03/12/2012 10h46 - Atualizado em 03/12/2012 10h46

No projeto Half, modelos mostram o antes e depois do vício em drogas

Thiago Barros
por
Para o TechTudo

O projeto Half, de autoria do fotógrafo Roman Sakovich, vem ganhando bastante repercussão no mundo da fotografia. As imagens foram clicadas como parte de um estudo na Arts University College, em Bournemouth, na Inglaterra, e retratam montagens que mostram o antes e o depois de pessoas viciadas em drogas.

Modelos foram clicados em ensaio com tema sobre drogas (Foto: Roman Sakovich)Modelo clicada em ensaio do projeto Half representa os efeitos do vício em drogas (Foto: Roman Sakovich)

O fotógrafo clicou modelos em um estúdio utilizando uma maquiagem para explorar o julgamento superficial do público sobre uma mesma pessoa antes e depois do uso de drogas. Ele fez duas fotos separadamente: uma com a pessoa fotografada sem maquiagem e outra com ela dando indícios de que estaria “sob efeito de drogas”.

Depois, utilizando programas de edição de imagens, juntou as fotografias e criou uma montagem em que o corpo da pessoa é montado por metade da pessoa “viciada” e a outra dela “recuperada”. O ensaio tem sido apontado como uma forma de conscientização sobre o efeito nocivo do abuso de drogas.

Montagens causam efeito bem interessante (Foto: Roman Sakovich)Jovem à direita fotografa com o uniforme de trabalho e após a maquiagem, à direita (Foto: Roman Sakovich)
Montagem representa rapaz antes e depois do abuso de drogas (Foto: Roman Sakovich)Montagem representa rapaz antes e depois do abuso de drogas (Foto: Roman Sakovich)

Via Feature Shoot

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Josue Favaro
    2012-12-05T19:46:13

    Mesmo assim crianças, adolescentes e adultos ainda continuam usando, esse é o retrato dos usuários, Parabéns ao fotografo, só quem vive com isso no dia a dia entende a mensagem que ele quer passar.e o pior de tudo, é a tal internação com pulsória que não funciona, uma total burocracia. tudo no papel é bonito , mas tem realiza-la.

  • Pedro Santos
    2012-12-04T08:29:47

    "O viciado" como vc diz, "Alguém Comum" é portador de uma doença incurável, progressiva e de término fatal, o adicto precisa de ajuda e não de julgamento e nem de dedos apontados para ele.

  • Pedro Santos
    2012-12-04T08:27:39

    As drogas não são um caminho sem volta, como disse Ramon Cerezo. Existe muita gente que já se afundou nessa porcaria e deu a volta por cima. Hoje são profissionais respeitados em suas áreas e membros produtivos da sociedade.

  • Ramon Cerezo
    2012-12-04T07:26:04

    Que possamos fazer de tudo para evitar que os nossos jovens encontrem esse caminho sem volta !!!!

  • Alguém Comum
    2012-12-04T04:05:55

    Eu acho que não dá em nada isso! Só consegue chocar mesmo quem tem bom senso (o não usuário de drogas) O viciado nem liga para o que está acontecendo com ele... Só quer sair do seu estado de consciência! É só o que importa!

  • Leandro Martins
    2012-12-04T00:10:25

    Eu diria que é antes e depois de ser espancado. (:

  • Marcilene Gaspar
    2012-12-04T00:02:49

    afff

  • Diego
    2012-12-03T22:29:18

    Só um BURRO mesmo para usar qualquer tipo de droga. Financiam a própria morte e colocam toda uma sociedade em risco. Por pensarem apenas no próprio umbigo.

  • Lais Silva
    2012-12-03T21:39:41

    Primeiro eles deviam fazer uma pesquisa sobre o tema, pq vejo que eles não entendem nada do que estão fazendo. A única coisa que mostra essas fotos, são pessoas pobres, que levaram uma boa surra, isso tá longe de ser o efeito das drogas, eu vivo vendo pessoas viciadas, é muito mais feio que isso, descabelar alguém, vestir sem roupa de marca e fazer feridas no rosto, só mostra o quanto não está sendo levado a sério o projeto

  • Claudio Santos
    2012-12-03T21:32:44

    boa!!!!!!!!!!

  • Macaco Tevez
    2012-12-03T20:50:13

    devem meter bala nesses zunbis!!!

  • Renato Nicioli
    2012-12-03T13:25:19

    que util...

  • Bob.mac
    2012-12-03T20:53:52

    DROGAS.muitas vezes é pior do que a morte,tanto para o usuario quanto para familia.por isso,tudo que for de combate ou preveção é muito bom.melhordo que só reclamar e na da fazer.

  • Luis Franco
    2012-12-03T19:36:08

    É válida a iniciativa, mas o mal maior causado pelas drogas não tem efeito visual.

  • Jéssica
    2012-12-03T17:38:52

    oerueoruerueuo Polemico- tech tudo - Bizarro - Planeta bizarro - eroerueorueore

  • Adriano Fachiolli
    2012-12-03T16:49:50

    "Projeto polêmico mostra o 'antes e depois' do vício em drogas" Polêmico... polêmico... polêmico... realmente o pessoal do techtudo não sabe usar outra palavra...

  • Márcio Silva
    2012-12-03T15:58:02

    Muito interessante esse tipo de conscientização.

  • Ziur Cj3a
    2012-12-03T15:12:09

    conscientizar usando uma representação? como ele garante que as pessoas ficam assim? e se ficam, ficam após usar qual droga? na minha opiniao, isso é apenas mais um dogma.

  • Amanda Silva
    2012-12-03T14:30:19

    lixo

  • Felix Kochi
    2012-12-03T14:30:12

    .

  • Jack Junior
    2012-12-03T14:05:02

    Pessima campanha Muito util.....

  • Rodolfo Olivastro
    2012-12-03T16:51:22  

    Ahhh entendi, se eu me drogar vou ficar só meio zoado....kkkkk

    recentes

    populares

    • Rodolfo Olivastro
      2012-12-03T16:51:22  

      Bom, se você considera ser "meio zoado" igual a um zumbi! O termo se aplica.

  • Eduardo Mendes
    2012-12-03T15:00:06  

    associam um tipo de roupa a uma pessoa drogada '-', jurei ter visto um moletom do brasil na mulher ali, pode ter sido coisa da minha cabeça, sei la...

    recentes

    populares

    • Eduardo Mendes
      2012-12-03T15:00:06  

      Não associam tipo algum de roupa pois nas imagens não tem como classificar qual foi o tipo de roupa é a de um viciado. E com certeza foi COISA DA SUA CABEÇA pois o moletom pode ter as cores do brasil assim como da africa do Sul, Togo, Lituania, Etiopia, Gana, Gabão, Jamaica e até Austrália usa essas cores em seus uniformes de esporte apesar de não ter essas cores na bandeira.

  • Luiz Santos
    2012-12-03T22:34:36  

    Digam o que bem quiserem mas não se pode esquecer que drogas existem desde os primórdios, desde que o mundo é mundo e todos tem o livre árbitrio de sair do seu estado de conciência

    recentes

    populares

    • Luiz Santos
      2012-12-03T22:34:36  

      piiiiiiiiiiii piiiiiiiiii piiiiiiiiiiiiiii DETECTOR DE NOIA piiiiiiiiiiii piiiiiiiiiiii piiiiiiiiiiiiiii

    recentes

    populares

    • Luiz Santos
      2012-12-03T22:34:36  

      Tudo bem Luiz Santos, todos tem o 'livre arbítrio". Desde que não prejudique os outros pela suas escolhas, desde que não roube ou mate para sustentar seu vicio. Desde que não afude sua familia em medo, vergonha e desespero por causa de um 'livre arbítrio'. Que quer acabar com sua vida, afundar na lama, que faça isso sem prejudicar os demais.

  • André Silva
    2012-12-04T08:48:09  

    Até quem é cego consegue enxergar a falta de informação do fotógrafo. Sim, pessoas usam drugas e mudam seu estado psicológico SIM. Ok. E o seu vizinho que toma aquela cerveja - (que vale lembrar que estamos falando de drogas, sejam elas lícitas ou não) - tá desfigurado como nas fotos? E aquele amigo do primo do seu pai que é fumante de tabaco. Está com os olhos roxos, cabelos bagunçados etc? É um assunto que deve realmente ser questionado, mas de forma sincera, sem hipocrisia e indução da mídia.

    recentes

    populares

    • André Silva
      2012-12-04T08:48:09  

      Caro André, compreendo seus questionamentos, mas antes de qualquer afirmação, seria interessante pesquisar um pouco sobre algumas outras drogas existentes no "mercado". É bem verdade que o autor não afirmou que tipo de droga a modelo supostamente estaria sob efeito, mas existem sim drogas que deixam as pessoas neste estado, como é o caso da Metanfetamina. Da uma visualizada no google. Abraço

    recentes

    populares

    • André Silva
      2012-12-04T08:48:09  

      Realmente o Hiure tá certo, ele não afirmou sobre o efeito que está pessoa da foto estaria, mais está metanfetamina, destrói a pessoa totalmente, no google tem fotos de pessoas, e com um 1 ano de uso, faz um mega estrago, é bem visivel.