulo Barbosa
    2012-12-11T09:41:32

    5 Real nPra Fazer Caridade Rapaz, parece minha SOGRA kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Alexandre
    2012-12-11T00:52:49

    é melhor comprar um trator.

  • Bruno Silva
    2012-12-11T00:15:58

    Essa moto fica boa pro "Coisa" do quarteto fantástico

  • Jose Silva
    2012-12-10T21:43:30

    Ridícula!!!!

  • Ulissis Chaves
    2012-12-10T15:37:37

    se adaptar uma M16 com lança granada na frente e um morteiro na traseira é um presentão de natal para dar para o Batman!!!!

  • Anderson
    2012-12-10T14:35:05

    Que coisa bizarra é essa, qualquer XTzinha 125 engole essa aí facil num off-road

  • Adilson Santos
    2012-12-10T08:38:54

    Hummm acho que vai chover!

  • Marcos Marques
    2012-12-10T18:49:19

    Os milionários de hoje em dia se esquecem de auto-questionar se devem fazer alguma coisa, porque o poder fazer o dinheiro garante. Está aí mais um exemplo de porcaria motorizada. Moto-SUV??? Que idéia de jerico! Negócio feio e já no projeto mostra total ineficiência. Peso não adequado, pneus largos de mais, e falta de potência. Quem vai querer comprar essa porcaria?

  • Adilson Santos
    2012-12-10T17:21:51

    É mesmo so mongos! né pedrinho?

  • André Silva
    2012-12-10T16:19:11

    Faltou uma moto como essa no filme: A família buscapé

  • Rafael Longo
    2012-12-10T16:14:31

    Parece com o Boris "o animal" do MIB 3.

  • Antonio Zuzarte
    2012-12-10T14:03:44

    Pesada, motor fraco, pneus caros e por aí vai...! Mas tem problema não, pode mandar pra cá, brasileiro gosta. Posso quase garantir que veremos vários exemplares como estes nas ruas do Rio, principalmente lá pros lados da Zona Oeste, e mais precisamente Campo Grande!

  • Henrique
    2012-12-10T11:46:45

    porcaria

  • Nilson Mello
    2012-12-10T10:57:35

    que bomba

  • Humberto Marques
    2012-12-10T10:46:06

    aqui no Marajó seria bem vinda.

  • Gilmar Fernandes
    2012-12-10T10:05:24

    Até que enfim projetaram um rebocador de bicicletas.....que venham os downhill.....que subimos de volta sem esforço!!!!!!!! kkkkkkkkkkkkkkkk!!!!! #écadauma#

  • Fifeiro
    2012-12-10T12:30:25

    essa moto não é novidade pois ja vi e conduzi uma muito idêntica, só que foi virtualmente no jogo Tomb Raider underworld. Talvez até a ideia tenha sido copiada do jogo.

  • Pedro Borges
    2012-12-10T17:38:33  

    45cv e 1 cilindro? kkkkkkkk vai fazer a velocidade de 250cc

    recentes

    populares

    • Pedro Borges
      2012-12-10T17:38:33  

      1 clindro vai fazer mais força !! 45 cv é a velocidade pra andar !!

  • Leo Silva
    2012-12-10T11:51:30

    Pego uma BMW R 1200 GS instalo pneus largos e com cravos da show nesse lixo ai.

  • Alexandre Hahn
    2012-12-10T10:48:05  

    L-I-X-O

    recentes

    populares

    • Alexandre Hahn
      2012-12-10T10:48:05  

      É voce inventou o que ?? nada,voce que é lixo mesmo

  • Ikehara Jorge
    2012-12-10T09:40:52  

    É moto pra desfilar pois chama muito a atenção por onde passar e não para as finalidades anunciadas.

    recentes

    populares

    • Ikehara Jorge
      2012-12-10T09:40:52  

      Parabéns, único comentário lúcido.Quem puder e gostar compra e abafa.Eu não compraria.

  • Sergio Silva
    2012-12-10T23:43:53  

    ta com vergonha de revelar o preço.....vale 7mil

    recentes

    populares

    • Sergio Silva