Fabricantes

09/12/2012 07h00 - Atualizado em 09/12/2012 07h00

Mercedes revela conceito Ener-G-Force, um utilitário esportivo elétrico

Filipe Garrett
por
Para o TechTudo

A Mercedes-Benz resolveu rever os princípios básicos dos utilitários esportivos. O conceito Ener-G-Force, apresentado no salão do automóvel de Los Angeles, é um SUV (sport utility vehicle) voltado para o off-road, mas muito mais amigável ao meio-ambiente do que os modelos comuns, normalmente movidos a gasolina e diesel.

Utilitário foi criado com quatro motores, um em cada roda, e um sensor topográfico (Foto: Divulgação)Utilitário foi idealizado com quatro motores, um em cada roda, e um sensor topográfico (Foto: Divulgação)

O Ener-G-Force foi pensado para não usar qualquer tipo de motor a combustão, seja a diesel ou a gasolina. A opção dos projetistas da Mercedes foi acoplar um conjunto de motores elétricos, movidos a partir da energia gerada por células de hidrogênio. Cada roda terá seu próprio motor, o que pode garantir um sistema independente de tração muito interessante para um carro que encampa a ideia de andar com facilidade sobre todo o tipo de terreno.

Como o carro é destinado a enfrentar terrenos muito irregulares, e mesmo inóspitos para um veículo, ele possui tração integral. No teto do carro, um sensor topográfico monitora o espaço e fornece dados ao motorista sobre as condições do percurso, que permitirão ao condutor tomar decisões para configurar a suspensão e o câmbio do carro da melhor maneira possível para superar os obstáculos. O funcionamento dessa tecnologia poderá ser, também, automatizado: um computador recebe as leituras topográficas e, sozinho, faz todos os ajustes mecânicos.

A principal tecnologia prevista para o Ener-G-Force, reatores que convertem água em hidrogênio para alimentar as células de combustível, ainda não está disponível. Por causa dessa e de outras limitações, a Mercedes espera que um carro como o Ener-G Force só deixe de ser um conceito em 2025.

Tem alguma dúvida de tecnologia? Entre no Fórum do TechTudo!

Via Ubergizmo

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Jorge Carvalho
    2013-06-18T22:54:28

    Tomara que eu (27 anos) ainda esteja vivo (40) e consiga ser rico e não rick. rs

  • Pedro Júnior
    2012-12-10T09:42:39

    Não tem fotos dos interior do carro?

  • Derick Rocha
    2012-12-10T09:28:18

    só eu acho que é uma miniatura na foto?

  • Romulo Branco
    2012-12-10T00:57:22

    Isso é carro de plymobil

  • Paulo Neto
    2012-12-09T15:46:50

    EStes veículo elétricos de alta tecnologia já deveriam estar rodando pelo mundo. O momento é este. Eu mesmo gostaria de comprar um veículo desse " se não fosse tão caro".

  • Jonatan Soares
    2012-12-09T14:32:48

    isso já não é novidade... tem um esportivo eletrico que também é assim e chega a 320 km/h....

  • Emanuel Campos
    2012-12-09T13:37:37

    Um dos meu sonho de consumo!!!!!!!!!! FIQUEI BABANDO!!!!!!!!!!!!!!!! MÁQUINA MORTÍFERA

  • Luis Paes
    2012-12-09T11:44:44

    Ate quando vão fazer esses carrinhos feios só pra contrariar a gente.

  • Shameless Retorno
    2012-12-09T11:09:39

    MANDA TODOS ESSES CARRÕES FEIOS PRA MIM....

  • Paulo Duarte
    2012-12-09T17:53:22

    Eu creio que esse tipo de tecnologia nao esta sendo usada no momento,apenas por questoes de interesses economicos que sao gerados pela velha tecnologia de veiculos movidos a derivados do petroleo.Imagine o que aconteceria se houvesse uma nova alternativa de veiculos movidos a energia eletrica ,comercializados em grande escala e com precos competitivos com os veiculos movidos a gasolina e oleo diesel?Isso faria com que houvesse uma brutal desvalorizacao do petroleo como fonte de energia,causando um prejuizo de receita para toda uma economia alicercada nas riquezas petrolificas.

  • Junior Scheeren
    2012-12-09T16:42:46

    um conceito para 2015,,, bahh que legal,, que inteligente,,, eu tenho um conceito aqui tb para 2040, outro pra 2100,, e um pra 3000,,, tem que ver que bala que éh.... hahaha

  • Marcelo Eduardo
    2012-12-09T17:13:10  

    Parece carrinho de controle remoto

    recentes

    populares

    • Marcelo Eduardo
      2012-12-09T17:13:10  

      uma pedra de sabao moldada...kkkkk

  • Fabricio
    2012-12-09T16:42:16  

    achei lindo esse carao feio

    recentes

    populares

    • Fabricio
      2012-12-09T16:42:16  

      Wtf??? Carão lindo oO onde esta a cara da pessoa?? Ou você quis dizer Carrão.

  • Wanderson Silva
    2012-12-10T00:32:24  

    peidei no tanque do meu carro depois de ingerir muito refrigerante com manteiga e isto fez com que ele andasse 450klm com apenas um peido de 0,52 libras , mas isto é apenas um estudo que estou fazendo ou seja um 'conceito' espero que daki 20 anos eu passo isto adiante e todos possam usar se pagar meu direitos autorais.

    recentes

    populares

    • Wanderson Silva
      2012-12-10T00:32:24  

      otimo!

  • Maria Faria
    2012-12-09T21:14:02  

    Lindo,lindo,lindo,lindoooooooo.....Papai do céu, quero um desse!!!!!

    recentes

    populares

    • Maria Faria
      2012-12-09T21:14:02  

      Pelo menos ninguém pode chamar de Maria gasolina, porque o carro é hidro/elétrico

  • Elcy Sayao
    2012-12-09T18:45:10  

    tdo apo furado , conceito e conceito , realidade sera outra daqui a 10,15 anos , perda de tempo ficar viajando na maionese , se fosse assim prefiro o conceito de transporte tipo star trek ou viajar no tempo , conceito por conceito prefiro os meus !

    recentes

    populares

    • Elcy Sayao
      2012-12-09T18:45:10  

      Mas a matéria não diz que já esta sendo usado em massa,só esta dizendo que é um conceito...

    recentes

    populares

    • Elcy Sayao