Celular

30/01/2013 13h19 - Atualizado em 30/01/2013 14h21

BlackBerry 10 é a aposta da 'RIM' para o futuro; novos smarts no Brasil até março

Allan Melo
por
Da redação

O BlackBerry 10 e seus smartphones já não eram mais segredo pra ninguém, mas a "RIM" fez questão de apresentar seu novo ecossistema móvel como todas as gigantes da indústria. Nesta quarta-feira (30), em Nova York, a empresa lançou oficialmente a sua nova plataforma e, com ela, o novo nome da empresa, "BlackBerry", abandonando o antigo nome.

Thorsten Heins, o CEO da BlackBerry, apresentou o BlackBerry 10 ao mundo nesta quarta-feira (Foto: Divulgação)Thorsten Heins, o CEO da BlackBerry, apresentou o BlackBerry 10 e seus novos smartphones ao mundo nesta quarta-feira (Foto: Divulgação)

Junto ao sistema, esperado desde 2011, a empresa mostrou seus novos smartphones touchscreen, o BlackBerry Z10 e o BlackBerry Q10. Esta apresentação representa uma grande mudança de paradigma para a empresa, que justamente ficou conhecida por seus telefones com teclados QWERT físicos.

BlackBerry 10: repensado do zero

Segundo os engenheiros da RIM, o novo BlackBerry 10 é um sistema com usabilidade limpa, intuitiva e segura. Sua estrutura foi toda repensada para que seus usuários pudessem navegar pelas aplicações e funções do telefone usando apenas uma das mãos. Assim, dispensaram o uso de botões físicos e investiram em menus laterais, abertos com movimentos de arraste do dedo, das bordas para o centro da tela.

Por meio do BlackBerry Peek é possível ver o seu Hub de mensagens e notificações (Foto: Divulgação)Por meio do BlackBerry Peek é possível ver o seu Hub de mensagens e notificações (Foto: Divulgação)

Cada borda lateral da tela tem a sua função: por baixo, o usuário consegue minimizar o app e ver outros recursos abertos. Pela direita, é possíve alternar de app. Pela esquerda, o sistema aciona o BlackBerry Hub, uma espécie de agregadora de comunicações que use notificações, e-mails e mensagens em um só espaço. Por cima, um menu alterna o seu telefone entre dois perfis: um para trabalho e outro para diversão, com visual, apps e até loja de aplicativos completamente diferentes.

Teclado do BlackBerry 10 para smartphones touch: sistema de previsão merece destaque (Foto: Divulgação)Teclado do BlackBerry 10 para smartphones touch:
sistema de previsão merece destaque (Foto:
Divulgação)

Novas funções diferenciam o sistema dos demais

Além da usabilidade, a RIM trouxe novos recursos ao seu sistema. Um deles é o app da câmera: ao pressionar o botão para tirar uma foto, o BB10 fará uma série de imagens. Depois, basta escolher o melhor momento e consertar as expressões faciais das pessoas que não estavam preparadas para a foto. O recurso funciona ao melhor estilo "Photoshop", usando as outras imagens não aproveitadas para achar a melhor pose das pessoas.

Outro recurso interessante que merece destaque é o teclado. Agora virtualizado, ele é capaz de prever as palavras que você pretende usar nas frases e agilizar o processo de digitação. O sistema estudará o seu vocabulário e, com o tempo, passará a fazer as melhores sugestões. E para aceitá-las, basta arrastar o seu dedo para cima.

Aplicativos mais famosos estarão no BlackBerry 10

Para ajudar a convencer os novos usuários a adotarem um sistema completamente novo, a empresa fez grandes parcerias com desenvolvedoras de apps e trouxe vários apps famosos para o BB10. Dentre eles, haverá suporte do Facebook, Twitter, LinkedIn, Foursquare, Skype e WhatsApps. Nos jogos, a Rovio já colocou seu Angry Birds Star Wars para funcionar, assim como a EA Games e a Gameloft fizeram com seus títulos de sucesso. Dentre as outras parceiras que merecem destaque estão o Rdio, o TuneIn, o PressReader, a Box, a Evernote, a Amazon e a Disney.

Novos BlackBerry Z10 e Q10, com o novo sistema BB10 (Foto: Divulgação)Novos BlackBerry Z10 e Q10, com o novo sistema BB10 (Foto: Divulgação)
BlackBerry Z10, o top de linha da BlackBerry (Foto: Divulgação)BlackBerry Z10, o top de linha da BlackBerry (Foto:
Divulgação)

BlackBerry Z10: a resposta da RIM ao novo mercado de smartphones

O BlackBerry Z10 tem uma tela de 4,2 polegadas totalmente touch com 356 dpi de resolução, processador dual-core de 1.5 GHz, 2 GB de RAM e 16 GB de memória interna. Além disso, ele vem com uma câmera frontal de 2 megapixel para videochamadas e uma câmera traseira de 8 MP (com filmagem em FullHD) para fotos e vídeos. Na bateria, 1800 mAh devem segurar o aparelho por horas longe das tomadas; e segundo os rumores, é possível que ele também tenha suporte a redes 4G e Bluetooth 4.0.

BlackBerry Q10: o velho e conhecido BB com um novo coração

Novo BlackBerry X10 com teclado QWERTY e tela touchscreen (Foto: Reprodução/Nowhereelse) (Foto: Novo BlackBerry X10 com teclado QWERTY e tela touchscreen (Foto: Reprodução/Nowhereelse))Novo BlackBerry Q10 com teclado QWERTY e tela touchscreen (Foto: Reprodução/Nowhereelse)

Já o BlackBerry Q10 virá com o tradicional teclado físico QWERTY, conhecido de outros modelos. A diferença será a tela HD de 3,1 polegadas sensível ao toque e o novo sistema, BB10, além de configurações semelhantes ao seu irmão Z10: processador dual-core de 1,5 GHz, 2 GB de memória RAM e 16 GB de armazenamento interno, expansível para mais 32 GB com cartão microSD.

Novo BlackBerry chegará ao Brasil até março

Demonstração do BlackBerry Flow do BlackBerry Z10  (Foto: Divulgação)Demonstração do BlackBerry Flow no BlackBerry Z10 (Foto: Divulgação)

Durante a BlackBerry Jam Americas, em setembro, o CEO da RIM, Thorsten Heins, havia declarado que os primeiros smartphones estariam sendo vendidos em todos os países em que a empresa atua já no primeiro trimestre. O Brasil não faz parte da primeira leva, que receberá o aparelho já no dia 15 de fevereiro, mas a espera não deve passar do mês de março. Com base nos rumores e nos preços praticados no exterior e no Brasil, é possível que o Z10 seja vendido por cerca de R$ 2,2 mil.

A RIM vai conseguir se reerguer com o BlackBerry 10? Dê a sua opinião no fórum do TechTudo

Modelos antigos não receberão BB10

Outro detalhe comentado durante a BlackBerry Jam Americas é que não será possível atualizar os dispositivos atuais com o novo BB10. Entretanto, os aparelhos com BlackBerry 7 continuarão a receber suporte por um longo tempo. Vários modelos "antigos" continuarão a ser vendidos com preço reduzidos, inclusive aqui no Brasil.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Tulio Soares
    2013-02-16T14:55:34

    Mais um sucesso para quem se enquandra na ideologia empregada pela BlackBerry.

  • Atila Haber
    2013-01-31T10:33:49

    Tomara que o RIM tenha sucesso no Brasil e no resto do mundo pois, sem concorrência não há qualidade nem preços, com apenas duas ou três marcas dominando o mercado de telefonia móvel não dá, é só entrar na play store e verificar que mais da metade dos aplicativos são absolutamente inúteis, sou dono de um galaxy S3 e invejo a Apple store.

  • Anderson Boaventura
    2013-01-31T00:36:01

    Analisando o preço e o comparando com SIII, Motorola Razr e Iphone 5. dificilmente será aceito no mercado brasileiro, ainda mais pelo seu market store inferior a windowsphone, android e appstore. O caro Sr. Thorsten Heins terá que pensar muito antes de ver o mercado brasileiro como um futuro promissor de vendas do seu novo aparelho.

  • Tiago Aráujo
    2013-01-30T22:06:15

    Belíssimo, sem sombra de dúvidas o melhor sistema e Smartphone do mercado, não vejo a hora de ter um em mãos.

  • Fabricio Cardoso
    2013-01-30T21:56:29

    Blackberry eh o melhor celular do mercado. As empresas que forcemes iphones aos empregados, nao merecem respeito!!!

  • Cristiano Palmer
    2013-01-30T21:10:53

    Um ótimo celular, mas muito caro!

  • Rodrigo Porto
    2013-01-30T21:04:12

    Acho que não vai alavancar a RIM hein... A bola da vez vai ser o Lumia 920 e o Ativ S.... WP8 vem com tudo.... intuitivo e muito fluido.

  • Edivaldo Santos
    2013-01-30T20:47:52

    caro demais

  • Marcio
    2013-01-30T16:57:16

    Tomara que vingue! Tive um BB Curve que era excelente para seu propósito: estável, resistente e com boa autonomia de bateria. No momento creio que seu concorrente direto seja o WP. Ambos terão que comer muita poeira para enfrentar os SO líderes. Boa sorte!

  • Diego Pessoa
    2013-01-30T16:53:43

    Muito bonito o z10 e a marca é de otima qualidade,mais espero que esse preço absurdo não se confirme,esta na hora das empresas investirem no Brasil e serem justas com os consumidores,agora sim a Apple e a Samsung correm serios riscos,muito bonito o aparelho,e o tamamnho de 4,2 perfeito,eu compraria,mais claro quando ficar menos de R$ 1000 ,não pago mais que isso em um aparelho...

  • Pedro Neto
    2013-01-30T16:35:24

    Para mim uma boa notícia. Eu sinceramente me cansei tanto do Android (com o google tentando empurrar todo mundo para o triste google+) e com a Apple (e as práticas comerciais ridículas, além das políticas invasivas de privacidade). Acho que vou dar uma chance para o WP e para esse novo sistema da BB

  • Japonesaichi
    2013-01-30T15:54:36

    Interessante, a briga vai ser grande pra recuperar os clientes corporativos e executivos que migraram na sua maioria para o iPhone. De qualquer forma estou na torcida e quem sabe eu experimente o BB10 antes do WP8 do Lumia 920 que estou esperando e não chega nunca?

  • Fábio Souza
    2013-01-30T14:17:33

    Torço para que o BB10 emplaque. Vai ser muito interessante termos no mercado mais um aparelho TOP brigando com iPhone5, GalaxyS3, Lumia920. Se isso converter em queda de preço, os consumidores só tem a ganhar.

  • Samuel Voltolini
    2013-01-30T13:43:34

    achei legal o designer e tals, mas a minha aposta é no firefox OS, tenho quase certeza que fará um sucesso, e tambem ser um pouco diferente do que estamos acustumados IOS e android. Espero que seja um sistema bom e com certeza eu vou ser um que vou comprar um smart com firefox OS.

  • Nilson Sales
    2013-01-30T13:42:31

    O preço deverá ser bem salgado, mas para o mercado de consumidores que eles querem atingir, acho que pode dar algum trabalho ao iPhone, já que o principal "recurso" do mesmo é o seu preço.

  • Cleuber Gonçalves
    2013-01-30T13:55:05  

    Não vejo a hora de comprar o meu, qual valor vai ser vendido no EUA ? O vendido la vai funcionar no Brasil? Não vai se chamar x10 e sim Q10 ? Estou ancioso...

    recentes

    populares

    • Cleuber Gonçalves
      2013-01-30T13:55:05  

      Verdade, confundi. Em alguns sites diz que o X10 também é QWERTY, só não sei se é o mesmo.

    recentes

    populares

    • Cleuber Gonçalves
      2013-01-30T13:55:05  

      Acabei de ver... eles achavam que seria X10, mas lançaram como Q10 mesmo.

  • Miguel Chang
    2013-01-30T14:35:10  

    E o playbooK? Vai receber atualização? Ja que ele é dual core também!

    recentes

    populares

    • Miguel Chang
      2013-01-30T14:35:10  

      Não receberá. A intenção é recomeçar a empresa a partir destes 2 aparelhos. E "esquecer" o resto.

  • Paulo Ferreira
    2013-01-31T07:40:46  

    Tenho um Samsung Wave GT-S8500B - BADA 1.0 AMOLED,muito bom carenagem de aluminio, touchscreen com tela de cristal, não arranha, disposição rápido do sistema operacional, mas é uma pena não fabricam mais. quem souber onde tem para vender eu agradeço, enquanto sobre outros modelos com com touchscreen de mica que arranham, tô fora.

    recentes

    populares

    • Paulo Ferreira
      2013-01-31T07:40:46  

      Ufa, finalmente achei alguém para comprar o meu Nokia de 'ecrã' verde e preto e 'carenagem' de plástico...

  • Atila Haber
    2013-01-31T10:46:38  

    É engraçado... o cidadão faz questão de ter um celular com 500 núcleos, 20TB de memória e uma loja com trilhões de aplicativos mas, no final das contas tem em seu celular 10 ou 20 aplicativos que desses 5 ou 6, são realmente úteis e mesmo assim ele jamais usará 10% da capacidade de seu celular a não ser, que ele o utilize para jogar mais ai é melhor comprar um vídeo game.

    recentes

    populares

    • Atila Haber
      2013-01-31T10:46:38  

      Falou pouco, mas disse tudo!

  • Jack Antunes
    2013-01-31T09:30:05  

    na boa véi,, sistema próprio da blackberry,, eh triste né, ninguem merece.....começando pela dificuldade de encontrar apps compatíveis e/ou descentes......qm sabe um dia com o android, a coisa comece a mudar d figura....a não ser q a RIM coloque tv digital, 4g...etc...

    recentes

    populares

    • Jack Antunes
      2013-01-31T09:30:05  

      Cara, você sabe ler? Você leu o texto?

    recentes

    populares

    • Jack Antunes
      2013-01-31T09:30:05  

      TV Digital?! É esse o seu argumento? Puff... melhor nem comentar.

  • Kurkundi Bolama
    2013-01-31T02:38:25  

    O Sistema Blackberry morreu. Ninguem troca um Samsung Galaxy S III ou S IV ( a sair dentro de 2 ou 3 meses) por este mono que quase nao tem aplicativos. A google que compre a blackberry e aproveite o hardware.

    recentes

    populares

    • Kurkundi Bolama
      2013-01-31T02:38:25  

      Morreu e tão aí lançando novidades? Cara, querer que a Google compre tudo é uma ideia errada. Isso iria gerar um monopólio.

    recentes

    populares

    • Kurkundi Bolama
      2013-01-31T02:38:25  

      Quem gosta de brinquedo iOS ou Android, não se enquandra no perfil do BlackBerry

  • Tiago Aráujo
    2013-01-30T22:04:16  

    Não trocaria meu BB Curve 9360 por nenhum outro Smartphone do mercado... Agora com o BB 10 chegando, não me imagino utilizando um iPhone ou Android. Estou muito ansioso para ter um, gostei dos dois modelos, mas o Z10 será meu este ano :D.

    recentes

    populares

    • Tiago Aráujo
      2013-01-30T22:04:16  

      Garotos são fogo. Só fazem comentários bobos. Geração Playstation...Tiago, eu quero o Q10

    recentes

    populares

    • Tiago Aráujo
      2013-01-30T22:04:16  

      eu que não troco o meu BlackBerry Bold 9900, top demais!

  • Jorge Edson
    2013-01-30T13:52:15  

    mas o que que roda nisso ai ? que sistema operacional?

    recentes

    populares

    • Jorge Edson
      2013-01-30T13:52:15  

      O sistema é o BackBerry 10, os aparelhos são Z10 e Q10. É um sistema é próprio deles :)

    recentes

    populares

    • Jorge Edson
      2013-01-30T13:52:15  

      QNX é um OS baseado do UNIX.