Robótica

13/12/2012 06h00 - Atualizado em 13/12/2012 06h00

Robô cruza o Oceano Pacífico e quebra recorde de distância

Flavia Almeida
por
Para o TechTudo

O Wave Glider, equipamento nadador criado pela empresa Liquid Robotics, completou um recorde de 14,5 mil quilômetros através de uma viagem do Oceano Pacífico da Califórnia até a Austrália. Apelidado de Papa Mau, o robô têm um formato parecido com a de uma prancha de surf hi-tech e não utilizou uma gota de combustível para realizar a travessia durante um período de 365 dias.

Papa Mau Robô completou um recorde 9.000 milhas através de uma viagem do Oceano Pacífico da Califórnia até a Austrália (Foto:Divulgação)Papa Mau Robô completou um recorde 9.000 milhas
através de uma viagem do Oceano Pacífico da
Califórnia até a Austrália (Foto:Divulgação)

Enviado juntamente com mais três robôs do mesmo modelo em novembro de 2011, o Papa Mau foi o único que completou a sua missão, estabelecendo um novo recorde mundial para a maior distância percorrida por um veículo autônomo. Na trajetória, o Wave Glider conseguiu sobreviver a tempestades, ataques de tubarões e a corrente do Leste australiano.

Abastecidos apenas com a energia das ondas, os equipamentos foram destinados ao mar com o propósito de coletar informações sobre a salinidade da água e os derramamentos de óleo, e também para testar suas próprias capacidades. De acordo com a Liquid Robotics, o fato do Papa Mau Robô ter navegado em mar aberto potencializou bastante sua eficiência, pois ele detectou minúsculos vazamentos de petróleo que um satélite jamais perceberia.

Liquid Robotics lançou recentemente o Desafio PACX , uma competição global que convida os cientistas a apresentarem suas propostas de pesquisa com dados recolhidos pelos planadores de ondas. Cinco finalistas foram anunciados esta semana e o vencedor receberá uma bolsa de pesquisa $ 50.000.

“Dizer que estamos animados e orgulhosos do Papa Mau alcançar seu destino final é um eufemismo” – disse o CEO Bill Vass  da Líquido Robótica. E completou. “Partimos na viagem PACX para demonstrar que a tecnologia Wave Glider não só poderia sobreviver a alto mar, mas principalmente coletar e transmitir dados sobre o Oceano Pacífico em tempo real”.

Via inhabitat

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Herick Ramlow
    2012-12-14T08:23:53

    quê fôlego. kkkkkkk kkkkkkk kkkkkkkk