Internet

03/12/2012 17h27 - Atualizado em 03/12/2012 17h29

Nova sincronização de fotos mobile do Facebook gera polêmica de privacidade

Thiago Barros
por
Para o TechTudo

Quando anunciou o compartilhamento automático de fotos de smartphones para a rede social, o Facebook não sabia que estava dando início a (mais) uma enorme polêmica relacionada à privacidade de seus usuários. Há especialistas reclamando do fato de a página poder se apropriar das imagens enviadas mesmo que elas não tenham sido marcadas como “públicas” pelos donos dos perfis.

Já seguiu o @TechTudo_oficial no Instagram?

Facebook Photo Sync para iOS copia o Instant Upload do Google+ (Foto: Reprodução)Facebook "Photo Sync" para iOS copia o "Instant Upload" do Google+ (Foto: Reprodução)

Quando uma pessoa ativa o compartilhamento de fotos para o Facebook de seu celular, ela automaticamente autoriza que a rede social tenha acesso às imagens, mesmo que elas não sejam compartilhadas no feed de notícias. Assim, Mark Zuckerberg e companhia podem encontrar estes arquivos pela busca com metadata, descobrir as localizações das fotos e usar a tecnologia de reconhecimento facial para saber quem estava aparecendo nas imagens.

“A privacidade realmente não parece ser uma das preocupações do Facebook quando eles criam um aplicativo que permite este tipo de upload e deixa ele ser mais fácil, quando na verdade deveria ser mais difícil”, reclamou Emma Carr, diretora do grupo Big Brother Watch, que luta pela liberdade dos direitos civis, em entrevista ao jornal Daily Mail.

Lançado na última sexta, o "Photo Sync" do Facebook permite que um usuário envie todas as fotos que vai tirando do seu celular direto para um álbum privado na rede social. Posteriormente, ele pode escolher se compartilha as fotografias com seus amigos ou se as deixa guardadas, como um backup, só para ele próprio. Mas independente de optar por tornar as imagens públicas ou não, o usuário já está colocando todas elas na Internet e disponibilizando-as, pelo menos, para o próprio Facebook.

“Este é mais um exemplo onde o lucro vem antes da privacidade. Se a companhia se importa com a privacidade do consumidor, garante que eles sabem que todas as suas informações estão sendo armazenadas e para quais propósitos. As que não ligam fazem como o Facebook”, concluiu a senhorita Carr.

E você, leitor do TechTudo, o que acha deste assunto? Você já compartilha as suas fotos automaticamente pelo Facebook móvel ou não vai nem ativar o recurso? Acesse Fórum do TechTudo e conte para a gente!

Via Daily Mail

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • André Brendler
    2012-12-03T21:08:34  

    Mas é tão simples resolver isso, é só não ativar o Photo Sync. Simples.

    recentes

    populares

    • André Brendler
      2012-12-03T21:08:34  

      Lucas Santos é muito simples: POR QUE O FACE ESTARIA INTERESSADO EM UMA FOTO SUA? DEIXA ELES ARMAZENAREM LÁ POW... O QUE ELES IRIAM FAZER? (a menos que vc seja procurado pela INTERPOL, ai nesse caso é melhor nem ter facebook).

    recentes

    populares

    • André Brendler
      2012-12-03T21:08:34  

      Não é um preocupação individual com privacidade, qualquer um preocupado pode simplesmente deixar de usar um serviço ou outro. O problema é o coletivo: a maior parte das pessoas nem sequer sabe que há algo errado, ou menosprezam. E o que é coletivo nos afeta indiretamente. Você pode desativar o recurso, mas seus amigos e parentes não. Você pode até aparecer no fundo da foto de um desconhecido, e o FB irá saber quando e onde você esteve sem que a pessoa sequer torne a foto pública. E o pior, podem usar esses dados do jeito que quiserem, sem restrições do que podem ou não fazer. Ainda é simples?

  • Isaias Santos
    2012-12-04T13:17:33  

    Mesmo sendo um produto copiado (na cara de pau) do Google+, se for ler os dois termos de privacidade (política de privacidade), o Google+ garante mais os nossos direitos

    recentes

    populares

    • Isaias Santos
      2012-12-04T13:17:33  

      então cria um google+, aproveita e já entra no orkut, dá pra usar a mesma conta nos dois ^_^'

  • Denis Franco
    2012-12-04T10:57:04  

    "A privacidade realmente não parece ser uma das preocupações DE QUEM USA O Facebook". Pronto, corrigi.

    recentes

    populares

    • Denis Franco
      2012-12-04T10:57:04  

      boa, isso ai, usamos pq queremos, registramos no face sabendo dos riscos, então acho que não há nada demais nisso!!

  • Gabriel Silva
    2012-12-05T10:55:42

    Sistema de busca, simples assim, na verdade esse aplicativo pode até funcionar como dito antes a favor de um método de busca por pessoas por uma simples comparação pode se achar um criminoso ou alguém desaparecido. Mas é aquela frase. Tá na chuva pra se molhar, se tem facebook não reclame que os outros tenham acesso a sua vida.