08/01/2013 15h57 - Atualizado em 02/08/2013 13h27

GM libera framework que permite desenvolver aplicativos para carros

Filipe Garrett
por
Para o TechTudo

A General Motors aproveitou a CES 2013 para revelar seus planos ambiciosos para os sistemas de informação e entretenimento embarcados em seus automóveis. A montadora disponibilizou um SDK, kit de desenvolvimento, para que programadores criem aplicativos que possam ser usados nas centrais dos automóveis da marca.

GM quer levar a variedade de aplicativos dos smartphones para dentro do automóvel (Foto: Divulgação)GM quer levar a variedade de aplicativos dos smartphones para dentro do automóvel (Foto: Divulgação)

A intenção é que o uso de aplicativos explore e aprimore o uso dos carros da marca, exatamente como já acontece com os smartphones. Para criar todo um ecossistema de informação e entretenimento voltado para o uso nos carros, a GM criou um fórum de discussões, um novo SDK e um framework com HTML5 e Java Script.

Instale já o Microsoft .NET Framework e use programas beaseados na tecnologia .Net!

De acordo com a GM, a ideia é que os produtos dessa iniciativa possam começar a ser distribuídos nos modelos de 2014 da marca. Ao longo do ano, a GM espera que os desenvolvedores criem e testem a primeira geração de aplicativos pensados para o uso nos carros. No site de desenvolvimento, os aplicativos serão submetidos à avaliação e aprovados pela General Motors.

No comunicado divulgado à imprensa, a GM diz apostar no surgimento de um novo modo de se conviver com o automóvel a partir da iniciativa. Além disso, a GM espera que a criatividade dos programadores abra espaço para a criação de ferramentas importantes para quem dirige, como monitores de autonomia de combustível e segurança.

Via Engadget

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Everton Celistre
    2013-01-09T07:46:25  

    Mais atenção nos aplicativos do que na direção! Ótima ideia. Tipo, para que pensar em airbag se tem aplicativos no carro xD. ¬¬

    recentes

    populares

    • Everton Celistre
      2013-01-09T07:46:25  

      Tem que ter do que reclamar, né? ... Não se pode parar a inovação ou responsabilizar uma iniciativa pela irresponsabilidade dos usuários, porque pela sua lógia, carro não devia vir nem com aparelho de som.