11/12/2012 10h52 - Atualizado em 11/12/2012 10h52

Transistor 4D pode viabilizar microchips com menos de 10 nm

Filipe Garrett
por
Para o TechTudo

Um dos pontos fortes das últimas linhas de processadores da Intel é o uso dos chamados transistores trigate, ou em 3D. Agora, cientistas da Universidade de Purdue, nos Estados Unidos, garantem que criaram um novo tipo de transistor que pode viabilizar a produção de microchips com tamanho inferior a 10 nm.

Transistor inovador investe em outros materiais que não o clássico silício (Foto: Reprodução)Transistor inovador não é feito com o clássico
silício (Foto: Reprodução/Tom's Hardware)

Embora o transistor da Intel seja, com efeito, um elemento de três dimensões físicas, a tecnologia desenvolvida nos laboratórios de Purdue não possui quatro dimensões. O nome 4D é mais uma liberdade poética do professor Peide Ye, líder da pesquisa: “Uma casa de um andar pode abrigar muitas pessoas, mas mais pisos, mais pessoas. E é o mesmo com transistores”, diz. “Sobrepondo-os temos mais corrente e mais velocidade para operações de computação”, explicou em material de divulgação da Universidade de Purdue.

O ponto central do trabalho de Ye e sua equipe foi a substituição do silício por um outro material: o arseneto de índio e gálio. A substância foi usada para a criação de camadas semicondutoras, que foram sobrepostas. Cada nova superfície, com uma área levemente menor que a anterior, resultou em um transistor com aspecto de uma pirâmide.

Os cientistas estão convencidos que o material é ideal para substituir o silício em estruturas inferiores a 10 nm, número tido como limite deste elemento químico. Como base de comparação, a arquitetura Ivy Bridge da Intel possui 22 nm. Encontrar um material que permita ir além dos 10 nm é um grande passo para a tecnologia digital.

Tem alguma dúvida de tecnologia? Entre no Fórum do TechTudo!

Via Tom’s Hardware

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares