Robótica

13/12/2012 13h01 - Atualizado em 13/12/2012 13h01

Universidade de Tóquio desenvolve robô que se mexe como humano

Julio Monteiro
por
Para o TechTudo

Pesquisadores da Universidade de Tóquio, Japão, apresentaram na conferência Humanoids o robô Kenshiro, que é capaz de reproduzir movimentos dos seres humanos com uma estrutura semelhante a de um esqueleto revestido por músculos. O humanoide foi considerado o robô mais próximo de um corpo humano em seu funcionamento.

Kenshiro é o robô mais próximo de um ser humano atualmente (Foto: Reprodução/IEEE Spectrum)Kenshiro é o robô mais próximo de um ser humano atualmente (Foto: Reprodução/IEEE Spectrum)

Kenshiro é resultado do desenvolvimento do robô Kojiro, apresentado em 2010. A nova máquina imita o corpo médio de um menino japonês de 12 anos, com 1,58 m de altura e 50 Kg. A estrutura robótica reproduz quase todos os músculos principais de um homem através de um sistema composto por 160 mecanismos parecidos com roldanas: 50 nas pernas, 76 no tronco, 12 nos ombros e 22 no pescoço. É a maior quantidade de "músculos" em um robô humanoide.

A estrutura óssea do aparelho é feita de alumínio e inclui uma caixa torácica completa, além de juntas do joelho que trazem imitações dos ligamentos cruzados e da patela flutuante.

Uma das maiores dificuldades dos pesquisadores em tentar simular o corpo humano tem sido o peso. O líder do projeto, Yuto Nakanishi, explicou que robôs anteriores tinham um peso longe de qualquer padrão humano. Um dos “ancestrais” de Kenshiro, o Kenzoh pesava 45 Kg só da cintura para cima. Se fosse finalizado, ele chegaria a 100 Kg, um peso muito acima do normal para uma criança de 12 anos.

Além de superar o desafio do peso, o projeto de Kenshiro buscou imitar o torque e a velocidade das juntas de um corpo. O resultado foi um robô capaz de fazer movimentos de ginástica com quase a mesma força de rotação do homem. Já a velocidade angular das juntas do robô ainda é um pouco menor: entre 70 e 100 graus por segundo. Confira abaixo um vídeo com os testes de cada parte do corpo do robô:


Tem alguma dúvida de tecnologia? Entre no Fórum do TechTudo!

Via IEEE Spectrum

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares