02/01/2013 08h25 - Atualizado em 02/01/2013 08h25

Confira histórias de maratonas de videogame que resultaram em morte

Rafael Monteiro
por
Para o TechTudo

A indústria de jogos parece sofrer com número recorde de gamers que morrem jogando seus títulos preferidos, afetados por algum tipo de vício. O TechTudo listou alguns dos casos mais marcantes, além de dicas de como reconhecer os sinais para evitar esse tipo de tragédia.

Mortes causadas pelo vício em jogos têm sido cada vez mais comuns (Foto: Talakayan at Kalusugan)Mortes causadas pelo vício em jogos têm sido cada vez mais comuns (Foto: Talakayan at Kalusugan)

Khan, bebê americano de duas semanas: atrapalhou maratona de games do pai

Khan, um bebê americano recém-nascido de duas semanas foi morto pelo pai, Brian Frazier, de 20 anos, através de um soco no rosto. Brian jogava videogame e o filho acordou chorando, o que atrapalhou a maratona do pai. O golpe foi dado para que o bebê voltasse a dormir. Cerca de nove horas depois, os pais do menino perceberam que Khan havia falecido.

Brian Frazier e Stefany Ash, presos pela morte do filho (Foto: Player Attack) (Foto: Brian Frazier e Stefany Ash, presos pela morte do filho (Foto: Player Attack))Brian Frazier e Stefany Ash, presos pela morte do filho (Foto: Player Attack)

Brian e a mãe da criança, Stefany Ash, que também têm outro filho, já haviam sido visitados pelo departamento de serviço social da Carolina do Norte, estado americano onde vivem. Os assistentes condenaram as condições que as crianças estavam vivendo.

Tailandês anônimo, 24 anos: privações básicas

Este foi um dos casos mais recentes. Um tailandês, que não teve seu nome revelado, foi encontrado pela polícia, morto em frente ao seu computador. Segundo um dos oficiais, o jovem constantemente fazia maratonas de jogo, muitas vezes trocando horas de sono por madrugadas no computador.

Polícia tailandesa em frente à casa do jovem (Foto: Daily News)Polícia tailandesa em frente à casa do jovem (Foto: Daily News)

Privação de sono, não raro, é acompanhada também por falta de pausas para se alimentar e beber água, gerando desidratação. Em conjunto ou sozinhos, todos são uma receita simples para causar uma tragédia.

Taiwanês Liu, 48 anos: morto em uma lan house

Homem de Taiwan morre após maratona de games (Foto: Divulgação)Homem de Taiwan morre após maratona de
games (Foto: Divulgação)

Um homem de 48 anos foi encontrado morto em um cibercafé, na cidade de Kaohsiung, Taiwan, depois de uma maratona de games de sete horas, quando caiu sobre o teclado. As pessoas em volta tentaram reanimar, sem sucesso, o jogador. Quando os médicos chegaram ao local, o gamer já havia falecido. A equipe do cibercafé informou que o homem jogava regularmente no local, sempre em sessões de dez horas.

Taiwanês Chuang, 18 anos: problemas cardiovasculares

Muitos devem se lembrar do caso Russel Shirley, um americano de 32 anos que teria morrido jogando Diablo 3 por três dias seguidos, mas que no fundo era apenas uma brincadeira. Porém, um caso semelhante ocorreu em Taiwan, com um jovem identificado apenas pelo sobrenome Chuang.

A primeira morte causada por Diablo 3 foi uma brincadeira, mas logo se tornou real (Foto: Divulgação)A primeira morte causada por Diablo 3 foi uma brincadeira, mas logo se tornou real (Foto: Divulgação)

Ele reservou uma sala privada em um cibercafé onde jogou por dois dias seguidos, sem pausas para comer. Quando foi encontrado, ele estava apenas dormindo. A atendente do estabelecimento o acordou, ele deu alguns passos e desmaiou. Já havia falecido antes de chegar ao hospital.

Acredita-se que ele tenha sido vítima de problemas cardiovasculares por passar horas demais em uma posição sedentária. Sempre é recomendado fazer intervalos de 15 minutos entre cada uma ou duas horas de jogo, algo raramente seguido, mas em casos extremos, basta usar um pouco de bom senso.

Chinês anônimo: exaustão

Este é um dos casos mais misteriosos. Em 2007, um jogador chinês anônimo entrou em um cibercafé e jogou por três dias seguidos apenas com pausas para necessidades básicas. Após essas 72 horas, o homem simplesmente caiu morto em frente ao computador por exaustão. Ele nunca foi identificado, nem mesmo sabemos sua idade.

Cibercafés são especialmente populares para jogos em países como China e Coreia do Sul (Foto: Divulgação)Cibercafés são especialmente populares para jogos em países como China e Coreia do Sul (Foto: Divulgação)

Mesmo mantendo algumas das necessidades básicas do seu corpo, ele pode estar cansado demais para levar a sua maratona de jogos adiante. Nestes casos, o vício pode mascarar sintomas e sinais de que algo está errado, impedindo que a própria pessoa pare antes de ter problemas sérios.

Xiao Yi, 13 anos: dissociação da realidade

Enquanto as maratonas de jogos são os casos mais comuns de mortes envolvendo games, há ainda outros efeitos que a exposição prolongada pode causar. O jovem chinês Xiao Yi suicidou-se ao pular do telhado de um prédio de 24 andares, deixando um bilhete onde dizia que esperava se reencontrar com seus amigos de World of Warcraft no pós-vida.

Online Gamers Anonymous é um programa de auxílio a viciados em jogos criados por Liz Moolley (Foto: Divulgação)Online Gamers Anonymous é um programa de auxílio a viciados em jogos criados por Liz Moolley (Foto: Divulgação)

Um caso semelhante aconteceu nos Estados Unidos, com o suicídio de Shawn Woolley. Sua mãe, Liz Woolley, acredita que o isolamento e o excesso do MMORPG EverQuest possam ter sido a causa. Ela fundou a Online Gamers Anonymous, um grupo de apoio para viciados em jogos, semelhante ao Alcoólicos Anônimos.

A dissociação do mundo real pode ocorrer especialmente em mentes jovens e nas mais vulneráveis, sendo recomendado o acompanhamento de um adulto responsável para dosar o tempo de jogo e o foco das atividades.

Dinh The Dan, 13 anos: comportamento violento

Nem sempre mortes causadas por vícios em videogame são do próprio gamer. No caso de Dinh The Dan, o jovem vietnamita afirmou estar tão transtornado por não ter dinheiro para jogar online que sufocou uma senhora de 81 anos com uma corda para roubá-la, enterrando o corpo na areia do quintal de sua casa. Por ser menor de idade, ele apenas foi enviado para um centro de reeducação para tratamento.

A abstinência de jogos, offline ou online, não deve ser motivo para raiva (Foto: Divulgação)A abstinência de jogos, offline ou online, não deve ser motivo para raiva (Foto: Divulgação)

Se períodos de abstinência de jogos deixarem jovens irritadiços e até mesmo violentos, é um claro sinal de que há uma obsessão não saudável no relacionamento deles com os games. Neste caso, o procedimento ideal é procurar um médico.

Chris Staniforth, 20 anos: coágulo no sangue

 

Chris Staniforth (Foto: Reprodução)Chris Staniforth (Foto: Reprodução)

O jovem britânico faleceu com coágulos no sangue após ficar jogando seu videogame, um Xbox, por 12 horas a cada sessão. O jovem sofreu um bloqueio pulmonar quando desenvolveu uma trombose venosa profunda.

Chris Staniforth começou sentido dores no tórax e acordar no meio da noite com uma "sensação estranha" no peito e uma frequência cardíaca incrivelmente baixa. Então, em um dia ele sofreu essa dor de forma muito mais violenta, caindo para trás e sofrendo espamos. Uma amigo quando o viu, chamou uma ambulância, mas os paramédicos não conseguiram salvá-lo.

Tem alguma dúvida de tecnologia e games? Entre no Fórum do TechTudo!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Paulo Macedo
    2013-01-02T09:53:28

    e muito vicio kkkkkkkkkkkkk sera que no inverno tem videogame tambem kkkkkkkkkkk se tiver vai morer de novo kkkkkkkkkk

  • Bruno Silva
    2013-01-02T09:42:48

    Os muleque passam 2/3 da vida de frente pro computador só jogando dá nisso. Ou queria que resultasse em que? Atletas?

  • Alcatraz
    2013-01-02T09:20:21

    E fikar sentado no sofá por 4h assistindo novelas da Globo faz um bem danado, não?

  • Laerte Renck
    2013-01-02T09:10:00  

    Tudo na vida em excesso é prejudicial.

    recentes

    populares

    • Laerte Renck
      2013-01-02T09:10:00  

      Concordo, comentário coerente! Excesso e falta de bom senso! Qualquer outra coisa ou atividade que façamos assim é prejudicial!

  • Paulo
    2013-01-02T11:17:42

    A grande verdade é que tudo em excesso faz mal!!! Exemplo: Quantos morrem nas academias, tomando "bombas" e são ditos "atletas". Então o negocio é ter bom senso e evitar os exageros!!!!

  • Matheus Fonseca
    2013-01-02T10:53:52

    lembro que fiquei 2 dias acordado jogando Resident Evil 6 kkkkkk, minha namorada perdeu a linha comigo desligou meu xbox e escondeu meu jogo ashuaushauhshuasuha

  • Amauri Silva
    2013-01-02T10:52:46

    a minha maior maratona foi ainda no ps2 quando fiquei 16 horas jogando Dragon ball Z budokai tenkaichi II. O melhor da trilogia, sem duvidas. durante finais de semana pelo menos 4 horas de game e dias de semana de 1 a 3 horas.

  • Rafael Junior
    2013-01-02T10:47:16  

    Um blog de tecnologia sedendo a pressão da mídia e lançando uma notícia tão tosca dessa... Tem coisas que causam morte muito mais relevantes que games. Daqui a pouco vira desculpa pra censurarem.

    recentes

    populares

    • Rafael Junior
      2013-01-02T10:47:16  

      Se ficasse menos tempo no computador e mais tempo nos livros, não escreveria com tantos erros de portugues

  • Paulo Goulart
    2013-01-02T10:07:12

    Na verdade então as 3rls eram um dispositivo pra salvar vidas, não era um defeito do game..rsrs

  • Savoi Belmonte
    2013-01-02T10:00:06

    XBOX é o melhor... não vejo a hora de chegar o 720! =)

  • Marcelo Silva
    2013-01-02T12:09:08

    Para com isso,esses casos talvez sejam por culpa de doenças que essas pessoas tinham e não porque ficaram jogando por horas video games,do jeito que o Tech tudo começou esta matéria,da para ver o quanto é tendenciosa.....

  • Junio Gonçalves
    2013-01-02T11:56:08  

    Existem males que só se manifesta uma vez, e as vezes fatalmente. O vício de star em frente ao computador, é serio mesmo. Quem tem este mla habito, muitas vezes nem percebe que está sendo afetado seriamente, deixando de ir a alguns lugares. Faltando a compromisso e nem mesmo marca compromisso fora de casa. Tem sua vida social abalada e perda do habito de coletividade social. antes eram somente bate-papos virtuais que afastavam as pessoas do convívio social, mas hoje está pior com os inúmeros jogos que prendem as pessoas. ainda prefiro o jogo do convívio e do toque.. Abraço é melhor que pontos

    recentes

    populares

    • Junio Gonçalves
      2013-01-02T11:56:08  

      Concordo meu amigo..hoje em dia não passo nem 1% do meu tempo livre em redes sociais..contato pessoal é sem comparação

  • Gustavo Santos
    2013-01-02T11:51:22

    Reportagem tendenciosa. Jogar não mata, o que mata é a falta de vida em uma pessoa.

  • Elias Hermenegildo
    2013-01-02T11:44:45

    ai ai ai cada coisa. 12hrs por dia.. vai trabalhar sue P***RRA

  • Rodolfo Olivastro
    2013-01-02T11:38:20

    Sessões de 12 hrs? Alguém aqui trabalhar menos de 8 horas por dia? e quando chegamos em casa ficamos no computador até a hora de dormir...ou seja 12hrs por dia...morreu pq estava doente.

  • Dener
    2013-01-02T11:00:49  

    É a maldição do: vc tem que upar, vc tem que trocar seu set....

    recentes

    populares

    • Dener
      2013-01-02T11:00:49  

      Pois é mano, essas frases ai são as principais causas, além daquelas "DORMIR NÃO DÁ XP" e "UM DIA EU COMPRO MINHA ARMA E AI VAMOS X1"

  • Alison Yoshimi
    2013-01-02T13:42:12

    Tenho 31 anos, quando era adolescente virava a noite de todos os fins de semana das 7 da noite as 10 manha jogando Winning Eleven com amigos. hoje em dia jogo "World of warcraft" e a 5 anos atráz jogava 4 hs por dia, e hoje jogo um dia sim um nao de 1 a 2 horas num dia. Imagina se tivesse wow na minha adolescencia....acho que só ia ter ficado jogando e não teria feito nada. tenho um filho de 3 anos, que joga no site da disney, e já sei que jogar wow não vai ser bom pra ele,....

  • Sylvio Junior
    2013-01-02T13:21:42

    Na minha opinião, jogo quando vicia, vicia em pessoas com pré-disposição para o vício. Geralmente são pessoas reclusas, anti-sociais e que sequer gostam de ir na padaria. Os casos citados são desses tipos de pessoas. Nerds ao extremo, que trocam a vida real por uma vida de mentira, e ficam tão conectados a esse mundo que esquecem de fazer o básico na vida real, como ir ao banheiro , beber água, ou até sair para curtir a vida. Eu jogo World of Warcraft a 3 anos e não sou viciado, Estou vivo e trabalhando. Por favor não generalizar. O que eu jogo é mais interessante que BBB e novela.

  • Roger Gibraltar
    2013-01-02T13:10:35

    Como dizia, tem gente morrendo muito mais por causa de drogas, e não falo apenas drogas ilícitas e sim, drogas lícitas (fumo, álcool, rede globo) do que jogando video game. Quantas vidas perdidas inocentementes por bandidos alcoolizados e dirigindo?? Quantas vidas inocentes fumam a fumaça do cigarro, sem mesmo ter colocado um cigarro na boca em suas vidas? Outro dia a vó de uma vizinha morreu assistindo uma novela da Globo, porque ficou aflita que o bandido da novela tinha sequestrado a mocinha. Infarto fulminante. E ai??????

  • Roger Gibraltar
    2013-01-02T13:06:48

    Eu adoro video game e jogo o suficiente para me divertir sem vicio. Já joguei 18 horas de video game sem parar para comer ou beber água e me sentia super bem no final. Só ia no banheiro e pronto. Não acho que as pessoas da matéria tenham morrido por jogarem muito video game e sim porque já tinham problemas (sejam psicológicos ou orgânicos) que desencadearam enquanto jogavam. Poderia acontecer enquanto jogavam futebol, basquete, etc, como aconteceu várias vezes este ano e ninguém falou nada. Matéria muito tendenciosa sim e sem sentido. Tem gente morrendo muito mais por causa das drogas(contin.)

  • Cris.
    2013-01-02T12:54:52

    GENTE É IGUAL AQUELAS PESSEOAS VICIADAS EM TRABALHO, NÃO CONSEGUEM TER MAIS VIDA SOCIAL NEM DAR ATENÇÃO PARA FAMILIA. EU MESMA JA PASSEI POR ISSO. AGORA CONSTANTEMENTE DEIXO MEU NOTE NO TRABALHO E NÃO LEVO MAIS PARA CASA. TODO VICIO FAZ MAL, DE UMA FORMA OU DE OUTRA.

  • Daniel Freitas
    2013-01-02T12:49:03  

    coisa de noob lol

    recentes

    populares

    • Daniel Freitas
      2013-01-02T12:49:03  

      HAHAHHAHAHAHAHAHAHAHAHAHHAHA

  • Mr. Joseph
    2013-01-02T12:44:15

    Tudo depende do tempo que a pessoa passa em frente à tela e o seu bom senso de fazer pausas regulares para suprir suas necessidades básicas. Obviamente a globo não iria noticiar a morte de um telespectador que passou horas em frente à televisão assistindo à programação da rede globo. Sem mais Joseph

  • Mr. Joseph
    2013-01-02T12:42:58

    Algumas considerações : 1- Notícia extremamente tendenciosa,voltada para a alienação do público ignorante.De alguma forma eles tentam colocar na sua cabeça que novela é melhor que videogame e computador.O problema de videogame e computador pra eles é que muitas vezes a pessoa é tirada do mundinho da rede globo e suas pseudo novelas,e que as pessoas INTERAGEM lá,e podem acabar PENSANDO ( o que a rede globo não quer) 2-Nível de comentários muito baixo,mostrando o tanto que a população é alienada.O uso de meios de entretenimento como PC e videogame é tão perigoso quanto a TV. Continua

  • Solange Rodrigues
    2013-01-02T12:40:38

    A frase não é minha mas se aplica à situação: "Jogos violentos formam assassinos (e podem matar). Ahamm... Banco Imobiliário forma ricos e Super Mário forma encanadores, né?."