Internet

16/01/2013 08h28 - Atualizado em 16/01/2013 11h46

Google apresenta seu novo escritório em São Paulo

Renê Fraga
por
Para o TechTudo

O Google apresentou, na terça-feira (15), seu novo endereço em São Paulo. Com três andares, o novo espaço – que começou a funcionar no último mês de dezembro – é consideravelmente maior que a sua estrutura anterior, cujo funcionamento será mantido e não há prazo para deixar de existir.

Google apresente sua nova sede em São Paulo (Foto: Foto: Renê Fraga)Google apresente sua nova sede em São Paulo (Foto: Reprodução/Renê Fraga)

Além de abrigar mais funcionários, a expansão também traz de volta algumas das características conhecidas em escritórios do Google pelo mundo como salas de lazer e descanso, permitindo que os funcionários possam trabalhar em ambientes diversificados, com redes, almofadas e até mesmo o que parece ser uma feira privada com frutas frescas e servidas gratuitamente.

Área de lazer da nova sede do Google (Foto: Foto: Renê Fraga)Área de lazer da nova sede do Google (Foto: Reprodução/Renê Fraga)

Com o crescimento acelerado, o Google Brasil precisou, anteriormente, reduzir muitas de suas salas para abrigar mais mesas e novos colaboradores. De acordo com Fábio Coelho, Presidente do Google Brasil, as instalações de São Paulo já contam com mais de 400 funcionários. No Brasil, o número chega a 500 no total (quando contabilizado com o escritório de Belo Horizonte).

Nova sede do Google Brasil (Foto: Foto: Renê Fraga)Nova sede do Google Brasil (Foto: Reprodução/Renê Fraga)

“O novo escritório ainda não está totalmente pronto. Estamos adequando novas ideias conforme as sugestões de nossa equipe. Temos até mesmo, agora, um estúdio para gravações com isolante sonoro”, disse Coelho, ao lembrar que o crescimento da empresa tem sido acima da média brasileira.

Novo escritório do Google Brasil ainda não está completamente pronto (Foto: Foto: Renê Fraga)Novo escritório do Google Brasil ainda não está completamente pronto (Foto: Reprodução/Renê Fraga)

Com mais de 100 bilhões de buscas por mês, o Google acredita que sua ferramenta de busca ainda oferece a melhor experiência de pesquisa, além de oferecer dados de linguagem, informação sociais e painel do conhecimento. No segmento dos celulares, o buscador também se destaca ao bater, recentemente, um recorde de 25 bilhões de downloads no Google Play.

Coelho também diz que o conceito de sociedade conectada já virou uma realidade, A exemplo disso está o Google Street View e suas 8 milhões de ruas mapeadas. “Possibilita que as pessoas estejam presentes em locais sem que literalmente estejam lá”, disse o executivo ao celebrar algumas das inovações conquistadas em 2012, incluindo o lançamento do Google Art Project e o mapeamento inédito do rio Amazonas.

E o Google não vai estacionar por aí. Um dos recursos mais inovadores do Android, o Google Now, deve finalmente desembarcar de forma mais completa no Brasil em 2013. O Google+, que vem ganhando um bom destaque local, também caminha para substituir cada vez mais o Orkut – que vem sofrendo um declínio acentuado com a forte concorrência do Facebook.

Apresentação do novo escritório no Brasil (Foto: Foto: Renê Fraga)Apresentação do novo escritório no Brasil (Foto: Reprodução/Renê Fraga)

Com relação a luta do buscador em prol da liberdade de expressão, que resultou num mandado de prisão contra os diretores executivos e financeiros da filial brasileira, a empresa avisou que não vai desistir de lutar em casos específicos mas acredita que o Marco Civil deverá elevar o nível das discussões e do entendimento relacionado à questão.

Para aqueles que estão esperando pelo Nexus 4, o buscador negou qualquer novidade. No entanto, alertou que a venda do dispositivo vem de um fornecedor externo, o que poderá ser um balde de água fria para aqueles que esperam uma venda direta (via Google Play) ou subsídios da forma como ocorre com o smartphone nos Estados Unidos.

Parede do novo escritório tem desenhos divertidos (Foto: Foto: Renê Fraga)Parede do novo escritório tem desenhos divertidos (Foto: Reprodução/Renê Fraga)

Para finalizar o encontro, Coelho precisou responder a uma questão complicada: qual a visão do Google em relação ao sistema de pesquisa lançado ontem pelo Facebook. O executivo disse que todos têm direito de fazer um mecanismo de pesquisa e acredita que o Google tenha os conceitos certos “ao focar no usuário e se adequar rapidamente as mudanças”.

“O Google utiliza sua tecnologia para se adequar e se transformar em uma ferramenta cada vez melhor. A concorrência favorece o público e estes podem avaliar melhor os produtos que estão sendo oferecidos”, finalizou.

Entrada da nova sede do Google Brasil (Foto: Foto: Renê Fraga)Entrada da nova sede do Google Brasil (Foto: Reprodução/Renê Fraga)

Tem alguma dúvida sobre tecnologia? Entre no Fórum do TechTudo!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Caio Chaves
    2013-01-16T10:27:51  

    Um belo lugar para se trabalhar. Eu trabalho em um lugar parecido . Não chega a ser uma Google mais esta entre as 10 melhores empresas para se trabalhar no Brasil. Capgemini. Mais o meu sonho e Google ou Adobe.

    recentes

    populares

    • Caio Chaves
      2013-01-16T10:27:51  

      ahahahah tb trabalho na Capgemini....

    recentes

    populares

    • Caio Chaves
      2013-01-16T10:27:51  

      Antonio Filho kkkkkkkkkkkk... Boa!

  • Frederico Vieira
    2013-01-16T09:45:06

    Lindo o novo escritório da Google! Sou designer e gostaria de trabalhar em um lugar assim... Deve ser mto animador e dá vontade de ver a empresa cada vez melhor!