Celular

14/01/2013 18h39 - Atualizado em 14/01/2013 18h39

BlackBerry 10 ganha 15 mil novos apps em apenas dois dias

Thiago Barros
por
Para o TechTudo

No próximo dia 30, a RIM apresentará a versão final do BlackBerry 10, sua grande esperança em voltar a ser relevante no mercado de smartphones. Com um cenário cada vez mais concorrido, a fabricante vem fazendo o que pode para deixar o sistema próximo do ideal. Em seu último passo, há duas semanas do evento de lançamento, a empresa anunciou mais de 15 mil novos apps em sua loja virtual.

Vazaram imagens de Twitter e GTalk para o BB10 (Foto: Reprodução/PhoneArena)Vazaram imagens de Twitter e GTalk para o BB10
(Foto: Reprodução/PhoneArena)

Em 2013, além da nova versão do BlackBerry OS, chegarão ao mercado o Ubuntu Mobile e o Firefox OS; além das já tradicionais novas versões e atualizações do Android, iOS e Windows Phone. Por isso, caso esteja pensando realmente alto, a RIM precisará se esforçar bastante.

A disponibilização de apps consagrados é um primeiro passo fundamental. Com a campanha Portathons (de maratonas de "portabilidade"), a companhia conseguiu atrair a atenção de diversos desenvolvedores de aplicativos para BlackBerry e Android, que portaram seus programas para o BB10 com todo o suporte necessário. A empresa já fez isso algumas vezes no passado, mas agora tem até oferecido prêmios de US$ 100 (R$ 200) por app, além de chances de ganhar um aparelho com o novo sistema da RIM. Resultado: em dois dias, 15 mil novos programas foram enviados e aprovados na BlackBerry AppWorld, sua loja virtual.

A RIM vai conseguir se reerguer com o BlackBerry 10? Participe da discussão no fórum do TechTudo

De acordo com o site Phone Arena, alguns dos aplicativos já prontos são “de nome”. A página revelou, nesta segunda (14), imagens de supostas versões do Google Talk e do Twitter para o BB10. Para se fazer uma rápida comparação, o Windows Phone 8, que deve ser o grande rival do novo BlackBerry por enquanto, não tinha um app oficial para o Twitter assim que chegou ao mercado.

A briga, porém, será bem grande. Segundo o site Slash Gear, em matéria publicada no último dia 10 de dezembro, a Microsoft conseguiu comercializar 4.2 milhões de unidades de aparelhos com o WP8 desde seu lançamento, em 26 de outubro. No entanto, depois de tantos adiamentos e de anos de trabalho, a RIM parece cada vez mais preparada para entrar com tudo nesta disputa.

Via CNET, SlashGear, PhoneArena.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Leandro Leonardo
    2013-01-16T17:11:14

    Interessante Serão se os Jogos não ficarem pra trás!

  • Tiago Aráujo
    2013-01-15T18:49:17

    O Blackberry 10 será certamente meu próximo smartphone, o sistema é extremamente intuitivo, belo e segue as prioridades RIM (qualidade, utilidade e segurança). Pra quem acha que a RIM esta quase falida... posso afirmar, com base nos documentos contábeis da empresa, a empresa teve US $2,7 Bilhões de dólares em receita. Vale lembrar tambem que a RIM tem um nixo de mercado corporativo que é muito fiel aos dispositivos Blackberry pelo simples fato de os concorrentes não terem nada melhor para vender. Simples assim :D.

  • Samuel Franco
    2013-01-15T18:33:13

    O último suspiro.

  • Raphael
    2013-01-15T17:58:32

    BB está em crise, eu não investiria meu dinheiro em um aparelho deles. Sei que a segurança deles é muito boa, mas ninguém sabe o que pode acontecer este ano com a última versão do OS da Black Berry. Acredito que terão que migrar para algum outro sistema operacional futuramente.