Internet

10/12/2012 16h20 - Atualizado em 11/12/2012 12h59

Executivo da Microsoft provoca Apple ao detalhar IE 10 do Windows 8

Renê Fraga
por
De São Paulo

A Microsoft apresentou detalhes do IE 10 do Windows 8 em evento realizado na cidade de São Paulo, nesta segunda-feira (10). Chewy Chong, gerente sênior de IE para a Microsoft, revelou que o novo projeto deixa possibilidades abertas para desenvolvedores, explicou as dificuldades de "limpar" a interface do browser, além de deixá-lo mais seguro e adaptável à tecnlogia touch. E, claro, provocar os rivais, como a Apple.

Chewy Chong, executivo da Microsoft (Foto: TechTudo/Renê Fraga)Chewy Chong, executivo da Microsoft (Foto: TechTudo/Renê Fraga)

O primeiro desafio da Microsoft, segundo Chong, foi colocar o foco da navegação no conteúdo das páginas, e tornar a experiência mais uniforme em diversos dispositivos. Para isto, tiveram que remover a interface padrão de um navegador, e deixar tudo mais limpo.

Outro passo da Microsoft foi desenvolver o seu primeiro navegador para tela sensíveis ao toque. O Internet Explorer 10 traz suporte para até oito dedos ao mesmo tempo. Assim, os desenvolvedores podem construir aplicativos que funcionem com este recurso, usando a programação padrão da Internet, como HTML5, por exemplo.

Segurança e Privacidade

O terceiro grande desafio da Microsoft foi tornar o sistema seguro e com uma privacidade de acordo com os padrões e exigência atuais. Segundo Chong, o foco da experiência é avisar ao usuário sobre sites e arquivos maliciosos sem perturbar a sua navegação.

Tela do Outlook e integração com IE 10 (Foto: TechTudo/Renê Fraga)Tela do Outlook e integração com IE 10 (Foto: TechTudo/Renê Fraga)

Múltiplos dispositivos e compartilhamento

Para se adequar a uma nova realidade de ambiente multiplataforma, a Microsoft implementou uma interação similar do Internet Explorer entre Windows 8, Windows Phone e Xbox. A compatibilidade e a forma de navegar entre os dispositivos é a mesma. Para usar o IE do Xbox, o usuário pode utilizar o app Xbox Smartglass do celular e transformar o dispositivo em um teclado.

Essa integração de aplicativos dentro do próprio ambiente Windows coloca o compartilhamento de conteúdo sob o controle do próprio usuário. A velocidade e a facilidade do recurso foi uma das metas da Microsoft. "A Microsoft quer que os aplicativos conversem um com os outros. O iPad, por exemplo, não oferece uma experiência deste nível", concluiu.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Rodnei Rosa
    2012-12-13T12:53:22

    MS + IE = LIXO.

  • Everton Celistre
    2012-12-11T10:18:21  

    Meu deus cara. IE é lixo nem se compara. Ate os programadores do IE tem vergonha de dizer o que programam. Quer que fique bom? pegue os códigos deletem da memória e comecem tudo de novo.

    recentes

    populares

    • Everton Celistre
      2012-12-11T10:18:21  

      teste pouco, mas particularmente achei o IE10 muito superior aos anteriores e achei bom o navegador, obvio por ser integrado ao Win8