11/01/2013 11h38 - Atualizado em 11/01/2013 11h38

Fone ganha prêmio na CES 2013 ao usar os ossos para transmitir o som

Fabrício Vitorino
por
Da CES 2013

Usando o princípio da condução de som usando os ossos, o fone AfterShokz deixou os frequentadores da CES 2013, realizada em Las Vegas, intrigados. Primeiro porque, ali do lado, a Panasonic lançava uma solução similar. Segundo, bom, a mecânica do fone é estranha, muito estranha.

Fone Aftershokz (Foto: TechTudo/Fabricio Vitorino)Fone Aftershokz (Foto: TechTudo/Fabricio Vitorino)

O conceito não é novo. Foi criado no início dos anos 2000, com o objetivo de ser usado pelos militares dos EUA. Mas agora está chegando às ruas rodeado de mistério e polêmica. Afinal, ninguém garante que o aparelho e a tecnologia são menos nocivos do que os tradicionais fones de ouvido. Sim, afinal, o AfterShokz não pode ser chamado de “fone de ouvido”, já que, simplesmente, não vai nos ouvidos.

A estranheza já começa quando você tem os ouvidos expostos. Você escuta a música, mas também tudo o que está no ambiente. Se por um lado o risco de ser atropelado no trânsito ou de não ouvir a bronca do chefe diminui, a sensação de estranheza aumenta. Já que sua mandíbula sente as vibrações, espalhando o som por todos os ossos de seu rosto. Não quero nem imaginar como seria escutar Sepultura ou algo mais barulhento com o AfterShokz.

Pessoas da CES 2013 testam o fone Aftershokz (Foto: TechTudo/Fabricio Vitorino)Pessoas da CES 2013 testam o fone Aftershokz (Foto: TechTudo/Fabricio Vitorino)

Mas ser “fora dos ouvidos” tem suas vantagens. No teste, o aparelho não solta, não incomoda - tirando o microchacoalhão no rosto -, é ideal para corridas ou exercícios físicos. É wireless e tem os comandos no arco, na parte traseira, completando um design que lhe valeu um prêmio de inovação na CES 2013.

Ainda que não entregue um som chamado de “audiófilo” - com uma pureza de som rigorosa, o fone é diferente, curioso e chama atenção. Por cerca de US$ 100, você também pode experimentar ouvir suas músicas favoritas usando sua mandíbula. Por mais inusitado que isso possa soar.

Tem alguma dúvida sobre tecnologia? Entre no Fórum do TechTudo!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Tatiane Costa
    2013-04-30T20:38:56

    Se não me engano, a Panasonic já havia anunciado isso faz uns 5 anos atrás.

  • Kleuton Webexpert
    2013-02-04T14:44:44

    Se antes os jovens ficavam surdos por ouvirem musicas com fones no máximo, agora eles vão ficar com ossos quebrados... kkkkkk que negocio louco isso !