Jogos de música

01/01/2013 08h10 - Atualizado em 02/01/2013 09h19

Arkham World, Alan Wake 2: veja sequências que podem surgir em 2013

Arthur Figueiredo
por
Para o TechTudo

Muitos jogos já foram anunciados para 2013, como GTA 5, Gears of War: Judgment, Dead Space 3 e o novo Tomb Raider, mas muitas novidades ainda não foram reveladas. Com a certeza de que seremos surpreendidos, confira a lista que montamos com prováveis lançamentos para o ano que vem.

O Wii U ganhará certamente um novo Zelda, mas quando? (Foto: Reprodução / Wii U Daily)O Wii U ganhará certamente um novo Zelda, mas quando? (Foto: Reprodução / Wii U Daily)

Fallout 4

A saga de RPG pós-apocalíptico já rendeu dois excelentes títulos para esta geração – Fallout 3 e Fallout: New Vegas –, e poderia revisitar este mundo arrasado mais uma vez, oferecendo novos recursos de jogabilidade.

Veículos com combustível escasso, mais elementos de sobrevivência (como caça) e um aumento geral na inteligência artificial dos seus companheiros são elementos que gostariamos de encontrar no futuro título da franquia. Além disso, é claro, pode também ser lançado com menos bugs…

O mundo pós-nuclear de Fallout merece novas edições (Foto: Divulgação)O mundo pós-nuclear de Fallout merece novas edições (Foto: Divulgação)

Guitar Hero 7 / Rock Band 4

O gênero de games musicais e de ritmo mudou. Os jogos de banda com réplicas de instrumentos foram aos poucos substituidos pelos jogos de dança, como Just Dance, Dance Central e Michael Jackson: The Experience.

Mesmo os jogos recentes, com suporte a guitarras de verdade (como o ótimo Rocksmith), não foram grandes sucessos comerciais. Está na hora de reunir os amigos da banda novamente, para o bis. Afinal, quantos gamers ainda possuem uma guitarra de plástico -  compatível com os títulos - que está empoeirando na pratelria?

O rock não morreu. Guitar Hero também não deveria morrer. (Foto: Divulgação)O rock não morreu. Guitar Hero também não deveria morrer. (Foto: Divulgação)

Alan Wake 2

Misturando elementos de ação, survival horror e antigos programas de mistério da TV, Alan Wake foi uma grande surpresa entre os exclusivos para o Xbox 360. Desenvolvido pela Remedy de Max Payne 1 e 2, o jogo é um thriller psicológico único no gênero, que coloca o jogador em uma amarrada trama de suspense, com muita exploração e reviravoltas.

Quando todos achavam que teriam um jogo novo, a produtora lançou a limitada expansão Alan Wake's American Nightmare, que acabou deixando um gosto de "quero mais" nos fãs da série. Não há nada exatamente como Alan Wake, e está na hora de termos mais, por favor!

A narrativa de Alan Wake é uma rara experiência nos games (Foto: Divulgação)A narrativa de Alan Wake é uma rara experiência nos games (Foto: Divulgação)

Jogo de esporte com Super Mario

Com dois consoles no mercado, um convencional e um portátil, Super Mario tem dois palcos para suas aventuras esportivas, enquanto não salva Peach novamente. Mario Kart 7 e Mario Tennis Open fizeram sucesso no 3DS este ano, e certamente teremos mais em breve.

As duas franquias devem demorar a aparecer no Wii U, mas até lá, devemos ter um novo Mario Golf, Mario Strikers (de futebol) ou Mario Sluggers (de baseball) em 2013. E quem sabe a Nintendo não surpreende a todos com uma nova modalidade, como futebol? Fifa e PES que se cuidem!

Jogos de esporte com Super Mario são garantia de diversão (Foto: Divulgação)Jogos de esporte com Super Mario são garantia de diversão (Foto: Divulgação)

Novo Sonic the Hedgehog

Ao longo dos últimos anos, a Sega parece ter reaprendido a fazer bons jogos para o seu mascote mais famoso. Sonic Rush, Sonic Colors e Sonic Generations alegraram os carentes fãs do porco-espinho velocista.

E, com o perdão do trocadilho, basta manter o ritmo, com fases mirabolantes e muita velocidade. A Sega provou que sabe como fazer, sem precisar recorrer a ideias arbitrárias como o terrível “lobisporco” de Sonic Unleashed. Quem sabe 2013 ela não nos surpreende positivamente?

A Sega equilibrou o moderno e o clássico em Sonic Generations (Foto: Divulgação)A Sega equilibrou o moderno e o clássico em Sonic Generations (Foto: Divulgação)

Tekken x Street Fighter

A contrapartida de Street Fighter x Tekken, desta vez produzida pela Namco, vai ter a jogabilidade com movimentação lateral de Tekken, contra os exagerados especiais de Street Fighter. Não se sabe exatamente como isto dará certo, já que (teoricamente) bastará dar um passo para o lado para escapar de um hadouken.

A Namco garante que polêmicas como “DLC no disco” estão descartadas, mas será a empresa capaz de criar um jogo coeso, misturando mecânicas tão diferentes? Só o tempo dirá.

Street Fighter x Tekken deu certo. Mas e o seu game "oposto"? (Foto: Divulgação)Street Fighter x Tekken deu certo. Mas e o seu game "oposto"? (Foto: Divulgação)

Novo Zelda para 3DS / Wii U

Ocarina of Time foi um dos jogos mais aguardados para o primeiro ano do 3DS, e uma demonstração da tecnologia do Wii U usou uma bela cena de ação baseada em Zelda. A Nintendo já admitiu que está trabalhando em jogos novos da série, mas para qual console? Há boatos que remakes de A Link to the Past e Majora’s Mask foram considerados para o 3DS. Assim, ganhará o Wii U um jogo inédito em breve? Vamos torcer.

O novo Zelda deve ser totalmente diferente de Skyward Sword (Foto: Divulgação)O novo Zelda deve ser totalmente diferente de Skyward Sword (Foto: Divulgação)

Batman: Arkham…???

Falando em boatos, quase nada se sabe sobre o futuro da série que começou com Batman: Arkham Asylum em 2009. Rumores apontam para um prelúdio inspirado na Era de Prata dos quadrinhos, situado anos antes dos eventos do primeiro jogo, e que mostraria o primeiro encontro do Batman com o Coringa, e a formação da Liga da Justiça.

Por outro lado, há quem afirme que o jogo será uma sequência direta, chamada “Arkham World” com a cidade inteira para explorar, e até dirigindo o batmóvel ou pilotando uma batnave. Sonho possível ou algo muito absurdo?

O que a Rocksteady reserva para Batman e Coringa? (Foto: Divulgação)O que a Rocksteady reserva para Batman e Coringa? (Foto: Divulgação)

O que a Retro Studios está fazendo

Após o sucesso da trilogia Metroid Prime, de Donkey Kong Country Returns, e de colaborar com a Nintendo em Mario Kart 7, no que a Retro Studios está trabalhando? Certamente será algo épico, e provavelmente anunciado em breve, como na próxima E3 2013, em junho.

Rumores sugerem um novo Star Fox, e até um crossover entre Star Fox e Metroid (!), mas as possibilidades passam por F-Zero, ou mesmo Zelda e Mario.

A Retro Studios criou sua obra-prima com a trilogia Metroid Prime. E agora? (Foto: Divulgação)A Retro Studios criou sua obra-prima com a trilogia Metroid Prime. E agora? (Foto: Divulgação)

Half-Life 2: Episódio 3 / Half-Life 3

Talvez o mais improvável da lista, e sonho de consumo de inúmeros jogadores, um novo Half-Life é aguardado desde 2007, quando Half-Life 2: Episódio 2 foi lançado. Mas, até agora, a Valve não se pronunciou oficialmente sobre a sequência do game de tiro.

A expectativa dos fãs é sobre como os eventos da série Half-Life serão ligados aos da série Portal – sim, os jogos são situados no mesmo universo – e da relação entre a atividade dos laboratórios de Black Mesa e da Aperture Science. Imagine as possibilidades!

O futuro é sombrio no universo de Half-Life e Portal (Foto: Divulgação)O futuro é sombrio no universo de Half-Life e Portal (Foto: Divulgação)

E você, tem expectativa para algum grande anúncio para 2013? Deixe sua opinião em nosso fórum!

* Colaborou Ingo Muller

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Andre Candido
    2013-01-07T07:24:51

    F-Zero....... @_@ ......saudades.....e um novo Sonic The Hedgehog vai ser otimo!

  • André Dutra
    2013-01-04T15:48:38

    Estou esperando por Fallout, joguei o 3 e os New Vegas, jogaços, Batman com toda a certeza, tb joguei o asylum e o city e Alan Wake!

  • Felipe Lima
    2013-01-02T16:26:59

    Majora's Mask merece um remake para 3DS. O jogo é muito bom! Até hoje eu jogo no eu N64

  • Luciano Souza
    2013-01-02T03:39:31

    Batman Arkham City, pra mim um dos melhores games da década! Não vejo a hora da Rocksteady surpreender com uma continuação. E se for com toda a cidade de Gotham disponível, então vai ser perfeito! Se explorar parte da cidade já foi demais, imagine a cidade inteira?

  • Luís Oliveira
    2013-01-01T23:44:05

    Jogos novos são muito bons mas quanto a zelda eu queria um Majoras Mask no 3DS sim para lançar um novo zelda em 2014 para o 3DS tb o notavel portatil merece... Já do Wii U tem que ser jogo novo... só sei que vou comprar todos os zeldas que vierem (já possuo todos os zeldas ehehe)

  • Rodrigo Oliveira
    2013-01-01T23:04:59

    Passou a hora de um zelda novo para o Wii U. E um star fox também para vingar o star fox 64 já que a raposa foi esquecida no Wii, fazendo só uma participação no super smash bros brawl. É possível mesmo uma sequencia de batman, só que o nome Arkhan World" não faz sentido já que Arkhan é uma província de Gothan. O mais provável é um "Gothan City" ou "The World", se bem que o city deixou sim alguns assuntos inacabados, mas quem já o zerou sabe que o ''espírito'' da saga do morcego ficou nele (spoiler) o que achei errado pois podiam deixar esse final para um terceiro game. Uncharted 4 seria legal

  • Laerte Renck
    2013-01-01T21:19:48

    No final do Arkham City foi deixada uma ponta para algo mais, me lembro de um personagem que usava uma máscara que era uma réplica do rosto do Bruce Wayne, o Batman não o capturou, e só falta mesmo ter a cidade de Gotam para explorar, mas acho que algo tão grandioso sem perder qualidade só na próxima geração.

  • Lucas Patrizi
    2013-01-01T19:24:31

    Tenho umas duvidas sobre o Half-Life 3, pois a Valve sempre para no numero 2 em vários jogos, pode ver Team Forteress, Portal, Left 4 Dead, todos eles pararam no numero 2, o unico que teve sequencia foi o CS.

  • Richard Olvis
    2013-01-01T19:15:55

    The Last Of Us. Game produzido pela mesma empresa que criou o Uncharted e que vai dar muito o que falar.

  • Expedito Paz
    2013-01-01T18:40:40

    Podiam ter mencionado também os boatos sobre um Uncharted 4, mais um Killzone, um terceiro LittleBigPlanet (ou um novo projeto da MediaMolecule) etc.

  • Juliano Pereira
    2013-01-01T12:36:35

    Para correção pelo site: as palavras "gostaríamos" e "substituídos" estão aparecendo no texto sem seus respectivos acentos.

  • Paulo Barboza
    2013-01-01T12:09:16

    Seria interessante um conduit 3 para o wii U ou 3DS,Ou Rhytm thief the emperor´s treasure 2 para 3DS

  • Nelson Almeida
    2013-01-01T14:31:40  

    Bem, ao contrário do que o reporter da matéria disse, aqui em casa as guitarras de plástico (e também a bateria e meus 4 microfones) tem sido usados regularmente! O gênero musical não vai morrer, só tem que achar a demanda correta. Mas a Harmonix tem procurado fazer o correto com a franquia Rock Band e com certeza haverá sim um Rock Band 4. Quanto à Activision, é melhor ela só vir com um Guitar Hero se ele for realmente muito bom e não repetir a babaquice de lançar 6 jogos musicais num único ano, foi isso que saturou o mercado! Ah, e sempre no aguardo de um Sonic melhor!!!

    recentes

    populares

    • Nelson Almeida
      2013-01-01T14:31:40  

      Resta saber quem vai fazer os novos Guitar Hero, já que a Activision mandou fechar a RedOctane e a NeverSoft. Os caras não são muito pacientes com produtoras que vendem poucos jogos, infelizmente. E concordo que o mercado ficou saturado, tanto que desde 2010 não saem novos jogos musicais completos (o Rock Band Blitz, que saiu pra PSN, não conta).

  • Victor Rodrigues
    2013-01-01T11:02:04  

    e gta V ? o mais aguardado do ano..

    recentes

    populares

    • Victor Rodrigues
      2013-01-01T11:02:04  

      esse é certeza, os que têm aqui são possibilidades

  • Ramon Novais
    2013-01-02T00:59:39  

    Ninguém percebeu que os caras da matéria falaram "E quem sabe a Nintendo não surpreende a todos com uma nova modalidade, como futebol?" sendo que meia frase atrás eles falaram do Mario Striker??? Hahahaha, comentário meio sem sentido.... más eu achei estranho.

    recentes

    populares

    • Ramon Novais
      2013-01-02T00:59:39  

      Eu reparei nisso também hahahahaha, o Mario Strikers até que foi divertido mas não foi lá essas coisas (já não sou fã de futebol então não sou o mais indicado pra opinar a respeito..)

  • Lucas Biacchi
    2013-01-01T19:12:23  

    niguem mecionou o god of war acentions

    recentes

    populares

    • Lucas Biacchi
      2013-01-01T19:12:23  

      1° Você é analfabeto? "niguem "mecionou e o pior "acentions.kkkkkkkkkkkk 2° São jogos que podem surgir que estão na matéria, God of war ASCENSION é lançamento certo.

  • William
    2013-01-02T14:34:49  

    alan wake 2 eu espero sim , gostei muito do clima de suspense do 1 eu corria para a luz toda vez que acabava a municão , huauahauhauhauah demais esse jogo !!

    recentes

    populares

    • William
      2013-01-02T14:34:49  

      Verdade, jogo nota 10! Esqueceram de colocar que Alan Wake não é mais exclusivo do xbox, saiu a versão de PC que é a que eu jogo =)