Sistemas Operacionais

14/01/2013 12h16 - Atualizado em 14/01/2013 12h16

Dual boot de Windows 8 e Linux pode comprometer arquivos do computador

Filipe Garrett
por
Para o TechTudo

O uso de Windows 8 e Linux em um mesmo computador, através do dual boot, pode comprometer a segurança e privacidade das informações do usuário. O risco é causado pelo recurso Fast Startup, que mantém o Windows 8 num estado próximo da hibernação para acelerar as inicializações do sistema operacional.

Convivência entre Windows 8 e Linux ainda não é muito segura (Foto: Reprodução)Convivência entre Windows 8 e Linux ainda não é
muito segura (Foto: Reprodução)

Como o Windows 8 não desliga completamente, dados continuam sendo armazenados nas partições do sistema. Esse tipo de arquivo funciona como uma imagem da última sessão do Windows, mostrando alterações não salvas em documentos, ou configurações ainda não aplicadas no sistema e em aplicativos. Embora as partições não possam causar danos em potencial, e sejam excluídas quando o Windows volta a operar, há riscos que o Linux tente escrever por cima dessas informações.

Caso isso aconteça, ao reiniciar, o Windows buscará os arquivos de hibernação para resgatar a sessão anterior do sistema, a ao fazê-lo, encontra arquivos modificados e inválidos. O usuário pode encontrar arquivos danificados, dados corrompidos e outros problemas. Em teoria, a vulnerabilidade poderia ser até mesmo explorada para que, via Linux, dados armazenados pelo Windows sejam acessados indevidamente.

Para corrigir o problema, desenvolvedores estão trabalhando em um novo driver NTFS para que o Linux enxergue a partição ocupada pelo Windows 8 como somente leitura e não tente escrever nada sobre ela. Vale lembrar que, até o momento, as distribuições Linux mais populares, como Ubuntu, Mint, Debian e openSUSE não apresentaram solução para o problema. Usá-las em dual boot em um computador com Windows 8, portanto, se traduz em risco de danos nos arquivos do usuário.

Tem alguma dúvida sobre dual boot? Entre no Fórum do TechTudo!

Via Softpedia

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Luiz Felipe
    2013-01-14T12:33:24  

    Isso só ocorre por causa da instalação do linux depois, procure instalar o windows primeiro e depois o linux, eu possuo um notebook com ambos em dual boot já a meses e nunca tive um problema se quer. Lembre que as versões anteriores do windows davam problema ao instalar o windows depois de "apagar" o linux no caso de não encontra a microsoft sempre vai tentar suas barreiras com o software livre. Só tenho windows no notebook por questões de trabalho meu deskop já limei windows a um ano e não sinto a minima falta.

    recentes

    populares

    • Luiz Felipe
      2013-01-14T12:33:24  

      Sábia decisão, amigo. O meu note nunca viu Windows na vida. rs

    recentes

    populares

    • Luiz Felipe
      2013-01-14T12:33:24  

      No meu caso foi exatamente esse erro ai! O problema era o seguinte: Eu deixei em dual boot, primeiro instalei o W8 e depois o ubuntu. Toda vez que eu subia o Ubuntu algum drive do W8 (touch, áudio e ectc) era corrompido, e eu tinha que instalar de novo toda vez que eu subia no Ubuntu e depois o W8. :// Enfim, acho que não fui o único...

  • Fabiano Duarte
    2013-01-15T10:53:28

    Sei, não. Achei o artigo meio tendencioso e sem muito aprofundamento, pois dá a entender que o Linux leva a culpa pelos problemas oriundos dessa invenção da microsoft. Mas como essas organizações Globo são meio vendidas mesmo, pode-se esperar tudo.

  • Bruno Arruda
    2013-01-16T03:07:44

    Se o problema esta na inicialização do windows para selecionar o sistema operacional desejado, deixe que o GRUB do linux gerencie essa função, para fazer tal procedimento instale o Windows primeiro e posteriormente a distro Linux de sua escola. Pronto o Linux Gerencia a sua inicialização.