09/01/2013 12h26 - Atualizado em 09/01/2013 12h33

'Estamos subindo o nível dos aparelhos', diz presidente da Sony latina

Fabrício Vitorino
por
Da CES 2013

Que a Sony quer brigar com a Samsung e a Apple pelo domínio no mercado de celulares, todos já especulavam. Faltava a palavra do presidente. E ela veio durante a entrevista na Consumer Electronics Show 2013, realizada em Las Vegas, EUA. Para Jorge Aguiar, responsável pela operação da Sony Mobile na América Latina, não restam dúvidas que a gigante japonesa quer abrir distância e se consolidar como a terceira potência no mercado de smartphones.

Stand da Sony na CES 2013 (Foto: TechTudo/ Fabricio Vitorino)Stand da Sony na CES 2013 (Foto: TechTudo / Fabricio Vitorino)

Além de brigar pelo topo, a Sony também planeja brigar pela "base". "Até junho, vamos lançar quatro aparelhos no Brasil, como o Xperia E, que vai ser um aparelho na faixa da classe C", diz Aguiar. De fato, quando olhamos para a história, é difícil posicionar a Sony. Embora ocupe tradicionalmente um lugar entre as marcas premium, durante a parceria com a Ericsson a empresa obteve resultados modestos com aparelhos sempre medianos. Ou seja, nunca foi nem classe A, nem classe C. "Mas vamos ter produtos para todas as faixas. Nosso foco é o top do mercado e abrir distância para nossos rivais", garante o presidente.

Para isso, no entanto, foi necessária uma verdadeira revolução interna na empresa. Acabou a era dos "pequenos mundinhos", dentro dos quais os microuniversos atuavam de forma independente. Assim, as plataformas Xperia, Cybershot, Playstation, Music, Bravia, dentre outras, foram extintas e agrupadas em três grandes grupos: games, mobile e imagem. Com isso, a Sony conseguiu unificar seus processos e fortalecer todas as "famílias". Daí veio o salto de qualidade, dado em 2012, com os novos Xperia, que recolocaram a gigante japonesa na briga pelo topo.

Jorge Aguiar, Presidente da Sony Mobile Brasil, e o Xperia ZQ (Foto: Léo Torres)Jorge Aguiar, Presidente da Sony Mobile Brasil, e o Xperia ZQ (Foto: Léo Torres / TechTudo)

"Nós ocupávamos um mercado que era médio. Se você pensasse no premium, nós não o ocupávamos. Mas agora estamos subindo o nível dos aparelhos para brigar com Apple e Samsung. Em 2012, crescemos 42% no mundo todo. É verdade que partimos muito de baixo, mas já somos a terceira maior vendedora de celulares do mundo, na frente de HTC, LG, Motorola e outras gigantes. Nossa estratégia para 2013 é consolidar isso", explica Jorge Aguiar.

Como o Brasil é sempre um caso complicado, a Sony pretende improvisar. Seja para contornar a carga tributária - que faz com que os aparelhos possam custar até três vezes mais que nos Estados Unidos -, seja para resolver problemas com a atualização de softwares, a empresa está sempre "correndo atrás". O executivo culpa as operadoras pelo fato de os aparelhos, muitas vezes, não estarem com os sistemas mais atualizados, como foi o caso dos Xperia S, T e U, que começaram a ser vendidos com o Android 2.3 Gingerbread. Com muitos meses de atraso e aos poucos, a família foi ganhando a nova versão (que, aliás, já não é mais a nova versão), o Ice Cream Sandwich, ou ICS, do Android.

Durante esse processo, ficou a dúvida: comprar ou não comprar o aparelho? Afinal, pode ser que ele não seja atualizado pela Sony. "As atualizações no Brasil atrasam, fundamentalmente, devido ao fato de ter quatro operadoras. A demora fica por conta da customização feita por elas. A nossa empresa tem que criar tudo, mas eles têm que testar e aprovar. E isso demora muito. Mas estamos tentando recortar esse tempo", diz Jorge.

Enquanto tenta resolver seus próprios problemas de mercado, a Sony vai diversificando. A certificação para Playstation agora foi obtida por companhias terceiras, expandindo o domínio da marca. Mas o grande X da questão ainda é: será que o software dos aparelhos - e sua burocracia de atualizações - vai acompanhar a evolução dos aparelhos? Afinal, se o Xperia Z quer realmente brigar com o SIII (ou S4) e o iPhone 5, qualquer motivo vai fazer o novo cliente, na hora da compra, optar por quem tem mais "tradição". E, curiosamente, nessa área a Sony ainda é novata.

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  • Rogerio Oliveira
    2013-01-10T10:47:56

    Esse 4G top de linha que vira par ao Brasil sera o meu próximo aparelho. Que bom que anunciaram antes que eu comprasse outro 4G. So espero a confirmação da qualidade (ou não) nos reviews, se eles forem bons, fechou!

  • Daniel Branco
    2013-01-10T20:39:18

    tenho um xperia arc , e estou muito satisfeito com a sony já fiz a mudança para o novo android e no começo dava umas travadinhas sumia as fotos mas agora tudo normal , espero pelo xperia x , vai ser muito interessante .

  • Edivan Aquino
    2013-01-10T15:43:57

    Tenho um Xperia Arc S, antes da atualização para o android 4.0 era uma maravilha. Bateria que durava quase 3 dias, nunca travou. Após atualizar a bateria não passa de 15 horas e trava em alguns aplicativos. No geral a SONY em smartphone é muito boa, principalmente na câmera, já a bateria... Meu amigo tem o Xperia S e diz que é a mesma coisa...

  • Ikehara Jorge
    2013-01-09T13:28:50

    Finalmente a Sony ocupará o seu devido lugar, top no mercado e em breve a liderança neste segmento.

  • Masoquê Aconteceu
    2013-01-09T13:40:03  

    tive 2 celulares da sony mas nao celulares ''grandes como este'' sao bem fortes mas travam bastante

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    • Masoquê Aconteceu
      2013-01-09T13:40:03  

      Eu comprei e eram ruins mas da era ERICSSON que nunca mais chegará perto da Sony.