Gamepad

03/12/2012 16h00 - Atualizado em 03/12/2012 16h00

Sony registra novo joystick para PS3 com PS Move integrado

Arthur Figueiredo
por
Para o TechTudo

Para impulsionar as vendas do PS Move e aumentar o uso do sensor de movimentos, a Sony quer criar um novo joystick para PlayStation 3 com o Move embutido. A empresa já havia solicitado a patente para um “Controle de Movimento Separável Híbrido” em 2011 e agora a patente foi aprovada.

O controle mistura Dualshock e PS Move, e se divide ao meio (Foto: Divulgação)O controle mistura Dualshock e PS Move, e se divide ao meio (Foto: Divulgação)

Trata-se, basicamente, de um Dualshock com uma esfera do PS Move de cada lado. Ele se divide ao meio para que o jogador possa mover os braços livremente em jogos com captura de movimento. Depois, se encaixa novamente através de imãs. Cada metade do controle tem seu próprio alto-falante, acelerômetro, e vibra independentemente. O registro sugere que a câmera do PlayStation Eye é necessária.

Por outro lado, não há informações exatas sobre a compatibilidade deste controle com o PlayStation 3. Existe a possibilidade deste ser o controle oficial do seu sucessor – que possui o codinome "Orbis" –, ou que sequer seja lançado. Vale lembrar que a Sony registra patentes constantemente, e nem sempre chegam ao mercado.

Tem alguma dúvida de tecnologia e games? Entre no Fórum do TechTudo!

Via GameSpot

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Kylderi Oliveira
    2012-12-04T20:36:21

    Remerson, Remerson, esse lance de captar a emoção já tem no xbox: chama-se Avatar Kinect. Esse lance de captar o movimento dos dedos também já foi desenvolvido pela Microsoft. É uma pulseira (codenome Digits) que pode ser usada tanto para jogar, como para controlar aparelhos eletrônicos compatíveis com a tecnologia. A Sony ficou pra trás mais uma vez.

  • Gabriel Silva
    2012-12-04T17:00:39

    Sem repudiar console nem marca alguma, mas acho que poderiam investir em algo mais bem bolado não só a Sony mas a Microsoft também pois investir em algo que já não deu muito certo não foi uma boa jogada em consoles anteriores.

  • João Filho
    2012-12-04T08:31:59

    Tenho medo do tamanho da mão do Cesar Silva! rsrsrs Até o mãozinha da família adams prefere o dualshock

  • Ilo Cavalcante
    2012-12-03T20:29:28

    o ps move é um imitação barata do wii remote

  • Laerte Renck
    2012-12-03T19:19:08

    Controle horrível, com certeza não será, mas se esse fosse o controle oficial do PS4, já iria virar piada.

  • Eduardo Rodrigues
    2012-12-03T19:15:36

    num era para play 4 ??

  • Glóbulo
    2012-12-03T19:07:55

    A ideia de dividir o controle é ótima, agora, as bolotas do move são para rir.

  • Lawrence Teixeira
    2012-12-03T17:13:41

    Fala sério que a Sony vai insistir com essa tranqueira desse Move.

  • Thiago Ferraz
    2012-12-03T16:57:26

    aff que controle tosco hauhauhau

  • Leandro Paiva
    2012-12-03T16:56:37

    Tenso!

  • Cesar Silva
    2012-12-04T01:05:53  

    joystick do Xbox dando um pal em todos os outros. nao tem outro melhor e mais confortavel de se jogar do que ele

    recentes

    populares

    • Cesar Silva
      2012-12-04T01:05:53  

      o dualshock é o único joystick totalmente adaptado as mãos!

    recentes

    populares

    • Cesar Silva
      2012-12-04T01:05:53  

      o dualshock é e sempre sera o melhor controle do mundo e espero um dualshock 4 do PS4 orbis bem mais lindo do q xbox q da tendinite na mão

  • Vinicius Andrade
    2012-12-03T18:33:03  

    Vacilo da Sony. Tinham era que dar um "improvement" no Move que já existe e lançarem mais jogos onde o uso dele realmente deixe o jogo mais legal. Sempre tive vontade de comprar o move, mas o número de jogos onde o uso dele é interessante é tão pequeno que nem compensa pagar uma nota na câmera e nos 2 controles separados. =[

    recentes

    populares

    • Vinicius Andrade
      2012-12-03T18:33:03  

      cara, nao sei se vc sabe mas existe uma biblioteca de mais de 400 jogos disponiveis pro move, entre eles killzone 3, resistance 3, infamous 2, resident evil 5, sorcery, portal 2...

    recentes

    populares

    • Vinicius Andrade
      2012-12-03T18:33:03  

      e okami hd, jogar ele com o move é muito bom

  • Jaison Antoniazzi
    2012-12-03T16:52:00  

    "Santa falta de originalidade Batman!"

    recentes

    populares

    • Jaison Antoniazzi
      2012-12-03T16:52:00  

      ???

  • Cristiano Palmer
    2012-12-04T22:52:56  

    Porque, sempre que entro para ver algo sobre meu console favorito, que eu considero o melhor, sempre tem os comentários dos caxistas? O MOVE é melhor, não tem o delay enorme, o console Sony é muito mais bonito! Não digo que a caixa é ruim, mas o PS é melhor!

    recentes

    populares

    • Cristiano Palmer
      2012-12-04T22:52:56  

      Os sonystas também comentam em páginas dedicadas ao Xbox.

  • Remerson Silva
    2012-12-04T14:11:20  

    a SONY vai fazer um dualshock 4 para o PS4 com censor de captação de emoção q vai deixar o jogos mais reais e o move vai ser luvas de captação de movimentos 3D com câmeras full HD

    recentes

    populares

    • Remerson Silva
      2012-12-04T14:11:20  

      Remerson, esse lance de captar a emoção já tem no xbox: chama-se Avatar Kinect. Esse lance de captar o movimento dos dedos também já foi desenvolvido pela Microsoft. É uma pulseira (codenome Digits) que pode ser usada tanto para jogar, como para controlar aparelhos eletrônicos compatíveis com a tecnologia. A Sony ficou pra trás mais uma vez.

    recentes

    populares

    • Remerson Silva
      2012-12-04T14:11:20  

      Remerson, esse lance de captar a emoção já tem no xbox: chama-se Avatar Kinect. Esse lance de captar o movimento dos dedos também já foi desenvolvido pela Microsoft. É uma pulseira (codenome Digits) que pode ser usada tanto para jogar, como para controlar aparelhos eletrônicos compatíveis com a tecnologia. A Sony ficou pra trás mais uma vez.