Internet

01/12/2012 08h30 - Atualizado em 01/12/2012 08h30

Muitos amigos no Facebook deixa a pessoa mais estressada, diz pesquisa

João Kurtz
por
Para o TechTudo

Se você gosta de adicionar todo mundo que conhece no Facebook, cuidado: uma pesquisa da escola de negócios da Universidade de Edimburgo, na Escócia, descobriu que ter muitos amigos na rede social aumenta o nível de estresse. De acordo com o estudo, isso acontece porque, quando se adiciona pessoas que não são muito próximas, o usuário passa a ter receio de postar comentários e fotos inapropriadas.

Já seguiu o @TechTudo_oficial no Instagram?

article-2238543-1332A201000005DC-207_634x408Pesquisa revelou que ter muitos amigos no Facebook pode deixar a pessoa mais estressada (Foto: Reprodução/DailyMail)

Mas não para por aí. A tensão tende a aumentar ainda mais quando se tem chefes e parentes na rede. “Todos eles têm expectativas diferentes, então fica mais estressante”, aponta o professor Ben Marder, que liderou a pesquisa. O estudo descobriu ainda que uma das maiores causas de ansiedade vem de pessoas que se apresentam como versões de si mesmas que são inaceitáveis para alguns de seus amigos, como posts que mostram comportamentos como falar palavrões, impulsividade, bebidas e fumo.

“O Facebook costumava ser uma grande festa para todos os amigos, onde você pode dançar, beber e flertar. Mas agora, com mães, pais e chefes online, a festa se torna um evento ansioso cheio de minas sociais em potencial”, explica Marder.

A pesquisa entrevistou mais de 300 pessoas, a maior parte estudantes com cerca de 21 anos, e descobriu que, em média, elas fazem parte de sete círculos sociais diferentes. O mais comum deles são os amigos offline, que foram adicionados por 97% dos entrevistados. Em seguida, vêm familiares próximos, com 81%; irmãos, com 80%; amigos de amigos, com 69% e colegas de trabalho, com 65%.

De acordo com o exame, cerca de 55% dos pais seguem seus filhos no Facebook e mais de metade dos empregadores confessou não ter contratado alguém baseado em sua página na rede social. Além disso, 64% dos usuários tinham um ex-parceiro como amigo, enquanto só 56% adicionaram seus parceiros atuais. Somente um terço usa as configurações de privacidade.

"As pessoas tentam se politizar e regular como elas aparecem no site, então evitam dizer coisas que pensam por que estão preocupadas em como isso pode soar”, acrescenta Marder. “Eu vi pessoas deletando fotos suas e regulando suas vidas offline de acordo com a presença online. Você até vê pessoas dizendo umas para as outras ‘não ponha isso no Facebook!'", conclui.

Tem alguma dúvida de tecnologia? Entre no Fórum do TechTudo!

Via Dailymail

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Marcelo
    2012-12-03T18:29:31

    Facebook, twitter, foursquare... são coisas de retardado mental. rs

  • Thamiris Santos
    2012-12-01T16:12:51

    É por essas e outras que eu tenho poucos amigos